quarta-feira, 29 de outubro de 2008

GÁS DO AR CONDICIONADO TEM PRAZO DE VALIDADE?


Qualquer automóvel possui um Manual do proprietário com um plano de manutenção onde a montadora recomenda o momento da substituição de alguns componentes. Há indicação de período de troca do óleo, correias, filtros, velas... Mas e o fluido do ar condicionado? Não existe recomendação de troca?

Bem, essa informação nunca será encontrada no manual de um veículo, pois o fluido refrigerante não tem prazo de validade! É que no interior do sistema de ar condicionado o fluido sofre apenas transformações físicas, de líquido para gás, e de gás para líquido. Nesse caso, as propriedades do fluido são mantidas, eliminando a necessidade de troca.

Explicando melhor. Quando queimamos uma folha de papel o estamos transformado em cinzas. Mas das cinzas não posso obter papel. Esse é um exemplo de transformação química, onde as características de um material são alteradas permanentemente. Já numa transformação física, essas características e propriedades são mantidas. A água, por exemplo, quando colocada no congelador muda do estado líquido para sólido. Mas continua sendo água. Se derretermos o gelo obtemos novamente água no estado líquido.

E é exatamente isso que ocorre como o fluido refrigerante. Dependendo da pressão no sistema, o fluido irá se tornar líquido ou gasoso, infinitas vezes, sem alterar suas características.

Observe ainda que é incorreto chamar o fluido refrigerante de Gás, pois, como vimos o seu estado físico muda de acordo com a pressão do sistema. E, antes que alguém pergunte, apenas utilizei o termo “Gás” no título do Post por ser mais popular.

Vimos então que não há prazo para troca do fluido refrigerante. Esse período é indeterminado. Se não houver vazamentos ou contaminação do fluido, pode ter certeza que irá durar mais que o próprio veículo !! Porém, é recomendado, ao menos uma vez ao ano, reciclar o “gás” para eliminar umidade e impurezas do sistema. Esse assunto podemos explicar melhor em um próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • O fluido refrigerante utilizado atualmente é o R 134A.
  • Redução da quantidade de fluido refrigerante é indício de vazamento.
  • Não há prazo para troca do fluido. Esse período é indeterminado.

8 comentários:

Geraldo Barbosa disse...

Alexandre:Acho que esse Post sobre o prazo de validade do "Gás" foi um dos melhores,pelo que venho acompanhando no blog.Parabens.Você está no caminho certo.Geraldo Barbosa

Figueira disse...

Muito interessante a postagem do amigo. Tb a fabrica solta os veiculos sem o filtro de ar condicionado, que somente vim a saber quando da troca de oleo.

Anônimo disse...

boa noite,então quer dizer que se eu conseguir rodar 500.000 Km com meu carro e não tiver nenhum tipo de vazamento esta tudo certo?
E o filtro secador? como fica na história? e o desgaste das peças?sabe que o desgaste do compressor é = a impurezas no sistema
fique sabendo,o correto é a cada 30.000 Km fazer limpeza no sistema (mangueiras,evaporador,condensador e compressor)e substituir o filtro secador,pois como tudo no carro tem prazo de validade sim

acesse esse site,
www.arcondicionadoautomotivo.com.brlá sempre colocam dicas novas do sistema de ar condicionado automotivo
abraço

Anônimo disse...

obviamente o que disse antes sai fora do prazo de validade do fluido como voce disse,mas o cliente tem que saber que tudo trabalha em conjunto,e que tem que ser trocado sim juntamente com o filtro e a limpeza
abraço

Unknown disse...

Tenho uma scenic a pressão do gás esta tudo OK mas assim mesmo gela pouco o q pode ser

Marco Rodrigues disse...

Tenho uma scenic a pressão do gás esta tudo OK mas assim mesmo gela pouco o q pode ser

George disse...

Sou engenheiro mecânico há 30 anos. Meu carro já está chegando nos 50.000Km após 4 anos de uso (ford Fiesta), faço revisão somente na concessionária e nunca tive que repor ou trocar o gás. O único serviço cobrado foi de higenização. Creio que o gás pode até ter sido reciclado e retirado umidade e devolvido o mesmo gás que veio com o veículo de fábrica. O ar condicionado nunca apresentou mal funcionamento. Essa estória de desgaste de compressor com 50.000km é balela de oficinazinha. Só ser for em modelos das antigos em que os processos de fabricação não eram tão precisos comparados aos de hoje.

yanmaneee disse...

air jordan
yeezy boost 350
yeezy 500 blush
golden goose sneakers
hermes
cheapjordans
nike air vapormax
christian louboutin shoes
timberland outlet
adidas tubular