quarta-feira, 15 de outubro de 2008

COMO FUNCIONA O IMOBILIZADOR? PARTE I


Ha muito tempo atrás, travas de direção, correntes e cadeados deixaram de representar a segurança do motorista quanto ao seu patrimônio sobre rodas. O carro, considerado símbolo de status e conquistas pessoais, sempre despertou o interesse dos “amigos do alheio”. E apesar da velocidade com que a tecnologia desenvolve novos sistemas de segurança estamos sendo rapidamente acompanhados pelos gatunos e oportunistas de plantão.

Desde então, os Alarmes deixaram de ser meros elementos de efeito sonoro, passando a contar com sofisticados sensores de presença. Estes Sensores utilizam sistemas de ultra-som para detectar a violação do habitáculo, caracterizado como arrombamento. A carroceria passou a ser protegida pela presença de interruptores de pressão nas portas, capô do motor e tampa de mala.

Mesmo assim, os veículos continuavam vulneráveis àqueles mais ousados, que não se importam com luzes de alerta piscando e sirenes ligadas. Existia ainda a necessidade de impedir ou evitar que o veículo fosse roubado. Para a felicidade de muitos proprietários e infelicidade dos gatunos, foi desenvolvido o Imobilizador eletrônico.

Este dispositivo antifurto é codificado eletronicamente com o objetivo de habilitar ou não a partida do motor do veículo. O sistema é constituído por um Módulo de Comando ligado diretamente a Central de Injeção Eletrônica do motor. Ao girar a chave na ignição, um pequeno chip instalado na chave ( Transponder ), emite um sinal codificado, amplificado por uma antena localizada no cilindro, sendo reconhecido pelo Módulo. Neste momento, a Central de Injeção eletrônica recebe a informação confirmando o reconhecimento da chave, liberando assim a partida do motor.

Este sistema impede que na tentativa de partida direta ou utilização de uma chave desconhecida seja possível ligar o veículo. Nestas condições, o Módulo de Comando não recebe nenhum código, eliminando sua comunicação com a Central de Injeção Eletrônica, impossibilitando a partida do veículo. Por motivo de segurança, os imobilizadores possuem códigos criptografados o que impede sua cópia ou reprodução dificultando ainda mais a vida dos ladrões.

Nos próximos Posts falaremos mais sobre imobilizadores.

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • Em caso de perda das chaves é necessário chamar um profissional especializado.
  • Caso a chave não seja reconhecida a partida do motor é inibida.
  • O imobilizador não impede que o carro seja arrombado. Essa função cabe ao alarme.
Saiba mais sobre o assunto:

8 comentários:

Anônimo disse...

gostei da sua explicaçao..te de parabens!!

Anônimo disse...

gostei da sua explicaçao..ta de parabens!!

Anônimo disse...

gostei da sua explicaçao..ta de parabens!!

carlosfanara@hotmail.com disse...

rezado Alexandre, estou com um problema com uma chave codificada que comprei para minha SW4 2007. A chave original tem o circuito eletrônico e o transponder praticamente em uma pequena placa esta funcionando perfeitamente, comprei uma capa do tipo canivete que acondiciona perfeitamente esse circuito da chave original, fiz o segredo (dentes) da chave com um chaveiro porém na hora de dar a partida no carro este as vezes pega outras não, o que pode estar acontecendo?

Unknown disse...

Bela porcaria esse sistema, por causa dele agora não se furta mais carros agora é roubo a mão armada, o roubo funciona assim:

Um motoqueiro com um garupa segue você até a sua casa, aí quando você para no momento de abrir a garagem, o garupa salta da moto, aponta uma arma para a sua cara, manda você sair do carro e leva ele com chave e tudo e o motoqueiro o acompanha na moto.

Uma belo exemplo da imbecilidade humana esse sistema.

Unknown disse...

Na verdade não é o sistema de segurança que é uma porcaria. E sim o serviço de segurança pública !!! Não podemos botar a culpa do roubo, no produto que esta sendo alvo de bandidos... Reveja seus conceitos !!!

Anônimo disse...

Alem de ser um sistema caro ainda poe sua vida em risco

yanmaneee disse...

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