domingo, 12 de outubro de 2008

É correto pisar na embreagem antes de dar a partida no motor?


Esse Post é relativo a um assunto muito polêmico - É correto pisar na embreagem antes de dar a partida no motor?

Bem, no momento do funcionamento do motor, quem sofre a maior carga é o motor de partida que tem a função de movimentar os componentes internos do motor do veículo fazendo com que ele pegue. Somado ao peso do motor está o câmbio que encontra-se acoplado ao motor aumentando ainda mais o peso do conjunto.

No momento da partida, quando pressionamos o pedal de embreagem estamos desacoplando o motor da caixa de câmbio, aliviando assim a carga imposta sobre motor de partida.

Como podemos ver, a Embreagem além de sua função de desacoplar o motor da caixa de mudanças permitindo o engate das marchas, pode ser utilizada também para facilitar a partida do veículo.

Esta prática, além de segura, pois evita a possibilidade de trancos ao dar partida no veículo, em nada prejudica o funcionamento da embreagem, pois a carga imposta ao sistema é pequena.

Apesar do motor de partida ser dimensionado para suportar o esforço de movimentar o motor mesmo quando acoplado ao câmbio, podemos citar como benefícios o menor desgaste dos componentes mecânicos do motor de partida, além de exigir uma menor carga da bateria no momento da partida.

Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
  • Dar a partida com o pé no pedal de embreagem aumenta a vida útil da bateria.
  • Evite repousar o pé sobre pedal de embreagem com o motor funcionando.

  • Funcionar o motor pressioando o pedal de embreagem reduz o desgaste do motor de partida.
  • 5 comentários:

    Carlos disse...

    Cara excelente explicação e corretíssima...Parabéns pelo Blog

    Anônimo disse...

    Uma dúvida, você diz que faz diferença pisar na embreagem mesmo o carro estando em ponto morto?

    Teresa Leite disse...

    Muito bom eu sempre fiz e não sabia que era correto .É lendo e aprendendo!

    Teresa Leite disse...

    Muito bom eu sempre fiz e não sabia que era correto .É lendo e aprendendo!

    Anônimo disse...

    Se pisar na embreagem e o carro estiver engrenado ligara sem problema . Mas o problema é o condutor esquecer que esta engrenado e soltar a embreagem de uma vez .Isso pode causar acidentes
    .Do contrário, se o carro estiver engrenado e o condutor não perceber ,mas mantiver o pedal da embreagem solto, o carro dara um pequeno tranco e não ligará evitando assim um acidente.