quarta-feira, 29 de outubro de 2008

GÁS DO AR CONDICIONADO TEM PRAZO DE VALIDADE?


Qualquer automóvel possui um Manual do proprietário com um plano de manutenção onde a montadora recomenda o momento da substituição de alguns componentes. Há indicação de período de troca do óleo, correias, filtros, velas... Mas e o fluido do ar condicionado? Não existe recomendação de troca?

Bem, essa informação nunca será encontrada no manual de um veículo, pois o fluido refrigerante não tem prazo de validade! É que no interior do sistema de ar condicionado o fluido sofre apenas transformações físicas, de líquido para gás, e de gás para líquido. Nesse caso, as propriedades do fluido são mantidas, eliminando a necessidade de troca.

Explicando melhor. Quando queimamos uma folha de papel o estamos transformado em cinzas. Mas das cinzas não posso obter papel. Esse é um exemplo de transformação química, onde as características de um material são alteradas permanentemente. Já numa transformação física, essas características e propriedades são mantidas. A água, por exemplo, quando colocada no congelador muda do estado líquido para sólido. Mas continua sendo água. Se derretermos o gelo obtemos novamente água no estado líquido.

E é exatamente isso que ocorre como o fluido refrigerante. Dependendo da pressão no sistema, o fluido irá se tornar líquido ou gasoso, infinitas vezes, sem alterar suas características.

Observe ainda que é incorreto chamar o fluido refrigerante de Gás, pois, como vimos o seu estado físico muda de acordo com a pressão do sistema. E, antes que alguém pergunte, apenas utilizei o termo “Gás” no título do Post por ser mais popular.

Vimos então que não há prazo para troca do fluido refrigerante. Esse período é indeterminado. Se não houver vazamentos ou contaminação do fluido, pode ter certeza que irá durar mais que o próprio veículo !! Porém, é recomendado, ao menos uma vez ao ano, reciclar o “gás” para eliminar umidade e impurezas do sistema. Esse assunto podemos explicar melhor em um próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • O fluido refrigerante utilizado atualmente é o R 134A.
  • Redução da quantidade de fluido refrigerante é indício de vazamento.
  • Não há prazo para troca do fluido. Esse período é indeterminado.

7 comentários:

Geraldo Barbosa disse...

Alexandre:Acho que esse Post sobre o prazo de validade do "Gás" foi um dos melhores,pelo que venho acompanhando no blog.Parabens.Você está no caminho certo.Geraldo Barbosa

Figueira disse...

Muito interessante a postagem do amigo. Tb a fabrica solta os veiculos sem o filtro de ar condicionado, que somente vim a saber quando da troca de oleo.

Anônimo disse...

boa noite,então quer dizer que se eu conseguir rodar 500.000 Km com meu carro e não tiver nenhum tipo de vazamento esta tudo certo?
E o filtro secador? como fica na história? e o desgaste das peças?sabe que o desgaste do compressor é = a impurezas no sistema
fique sabendo,o correto é a cada 30.000 Km fazer limpeza no sistema (mangueiras,evaporador,condensador e compressor)e substituir o filtro secador,pois como tudo no carro tem prazo de validade sim

acesse esse site,
www.arcondicionadoautomotivo.com.brlá sempre colocam dicas novas do sistema de ar condicionado automotivo
abraço

Anônimo disse...

obviamente o que disse antes sai fora do prazo de validade do fluido como voce disse,mas o cliente tem que saber que tudo trabalha em conjunto,e que tem que ser trocado sim juntamente com o filtro e a limpeza
abraço

Unknown disse...

Tenho uma scenic a pressão do gás esta tudo OK mas assim mesmo gela pouco o q pode ser

Marco Rodrigues disse...

Tenho uma scenic a pressão do gás esta tudo OK mas assim mesmo gela pouco o q pode ser

George disse...

Sou engenheiro mecânico há 30 anos. Meu carro já está chegando nos 50.000Km após 4 anos de uso (ford Fiesta), faço revisão somente na concessionária e nunca tive que repor ou trocar o gás. O único serviço cobrado foi de higenização. Creio que o gás pode até ter sido reciclado e retirado umidade e devolvido o mesmo gás que veio com o veículo de fábrica. O ar condicionado nunca apresentou mal funcionamento. Essa estória de desgaste de compressor com 50.000km é balela de oficinazinha. Só ser for em modelos das antigos em que os processos de fabricação não eram tão precisos comparados aos de hoje.