domingo, 31 de agosto de 2008

QUAL O SIGNIFICADO DA INSCRIÇÃO “TUBELESS” NO PNEU?


Se você é um motorista do tipo curioso e atento aos detalhes, já deve ter percebido a inscrição “Tubeless” na borda lateral do pneu do seu carro. Essa expressão refere-se a um dos maiores avanços quando falamos em pneumáticos, que é a eliminação da câmara de ar.

Se voltarmos ao final do século 19, veremos que as primeiras rodas de madeira logo evoluíram para um revestimento em borracha maciça que constituía os primórdios dos Pneus atuais. Com o passar do tempo, foi introduzido um tubo de borracha preenchido com ar, que logo ficou conhecida como câmara de ar, e seu objetivo era manter a pressão de enchimento do pneu, evitando sua deformação e melhorando o conforto ao rodar.

Este Pneu recebeu a denominação “Tube type”, que caracteriza o Pneu com Câmara. Nesse tipo de pneu é a câmara de ar, que quando inflada, dá sustentação a estrutura do pneu.

Os Pneus mais modernos eliminaram as câmaras de ar, passando a contar com uma carcaça reforçada por cordões de aço entrelaçados no sentido do raio, que caracteriza os pneus radiais. Este tipo de Pneu é reconhecido pelo termo “Tubeless”, que em inglês significa “sem tubo”, referindo-se a ausência da câmara de ar. Neste caso, a vedação é feita pela montagem da borda interna do Pneu sobre a superfície da roda.

Por contar com uma carcaça mais reforçada, os pneus tipo Tubeless possuem uma maior capacidade de resistir aos esforços causados por acelerações laterais, ações de compressão e centrifugação percebidas durante o movimento do veículo, melhorando a dirigibilidade.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço


  • Realize o alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10.000Km.

  • Rodar com o pneus abaixo da pressão aumenta consideravelmente o consumo de combustível.

  • O ideal é calibrar os Pneus uma vez por semana.



5 comentários:

Adalberto Reichert disse...

- Sou afeito a curiosidade sobre detalhes em equipamentos ou, ainda, na vida, por isso, gostei das explicações sobre o termo "tubeless". Aprendi mais uma. Obrigado. Ficou fácil a busca ao digitar o termo no "Google".

Anônimo disse...

....Complementando, o pneu tubeless não precisa necessariamente ser radial, as motos com rodas de metal sempre usaram pneus tubeless mas até hoje não existe pneu radial para uso na dianteira das motos, somente os traseiros tem opção de radial ou diagonal.

Unknown disse...

Alexandre, tire essa duvida pra mim por favor, descer com o carro na Banguela ou seja em ponto morto com uns 80 à 100 km/h é prejudicial ao motor do veículo?

Nuwanda... disse...

Existem sim pneus radiais dianteiros. Exemplo é a linha Pilot Street da Michelin. Lembrando que tubeless não sinifica que o pneu seja radial.

theemees disse...

go to the website check out the post right here other useful reference blog here replica designer backpacks