domingo, 24 de agosto de 2008

Rodar com o tanque na reserva prejudica a bomba de combustível?


Esse Post é dedicado a um dos assuntos que considero mais polêmicos quanto se trata de manutenção automotiva. Qual cuidado devemos ter com a bomba de combustível? Será que rodar muito tempo com o tanque na reserva é mesmo prejudicial?

Sabemos que a Bomba de combustível é uma peça vital para o funcionamento do veículo, já que supre o motor de todo o combustível necessário. Se bem utilizada, sua vida útil pode chegar até os 100.000 km. Porém, alguns vícios de condução podem reduzir pela metade sua durabilidade. Rodar com o tanque vazio é uma deles.

A falta de combustível é o principal responsável por danos à bomba. É que em veículos dotados de Injeção Eletrônica, a bomba de combustível está imersa no tanque, ou seja, depende de uma quantidade mínima de combustível para funcionar bem. É o próprio combustível que arrefece e lubrifica a bomba.

Rodar por muito tempo com o tanque na reserva expõe a bomba a uma condição de refrigeração deficiente, o que eleva sua temperatura de funcionamento e reduz sua vida útil. A quantidade média de combustível no tanque, quando na reserva, é de 5 litros, quantidade mais que suficiente para garantir a vazão do sistema de alimentação, mas insuficiente para proteger a peça. O aquecimento provocado pela falta de combustível dilata os componentes internos, travando a bomba.

Observe ainda, que além de prejudicar a eletrobomba de combustível, rodar por muito tempo na reserva provoca a aspiração de partículas sólidas e impurezas depositadas no fundo do tanque, resultando em obstruções nas tubulações e filtro do sistema de alimentação.

Por isso, sempre que possível, procure rodar com pelo menos ¼ de combustível no tanque. Isso favorece a bomba e evita problemas no futuro. Até o Próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • Abastecer um carro a gasolina com álcool danifica seriamente a bomba de combustível.

  • Rodar com o tanque na reserva pode reduzir em até 50% a vida útil da bomba.

  • Substitua o filtro de combustível a cada 15.000 Km.

6 comentários:

Geraldo Barbosa disse...

Já fui vítima desse procedimento. Perdí a bomba de combustivel de um automovel porque tinha a mania de rodar com pouca gasolina no tanque.Esta matéria vai ajudar bastante os visitantes do Blog auto serviço. Geraldo Barbosa.ge

Carlos Geraldo disse...

Muito bom Alexandre, queria saber também em relação a combustivel, ex.: tenho um carro a gasolina e queria saber se posso aumentar um pouco a dosagem de alcool na gasolina, para ver se pode diminuir a cabonização da camara de combustão.

Alexandre Costa disse...

Carlos

Não é recomendado adicionar álccol hidratado á gasolina. Isso pode prejudicar a bomba de combustível do seu carro.

Alexandre

Anônimo disse...

A minha acabou de estragar, astra 2010 15000km rodado, estava na reserva.

Anônimo disse...

A GASOLINA VELHA PODE ESTRAGAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL,EX.GASOLINA A UM ANO NO TANQUE?

Anônimo disse...

A BOMBA DE GASOLINA PODE TRAVAR COM GASOLINA VELHA?