Como já foi explicado no Posts anteriores, o Sistema de Climatização do veículo aspira o ar externo, resfria e o conduz ao interior do habitáculo utilizando um ventilador elétrico montado dentro no painel. Porém, em algumas condições é interessante impedir a entrada do ar externo, trabalhando apenas o ar interno do habitáculo.
Esta é a função do Recírculo, um dispositivo bastante simples, constituído basicamente por uma portinhola montada na entrada de ar do painel, sendo acionada por um botão. Sua função é permitir ou não a passagem do ar externo para o interior do veículo.
Se não existisse o Recirculo teríamos dificuldade em nos manter por muito tempo atrás de um caminhão, ou mesmo em um engarrafamento dentro de um túnel, pois toda a impureza do ar externo seria direcionada para o interior da cabine. Sabendo disso, devemos manter sempre o Recírculo acionado, ou seja, com a portinhola fechada.
Mas, não é apenas como o objetivo de impedir a entrada de poeira e fumaça proveniente de locais mais poluídos que devemos utilizar o recírculo. Se o mantivermos acionado o Ar Condicionado estará trabalhando apenas com o ar interno do habitáculo, o que favorece o rendimento térmico do Sistema.
Recomenda-se, porém, desligar o Recírculo por alguns segundos, uma ou duas vezes ao dia, para promover uma renovação do ar do habitáculo, evitando o ressecamento das vias respiratórias devido à redução da umidade do ar, mas também não é nada que exija uma atenção especial.
Até o próximo Post
Alexandre
Até o próximo Post
Alexandre
Dicas AutoServiço
- Manter o Recírculo fechado aumenta a eficiência do Ar Condicionado
- O Recírculo acionado impede a entrada de impuresas no habitáculo.
- Desligue o recírculo em longas viagens para renovar o ar do habitáculo
9 comentários:
Caro Alexandre. Cheguei ao seu Bolg atraves de uma pesquisa na Internet. Simplesmente a pergunta que está aolado "Qual é o correto? Deixar a recirculação do ar condicionado ligada ou desligada" é um apergunta que eu sempre fiz à mim mesmo durante anos e anos e mesmo sendo uma maníaco por manuais de instrução, NUNCA encontrei nenhuma informação sobre qual seria o mais correto metodo. Parabéns Alexandre!!! Faz apenas alguns minutos que eu descobri o seu blog, mas não pude me conter de lheenviar os parabéns por responder uma pergunta de tantos anos. Olha, saiba que já cheguei a perguntar isso num oficina que se dizia especializada em ar condicionado em Campinas-SP e o mecanico não conseguiu me dar uma resposta satisfatória como a que encontrei aqui. Ele apenas explicou o óbvio, queeu já sabia, ou seja, que a recirculação aproveita o ar interno do habitáculo e a outra posição tras o ar de fora..... Parabéns!!! Ganhou um fiel leitor. É possível enviar perguntas à vc diretamente não?
Vicente
Obrigado pelo e-mail. Qualquer dúvida é só mandar um e-mail para blogautoservico@gmail.com.
Sua dúvida pode virar um novo Post.
Abraços
Alexandre
Estou postando um pouco atrasado, porém gostaria de lembrar que é importante desligar o recírculo algumas vezes para evitar que o ar do veículo fique muito viciado para os passageiros, com muito CO2, podendo causar sonolência no motorista.
caro alexandre (meu xará rs) li seu blog e achei muito interessante. tenho uma grande duvida, meu ar condicionado danificou, achei que era gás, o tecnico analizou e chegou a conclusao que era o compressor precisava trocar o reparo, ao trocar o reparo, ele injetou gás o carro começou a gelar mas depois parou, entao o mesmo tecnico disse que meu evaporador esta furado.
minha duvida é: evaporador tem reparo ou só outro novo?
grato
alexandre.roedel@yahoo.com.br
Parabéns pelo seu interesse em ajudar as pessoas que possuem automóvel e tanto são explorados quando precisam de ajuda pelos profissionais na mecânica automotiva.
Possuo um honda civic ano 2004 e quando ligo o ar condicionado a rotação do motor diminue muito ao ponto de quase "morrer". o que pode estar acontecendo?
Possuo um honda civic ano 2004 e quando ligo o ar condicionado a rotação do motor diminue muito ao ponto de quase "morrer". o que pode estar acontecendo?
Como é feita esta reversão desta portiola para permitir o não a entrada de ar externa no pálio ano 99.
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