domingo, 17 de agosto de 2008

ENTENDA A TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA


Muitas pessoas me procuram com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o uso e a manutenção dos câmbios Automáticos. Esse questionamento torna-se cada vez mais comum já esse tipo de transmissão está mais difundida entre os veículos disponíveis no mercado. Nesse Post vamos entender, primeiramente, o significado daquela “sopa de letrinhas” ao lado da alavanca de seleção de marchas no console central. As inscrições “ P “, “R “, “N “, “D “, 1, 2 e 3 representam cada estágio que pode ser selecionado pelo motorista.

O “P “ vem de Park, que em inglês significa Estacionamento. Apenas deve ser utilizado para desligar o veículo. A partida do motor deve ser dada com o câmbio nesta posição e com o pé no freio. Alguns veículos por motivo de segurança apenas liberam o funcionamento do motor nestas condições.

O “R “ de Reverse é indicação de Marcha a Ré invertendo o sentido do deslocamento para trás. Deve se tomar cuidado, pois, no deslocamento da alavanca de “P “ para “D “ sempre passa pela Ré.

O “N “ de Neutral ou Neutro assemelha-se ao ponto morto do Câmbio convencional, permitindo ao motor girar livremente. Apenas deve ser utilizado durante serviços de manutenção ou para deixar o veículo livre.

A Inscrição “D” vem do Inglês “Drive” e significa Dirigir. Esta é a posição mais importante do Câmbio, pois representa a Posição no qual a seleção de marchas é realizada pelo câmbio de forma automática, bastando apenas liberar o pedal de freio e pressionar o acelerador.

Os números 1, 2 e 3 que vem a seguir representam as marchas que podem ser selecionadas pelo motorista em condições de terreno com lama ou neve, ou no transporte de um Trailer, situações nas quais a perícia do motorista pode fazer a diferença.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço


  • Em um carro com câmbio automático, caso a bateria descarregue, não existe a possibilidade de empurrar o veículo para fazê-lo pegar no “tranco”.

  • Muitos veículos automáticos apenas habilitam a partida quando o motorista pisa no pedal de freio.

  • O desgaste das pastilhas de freio dianteiras é maior em um veículo com transmissão automática.

Um comentário:

Rodolfo disse...

Pode me esclarecer sobre a diferença de transmissão automática e semi-automática