quinta-feira, 28 de agosto de 2008

SE DESLIGARMOS A BATERIA O DEFEITO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA DESAPARECE?


Resolvi fazer esse Post para esclarecer a dúvida de um leitor que me enviou um e-mail essa semana. Ele me perguntou se “Resetar” a central, ou seja, desligar a bateria, torna o carro mais econômico? Respondi que, em relação ao consumo, nada irá mudar, mas, o simples fato de se desligar a Bateria pode até resolver algumas falhas do sistema de injeção.

É que a Central de Injeção Eletrônica possui uma memória de falhas, chamada “Default Memory” ou Memória de erros, que registra todas as anomalias ocorridas durante o funcionamento do motor. Ao detectar qualquer tipo de falha a Central eletrônica armazena a informação em uma memória e aciona a luz espia no painel de instrumentos.

Em alguns modelos as falhas apresentadas pelo Sistema são registradas em uma memória do tipo volátil, ou seja, que depende da alimentação da bateria para manter o registro das informações. Neste caso, ao se desligar a bateria todas as informações sobre as falhas são perdidas, eliminando o problema. Mas isso é válido apenas para sistemas de injeção mais antigos, ou seja, anteriores ao ano de 2000.

Nos sistema de injeção mais atuais, as falhas são armazenadas em uma memória permanente de erros, com o objetivo de armazenar todas as falhas apresentadas pelo motor facilitando o diagnóstico. Neste caso apenas é possível apagar as falhas através de um equipamento de diagnóstico conhecido como Scanner. Este aparelho identifica o código de erro e o apaga da memória da Central Eletrônica. Ou seja, nos veículos mais novos, mesmo desligando a bateria por um longo período de tempo, o erro registrado na memória da Central permanece.

Observe ainda que, tanto nos sistemas de injeção antigos quanto nos mais recentes, se houver um defeito permanente no sistema, ou seja, um sensor defeituoso, a falha apenas pode ser eliminada após a substituição da peça.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • Inverter os cabos da Bateria pode danificar a Central de injeção.

  • Desligar a bateria não soluciona o defeito nos carros mais novos.

  • Alternador gerando em excesso pode danificar a Central de injeção.

60 comentários:

Anônimo disse...

Sou profissional na área de reparação automotiva e realmente este Blog está alinhado com as dúvidas dos usuários de veículos e que eles não sabiam onde obter a informação correta. O conteúdo está muito bom e a´maneira de expor as explicações está muito clara. Parabéns!
Clovis Henrique
Dir. Assist. Técnica
Grupo Parvi - Reg. I

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, continue assim, não entendo nada de mecanica, sou somente um curioso e adoro ler sobre o assunto!! Obrigado!!!

Unknown disse...

cara estou com um problema comprei um gti retirei a cetral dele depois coloquei eo carro não funciona reparei tanben que os bicos não abre meu msn é gfsa@hotmail.com

Ailton disse...

militec tras beneficio para o motor?

Unknown disse...

Boa tarde,
achei o seu post muito interessante. PARABENS...
Estou com uma duvida
Tenho um vectra 98 GL 2.0 no gas. Ultimamente ele vem apresentando falhas quando uso na gasolina. Levei ate uma eletrica pra fazer um orçamento. O tecnico me passou o seguinte diagnostico:
- dois bicos injetores com falha
- Reparo na central da injeçao eletronica.
Ele me disse tbm que os bicoa podem ter cido danificados pela central que esta com problemas. Minha duvida esta ai... a central pode mesmo danificar os bicos ou o tecnico quis da uma de rato e me cobrar uma grana a mais? No reparo ele iria me cobrar 250 reais. O preço esta de acordo?
Abraço

Jorge Ramiro disse...

Olá, eu trabalho no adestramento de animais e avariou-se uma das máquinas que lançam bolas, eu queria saber como pode ser reparada.

Edury disse...

Amigo tenho um celta 1.0 VHC 2008.
fiz alguns cálculos e reparei que o consumo dele é de 5 ate 7 km por litro isso no Álcool ou gasolina.
ja fiz limpeza de bicos e troquei o filtro de combustível e não adiantou...
Oque pode ser ?

Unknown disse...

Parabens muito util o post

Anônimo disse...

Troquei o cabo de vela e bobina do meu voyage 1.6 mas permanece com a luz de ignição acesa.

Unknown disse...

Amigo por favor me ajuda, tentei reiniciar o módulo do carro e retirei o cabo da bateria e juntei os dois via fio e depois coloquei a baterei no lugar e o carro não ligou o problema ta na injeção ou na bateria.
Levei ela no eletricista e ele disse q ela já está na hora de trocar, mas antes de eu tentar resetar o módulo ela funcionava perfeitamente.
Obg.

Unknown disse...

Amigo por favor me ajuda, tentei reiniciar o módulo do carro e retirei o cabo da bateria e juntei os dois via fio e depois coloquei a baterei no lugar e o carro não ligou o problema ta na injeção ou na bateria.
Levei ela no eletricista e ele disse q ela já está na hora de trocar, mas antes de eu tentar resetar o módulo ela funcionava perfeitamente.
Obg.

caio disse...

Amigo, mandei fazer a troca das buchas da barra direção e elétrica. Agora tem uma MSG de verificar direção que não sai. Pode mev orientar?

caio disse...

Desculpa o Carro é um megane automático 2007..

caio disse...

Desculpa o Carro é um megane automático 2007..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

boa tarde, o painel do gol bola 99, quando ligo o carro os ponteiros ficam parados e depois de algum tempo sobem até o final e começam a funcionar, o que pode estar acontecendo, meu e-mail é claudiomachadodomingues123@gmail.com, gostaria de saber como faço para achar o erro, será que o problema está no painel? existe algum teste que possa fazer para achar o defeito? desde já agradeço se alguém puder me ajudar a descobrir onde está o defeito.

Adair souza disse...

Tirei a bateria pra socorrer um amigo e quando coloquei de volta, o carro não pegou mais e possível ter queimado o modulo de injeção? Pois fica fazendo um barulho na bomba de combustível o carro é um Fox por favor me ajuda !!!

Adair souza disse...

Tirei a bateria pra socorrer um amigo e quando coloquei de volta, o carro não pegou mais e possível ter queimado o modulo de injeção? Pois fica fazendo um barulho na bomba de combustível o carro é um Fox por favor me ajuda !!!

Boomerang fly disse...

"Default memory" significa memória padrão. Onde você viu que é "memória de erros"?

Anônimo disse...

Tenho problema de consumo bateria após ter recatado ou tirado os cabos agora três horas depois de ter desligado o carro aciona alguma coisa e sobe consumo até quatro amper fica variando entre um a quatro e se tirar o cabo é colocar ele receta e volta ao normal ja tirei fusível por fusível rele por rele e não muda se possível me responda no emai isaquesr@hotmail.com grato...

Anônimo disse...

Legal amigo com problema no palio 97 1.0 8v nao chega corrente na bobina

Anônimo disse...

Legal amigo com problema no palio 97 1.0 8v nao chega corrente na bobina

Unknown disse...

Calibragem dos bicos injetores é considerado um erro? Consegue-se calibra-los apenas tirando os cabos da bateria ou só na máquina própria para isso?

Unknown disse...

Aconteceu a mesma coisa no meu corsa 1.0 mpfi ano 98,estava funcionando porém acelerado,fiz o reset juntando os cabos durante a noite,agora o carro não pega.o mecânico disse para tirar os cabos mas não juntá los..fiz agora,a noite vou ver se pega!!!

Unknown disse...

Bom dia.

Onde fica localizado o modulo injeçao do palio fire 1.0 2016?

obrigado!

Unknown disse...

Eu zero essa maldita luz da injeção, retirando o cabo da bateria,por um período de 10 minutos aproximado, tenho uma Livina xgear Flex 1.8 16v ano 2013 acho um absurdo o troca troca d
e peças sem solução definitiva, mais cada um cada um rs.

Unknown disse...

Eu zero essa maldita luz da injeção, retirando o cabo da bateria,por um período de 10 minutos aproximado, tenho uma Livina xgear Flex 1.8 16v ano 2013 acho um absurdo o troca troca d
e peças sem solução definitiva, mais cada um cada um rs.

Unknown disse...

Boa noite tenho um corsa Joy 2007
Ele fica pipocando na tbi e não tem força para andar e afoga alguém sabe oq pode ser?

Ronaldo disse...

Boa noite....
Tenho um corrola 2010 e após fazer limpeza nos bicos injetores a luz da injeção eletronica ficou acesa direto..
Oq pode ter acontecido????

Unknown disse...

Fiz o reset no siena 1.6 16 valvulas mas somente melhorou a oscilação da lenta quando deixei o modulo descarregar as informações por 6 horas e desconectar da bateria primeiro o cabo negativo e depois o positivo e na hora de reconectar primeiro o positivo e depois o negativo após conectar cabos na bateria girar meia chave sem ligar o veículo durante 5 minutos após o tempo desligar a chave e ligar o veículo e deixar o carro ligado até esquentar e ligar a ventoinha 3 vezes mas atenção não acelerar o veículo pois neste momento começa o reconhecimento dos sensores e a sequência de ligar os cabos na bateria tem q ser a correta.Paulo táxi 1010 aeroporto salgado filho

Unknown disse...

Estou co saveiro 1.6 não ta chegando corrente na bobina

Unknown disse...

Amigo tenho um logan 16/16, 1.0, 16v
Ele não esta acendendo a luz baixa. Acende só a minima e a auta.
Você pode me ajuda?

Unknown disse...

Amigo tenho um logan 16/16, 1.0, 16v
Ele não esta acendendo a luz baixa. Acende só a minima e a auta.
Você pode me ajuda?

Anônimo disse...

vou trocar meu tbi xsara picasso 2004 2.0 16 v ,devo desligar cabos bateria????

Paulo disse...

Gostaria de saber se um defeito na bateria pode ocasionar na queima do módulo de ineção eletrônica do veículo?

Unknown disse...

Troque a fLaura e os bicos da minha megane e após montar a luz da injeção eletrônica ficou acesa o que aconteceu?

Anônimo disse...

Rapaz, tenho um corolla 2000 e a luz da ingecao acende normal e apaga mais depois de alguns segundos acendes, e vi que apaga apaga quando ligo o ar mais a aceleracao nao estabiliza, o que pode ser?

luiz henriques disse...

Existe algum procedimento para se resetar o modulo da Scenic 2.0 8V ano 99/00? E qual e?

idem para a marcha lentqa.

Unknown disse...

Verifica vela e realize teste de compresao em todos os cilindros.

Unknown disse...

Vela cabos e bobina verificar e testar antes de comprar novos.

Cadu disse...

Boa noite!!! Tenho um Ford Ka sedan 1.5 2015 SE.. Está com um consumo elevadíssimo tipo 4,5 Km/L de etanol 6,0 na gasolina. Ja fiz de tudo nesse carro: limpeza dos bicos, tbi, velas novas e nada de resolver, o carro nan falha e no scanner da um erro P06B8 - Literatura e disseram que e módulo, mas ninguém me garante que a resolução fara o consumo normalizar, alguea tem alguma dica, por favor???? Obrigado!!!!

Marcelo disse...

Bom dia gostaria de uma informação tenho um Chery Face 2011/2012 precisei fazer o cabeçote pois soltou a minha correia dentadura.
Pois TINHA empenado 10 válvulas.
O carro ficou parado praticamente um mês.
Quando o carro ficou pronto fui buscar.
Hoje o carro toda vez que ligo a partida fica meia lenta quando ligo,e quando lIgo o carro abaixa sozinho os quatros vidros e quando ando com o carro depois que esquenta aparece um barulho como se fosse de um Relê estramando.
Se alguém puder me auxiliar agradeço.

Marcelo disse...

Bom dia me chamo Marcelo acabei de responder essa mensagem aí de cima

Marcelo disse...

Do veículo Chery Face

MAMSOFTBBS disse...

Já viu a bateria... Relé não seria do ventilador pra resfriar o motor? Veja os fios principais da bateria . Tenho um prisma e quando a tensão cai muito os vidros descem e sobem. Verificar com multímetro. Dar a partida a voltagem cai até uns 10,20v se estiver caindo mais 9,50v tem que trocar bateria. Mas cuidado carros novos com airbag tem vários módulos. Tirando a bateria zera vários módulos. Pra isso tem que fazer uma chupeta com outra bateria e não pode dar curto e nem desligar a chupeta. Não pode tirar os 12v alimentação dos módulos. Carros com tecnologia antiga não tem problema. Mas os novos... Tirar a bateria vai gastar uma grana na autorizada pra reconfigurar os módulos

Unknown disse...

Tenho um Veículo honda fit 2014 . Rodei na reserva até o posto . De combustível. Meu marcador ficou travado sem.marcar a autonomia do meu combustível. Retirei o positivo da bateria voltou ao normal porém ao acabar o combustível o mesmo voltou a travar . Fiz o mesmo procedimento e destravou . Ao reabastecer o veículo não sobe o nível. Oque pode ser. Pois ao tirar o positivo da bateria o mesmo volta marcar corretamente .

Rodrigo Araújo disse...

Boa noite

Tenho um problema em meu logan 1.0 12v 2017 .
Ao arrebentar a correia do alternador fechou curto no chicote anterior a sonda lambda 2 .
substituí a correa e retirei o curto.
Porém após rodar um pouco a luz da injecao acendeu.
Então passei o scanner e apresentou problema na sonda 2 .
Antes de testa a sonda.
Testei o chicote que estava em curto e descobri que não está vindo negativo da UCE .

Alguém sabe como resolver?


Desde já agradeço.

Email=rhaunnaaraujo@gmail.com

Unknown disse...

O meu ta fazendo isso, como você resolveu o seu?

Gleison disse...

No Passat 2008 desliga a bateria funciona ?

Unknown disse...

Como zerar a central corsa 96

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre como identificar problemas na bateria do carro. Obrigada!

Unknown disse...

No gol g3 1.o ano 2000 tbi acabo ainda funciona o reset na bateria

Unknown disse...

Fis uma chupeta na camionete de um amigo agora meu carro guando esquenta ta acelerando sozinho

Unknown disse...

No gol g3 1.o ano 2000 tbi a cabo .funciona o resete na bateria

Anônimo disse...

Justo o que procurava sobre bateria para carro. Muito obrigada!

Unknown disse...

Bom dia!
Fico na dúvida;tenho um Jac j3 s ano 2014,sempre fiz as revisões na JAC, nunca me deu problema; porém, agora acendeu a luz de injeção, levei na oficina foi passado o scanner, que acusou sonda lambda 2, mais antes de trocar, coisa que já foi feita fiz o reset de bateria e após, feito; o carro ficou outro;me pareceu outro carro, muita força, retomada bastante rápida.No meu caso resetar foi ótimo.

Anônimo disse...

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neshe disse...

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Anônimo disse...

Tenho um palio 1.5 96 e fusil 23 não tem corrente apos ligar o carro sendo assim ó cold não liga e não pega .col um fio direto pos chave assim ele pega pode.m

Anônimo disse...

Cade a resposta