quinta-feira, 5 de março de 2009

MISTURAR ÁLCOOL E GASOLINA PREJUDICA O CARRO FLEX?


Esse Post teve origem na pergunta de uma leitora do Blog que questionava o fato da água do álcool hidratado se separar quando adicionado à gasolina. Sua dúvida era se a separação do combustível poderia danificar a bomba, já que aspiraria primeiramente a água, podendo danificar até o motor.

Bem, para explicar melhor assunto é preciso voltar um pouco no tempo, mais precisamente à década de 80. Naquela época, a gasolina nacional utilizava chumbo tetraetila como agente anti-detonante. Mas, por ser cancerígeno, esse produto foi substituído pela adição de álcool à composição da gasolina. Mas não foi qualquer álcool, o escolhido foi o anidro, ou seja, que não contém água. Isso garante que ao ser misturado com a gasolina não forme um sistema de duas fases. ( Lembre-se: gasolina e água são líquidos imiscíveis ).

Desde então, o percentual de álcool anidro na gasolina só aumentou, passando aos atuais 26 %. Só para efeito de conhecimento, a gasolina padrão de testes é conhecida como E22, ou seja, possui 22% de álcool na sua composição. E, devido à mistura com álcool o nome dado à gasolina nacional é, na verdade, Gasohol. Já álcool de bomba ou hidratado possui 5% de água em sua composição, sendo conhecido pelo código E100, ou 100% de etanol.

Agora, quando misturamos gasohol e álcool hidratado percebemos que a água presente no álcool se combina com o álcool anidro da gasolina, formando duas fases distintas: a gasolina pura por cima, e a mistura de álcool e água embaixo. O que não é motivo para sustos, pois o percentual de água presente na mistura é bem pequeno, ou seja, o que a bomba aspira é na realidade uma mistura com maior percentual de álcool.

Outro detalhe interessante é que todos os componentes expostos ao combustível "verde" estão preparados para suportar sua oxidação e acidez. A bomba, por exemplo, está preparada para isso, não apresentando defeito mesmo trabalhando com álcool puro. O mesmo podemos dizer dos injetores de combustível, que por serem de aço inox estão aptos a trabalhar com álcool.

Até o próximo Post

Alexandre

Para saber maissobre o assunto:

9 comentários:

Anônimo disse...

.


Na cidade de Boca da Mata, Alagoas um grupo de pessoas preocupadas com as fraudes em combustíveis apresenta abaixo um resumo de atividades ligadas ao assunto


Relatório dos estudos e desenvolvimentos visando chegar a métodos anti fraudes combustíveis



O grupo e composto de seis profissionais de diversos setores como
Usinas
Refino de petróleo
Químicos
Outras atividades.
Esse grupo se reúne no mínimo uma vez por semana.

A primeira providencia do grupo foi recolher amostra de combustíveis tanto gasolina como álcool, de S.Paulo, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, e os resultados, citamos abaixo.

ALCOOL HIDRATADO
Das 19 amostras 11 delas apresentaram presença de água teste simples com resultados

GASOLINA
Foram colhidas 53 amostras sendo que 31, fora dos padrões em relação a % de álcool, uma variação de 10 a 60%.
Veiculado pela imprensa, testes efetuados em S.Paulo foram encontrados 129 postos com combustíveis fora de padrão, equivalente a todos os postos do Acre.

Diante dos resultados o grupo iniciou estudos visando em primeiro tentar evitar fraudes nos álcoois.

ALCOOL ANIDRO E HIDRATADO
Aos dois foi colocado um reagente que tinha a função de detectar a presença de água, isto se acaso fosse adicionado água, imediatamente haveria uma sensível alteração, o álcool de límpido e claro, passaria para branco e leitoso, denunciando fraudes. O material oleoso no álcool quando da mistura final com a gasolina fica 0,125%

O reagente no caso seriam óleos vegetais, objeto de estudo do biodiesel na proporção de 0,5%.

Tem também uma formula que infelizmente já descartada pela ANP, que seria a inclusão ao álcool anidro de 10% de gasolina já nas Usinas, uma pré mistura, e esse álcool dificilmente seria fraudado, teria um único destino a mistura final, e o mesmo caminhão que retira o alcool já levaria a gasolina, as informações da ANP, a mistura e prerrogativa das misturadoras e comentario que iria contra uma logística.

Ao álcool anidro foi adicionado um corante de cor laranja cor da gasolina e sem querer torna se um coadjuvante de fraudes. Lembrando também que haveria um aumento de 0,5% na oferta desse álcool. Falando em litros não e nada mas falamos em bilhões de litros e so fazerem os cálculos, praticamente a produção de algumas usinas.

KIT ANTI FRAUDES GASOLINA
Anexo desenho explicativo
Determina em 30 segundos o teor de álcool contido, ate o consumidor poderá faze lo.
Este como e descartado não tem necessidade de testes em motores, nesse caso aprovado seriam milhões de fiscais que antes do abastecimento fariam os testes.

KIT ANTI FRAUDES ALCOOL ANIDRO E HIDRATADO
Anexo desenho explicativo
Indica quando o álcool recebeu água, e quanto, teste rápido também que poderá ser feito pelo consumidor, nos testes efetuados tem resultados assustadores.

LIMITADOR DE ALCOOL NA GASOLINA
Anexo desenho explicativo
Este processo o grupo considera o mais importante
Reagente poderá ser adicionado ao álcool anidro como também na gasolina pronta.
Esse processo não admite a adição de mais álcool alem do permitido, se adicionado 4% a mais, vai provocar uma separação do álcool da gasolina, inviabilizando sua comercialização, no caso os dois componentes teriam que passar por processos de purificação logo ...

Seria trocar 1,7% de reagente derivado do álcool, por fraudes que ultrapassam 60% ou mais, vale ainda destacar que se o reagente for adicionado nas Usinas esse álcool não poderá ter outro destino a não ser sua mistura com a gasolina, pois seu teor fica abaixo do álcool hidratado
Vale ainda destacar que o reagente do limitador e proveniente da extração da folha de cana, e que ira proporcionar 20.000 empregos na área com remuneração de R$ 450,00 mensais, seriam os colhedores de folhas e colmos. Este numero poderá dobrar, ou seja serão 40.000 somente acertando nossa formulação.
Observação importante, a mistura entre álcool e gasolina deve obedecer a seguinte regra. Álcool na gasolina, nunca gasolina no álcool.isto após a adição do reagente.
Outros aspectos favoráveis
1 aumento da oferta de gasolina 1,7%
2 não devera a gasolina sofrer alteração de preço pois o reagente e mais barato que a gasolina, a alteração se houver e para baixo.

Todas as formulas e processos foram enviadas a ANP Agencia Nacional do Petróleo e em resposta foi enviado um oficio 684 SQP, que solicita uma serie de testes, bancada, emissões, desempenho, durabilidade, etc.
No caso de aprovação desse tipo de mistura pode se também em pensar numa verticalização de produção do álcool, sai anidro e hidratado e estipula se um álcool de teor de pureza igual ao chamado hidratado, que na verdade na destilação representa resíduos da própria cana que fica no álcool,o que vai aumentar sensivelmente a produção e oferta do produto, facilitando também o limitador proposto.

Enviamos a São Paulo um dos elemento do grupo que tentou a realização de tais testes sem contudo conseguir, pois todas as universidades estão desenvolvendo o biodiesel.
Fomos também ao IPT Dr. Mauricio, sem sucesso, fomos a Empresa Falcon , Bauer Sr. Devair também sem sucesso, procuramos auxilio de distribuidores bandeira branca, também sem auxilio nenhum.

Por fim a ANP nos encaminha ao Centro de Pesquisas Tecnológicas em Brasília onde seremos recebido dia 23 de abril, para realização de testes e apresentação das formulas e métodos.
Fomos recebidos e explicamos nossos métodos e formulas e estamos aguardando o pronunciamento a respeito.

Obs.
A falta de acentos, problema com o computador
tel. 082 93325322
Claudeci Almeida Prado
Para nossa surpresa, após 2 meses recebemos uma carta da ANP-Brasilia, onde não foi feito nenhum teste em relação aos nossos métodos, o que nos fez entrar em contato com Ministério de Minas e Energia, Ministério da Justiça, Petrobras,Ouvidoria da ANP-Rio e Gabinete da Presidência da Republica e outros órgãos ligados ao setor. ISSO PARECE BRINCADEIRA. E DE MAU GOSTO.Para completar uma pergunta, alguém se lembra de algum método ou formula anti fraudes combustíveis, que foi feito ultimamente? A não ser a coloração do álcool anidro coadjuvante de fraudes e um batalhão de fiscais.
Em tempo estamos estudando o que fazer com o resíduo da extração das folhas de cana, fizemos um conglomerado anti térmico, mas estamos apenas iniciando testes, se alguém quiser ajudar por favor entrem em contato.

Anônimo disse...

complemento do comentario, resposta enviada a ANP-CPT Brasilia.


Relatorio para a ANP ac do Sr. Alex

Podemos notar que o Sr. Não fez os testes e sómente respondeu por sua capacidade profissional de observação e pelos inúmeros processos feitos em laboratórios bem equipados como o da CPT ., não tem nem gasolina ou álcool.
O primeiro processo no álcool anidro.
Quando adicionamos ao álcool anidro 0,5% de óleo na verdade na gasolina vai apenas 0,125 ml. considerando 25% de uso na mistura final, esta adição vai provocar nos bicos injetores uma pequena lubrificação no mínimo.
Não se trata de adição de emulsificantes, e sim uma reação de emulsão ao contato com agua
Vamos descartar o kit anti fraudes álcool, o Sr. tem razão, porem não tanta por que o álcool hidratado na verdade vem com resíduos de destilação do próprio álcool, somente ao álcool anidro e adicionado água, portanto o teste revela presença de água, no caso fraude no álcool anidro, mas deixa pra la, mas observe o novo método para detectar % de água contida nos álcoois. Se fosse usado hidrocarbonetos citado no oficio 013, haveria também uma reação, porem por curto espaço de tempo e voltaria a ser límpido e colorido.
Kit anti fraudes gasolina.
Sabemos que a água vai fazer a separação e o resultado e visto com alguma dificuldade, usamos a água sanitária, porque ela provoca uma oxidação no álcool e pode ser visto o teor de álcool com alguma facilidade porque via de regra os consumidores não tem experiência e o resultado poderá ser visto com grande facilidade. Informamos sim quanto e adicionado no nosso desenho 2 ml o que a tampa recebe. E que o Sr. não percebeu, ou não viu o desenho explicativo que o Sr Décio lhe deixou e qualquer leigo no assunto entenderia, faltou atenção.

Destaque-se ainda que o teste da proveta da ANP, somente poderão serem feitos pelos próprios fiscais e quando solicitado pelos postos de abastecimento, e la se sabe de onde vem essa gasolina. consiste em proveta de 100 ml. colocar 50 ml. de gasolina e acrescentar 50 ml. de água com sal e aguardar numa poltrona cedida pelos postos 15 minutos ate a separação total das partes. Rápido não?, outros solventes, isto somente podera ser realizado em laboratórios., então o consumidor deixa o carro no posto e vai a procura de laboratório, muito SIMPLES. Sic

Limitador de álcool na gasolina
Sabemos também que a água poderá ser usada nesse processo, nossa estupidez não chega a tanto, e que o uso da água
sanitária nesse caso iria provocar um aumento da condutividade.
O vinagre citado pelo Sr. Décio, na verdade seria uma mistura de 2 ml de acido acético em 100 ml de água para podermos ter sempre um padrão em função da agua, poderia ser também alcalino,portanto a metade do vinagre normal, isto feito apenas para padronizar o reagente. E se usamos 1,7% o acido e diluído e pelos testes de motores o teor de acido e bem pequeno e não deve prejudicar.usamos para cada 1.000 litros 17 de reagente que contem 340 ml. de acido acético, diluídos em 1.016 litros.
Então estaremos trocando 1,7% por 10,20,30,40,50% chegando ao absurdo de 96% de álcool na gasolina vide internet
Fizemos inúmeras pesquisas, talvez ate em vão, porque a CPT, já tem esse método anti fraudes e outros mais. Será que tem mesmo?
Mas mesmo assim estamos fazendo contato com outros órgãos, solicitando pareceres e opiniões,
Ainda acho que para preservar o álcool anidro deveria ser feita uma mistura com gasolina pura, ou seja uma pré mistura e esse álcool não teria outro fim a não ser a mistura final.
De qualquer forma vamos continuar em nossas pesquisas escolares, quem sabe um dia não chegaremos a bons resultados.
Como o Sr cita em seu relatório, o produto adicionado a gasolina devera trazer benefícios, o difícil mas não impossível seria encontrar um reagente que impede fraudes e ao mesmo tempo beneficie o combustível. Como o conter fraudes desse sentido já não seja um grande beneficio.
Esta resposta parece sim uma piada.e sem graça.

Gratos
Claudeci
vamos fazer uma demonstração numa grande distribuidora, para poder obter maiores detalhes, e quem sabe uma orientação técnica. E vamos contatar órgãos públicos também.
Nesse meio tempo foi desenvolvido um extrato de folhas de cana de açúcar, que substitui o famoso vinagre, e vai proporcionar 40.000 empregos na área rural de Alagoas.

Bruna Rossin disse...

Oi,

Pela segunda vez em 3 semanas tive problemas com o meu carro Flex ano 2008: ele ligou mas assim que tirei o carro da garagem, todas as luzes do painel se ascenderam, o carro começou a andar vagarosamente, foi perdendo a força e morreu. Tento ligar novamente e após algumas tentativas desisto. Assim que o motor esfria, ligo o carro e ele está normal. Poderia ser problema de combustível?

Bruna disse...

Oi,

Pela segunda vez em 3 semanas tive problemas com o meu carro Flex ano 2008: ele ligou mas assim que tirei o carro da garagem, todas as luzes do painel se ascenderam, o carro começou a andar vagarosamente, foi perdendo a força e morreu. Tento ligar novamente e após algumas tentativas desisto. Assim que o motor esfria, ligo o carro e ele está normal. Poderia ser problema de combustível?

Anônimo disse...

Anti fraudes combustiveis ideal
PIADA

TRATA-SE DE UM DISPOSITIVO QUE PODE SER COLOCADO NA ENTRADA DO TANQUE DE GASOLINA DO VEICULO, OU NA SAIDA DA MANGUEIRA DO COMBUSTIVEL E QUANDO DO ABASTECIMENTO VAI ACONTECER O SEGUINTE SE O COMBUSTIVEL ESTIVER ALTERADO.

1-IMEDIATAMENTE ACENDE UMA LUZ VERMELHA NO PAINEL DO CARRO E A TAMPA DO TANQUE FECHA AUTOMATICAMENTE, INTERROMPENDO O ABASTECIMENTO.
2-NESSE MOMENTO APARECEM OS SUPER-HEROIS, BATMAN E ROBIN, O INCRIVEL HULK, MULHER MARAVILHA, POPEYE, MULHER BIONICA, SUPERHOMEM, E POR FIM O GRANDE MAGICO MANDRAKE.
COMO VÃO AGIR ESTES SUPER-HEROIS E SUAS FUNÇÕES.
BATMAN E ROBIN
PRENDEM O DONO DO POSTO E O FRENTISTA
SUPERHOMEM
DESENTERRA OS TANQUES DO POSTO E OS LEVA PARA MARTE.
MULHER MARAVILHA
DESTROE TODAS AS MANGUEIRAS.
O INCRIVEL HULK.
DESTROE O POSTO INTEIRO,. ARRASANDO COM A EDIFICAÇÃO TODA.
GRANDE MAGICO MANDRAKE
VENDO TODA AQUELES ENTULHOS, TRANSFORMA O LOCAL EM UM GRANDE PARQUE DE DIVERSÕES.
E O DONO DO CARRO E BEM CONSOLADO PELA MULHER BIONICA, SENDO QUE SEU CARRO NADA SOFREU E FOI LAVADO PELO POPEYE

TODO ESTE APARATO E REALIZADO EM APENAS 1 MINUTO
SERA QUE OS ORGÃOS OFICIAIS VÃO ACEITAR ESSA FORMULA ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS.

ESTE FATO SE HOUVER, VAI SER DIVULGADO POR UMA EMPRESA DE TELEVISÃO, CRENTE QUE ESTA ABAFANDO, QUE VAI REPETIR A NOTICIA 239 VEZES NO DIA – 2 A MAIS DO DESASTRE AEREO E 56 A MENOS DA MORTE DO CANTOR BICHAEL.

NO CASO DE RECLAMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM S.A.C. FALE CONOSCO TEL. 00-0000001- ATENDENTES DO SETOR DE MILAGRES E DE SUA SUGESTÃO, SERA ATENDIDO PRONTAMENTE, OU A A.A.A.

COMO NÃO CONSEGUIMOS DEMONSTRAÇÕES, ACHO QUE ESTE METODO E O MELHOR DE TODOS, QUE ACHAM...

Unknown disse...

Bom dia!
Meu mecânico disse que a mistura álcool / gasolina faz com que a injeção eletrônica perca a "identidade" não sabendo qual o combustível que o carro foi abastecido e causando problemas no motor (ligar, potência), gostaria de saber se é verdade. Eu possuo um Classic 2007, flex e GNV.
Obrigado Marcos

Anônimo disse...

Marcos,

Acho melhor trocar de mecânico, pois so veículos "flex" de fábrica conseguem identificar e queimar com eficiência qualquer proporção alcool/gasolina.

Lucianoeeu.com disse...

Tem como a gente mesmo fazer um teste, pra saber se a gasolina é alterada?

yanmaneee disse...

yeezy shoes
yeezy boost 350
curry 5 shoes
hermes belt
adidas yeezy
christian louboutin outlet
nike air max
off white hoodie
yeezy shoes
jordans