quarta-feira, 11 de março de 2009

DAR "CAVALO-DE-PAU" NUM CARRO COM ABS TRAVA AS RODAS?


Como já sabemos, a função do ABS ou Sistema Anti-travamento das rodas é impedir que em condições de frenagem pânica, uma ou mais rodas travem, prejudicando a dirigibilidade do veículo. Até aí tudo bem.

Mas imagine um carro com ABS realizando uma manobra, tipo “cavalo-de-pau”. Nessa manobra as rodas do carro irão travar? Antes de responder, lembre-se que numa situação como essa o volante é esterçado bruscamente, jogando o carro de lado com as rodas traseiras...travadas!!! Isso mesmo, travadas. Mas, se o carro tem ABS, como pode ocorrer travamento?

A resposta é simples. Observe que ao realizar um “cavalo-de-pau” o motorista não utiliza o sistema hidráulico dos freios, mas sim o freio de mão que é um sistema mecânico acionado através de cabos metálicos ligados às rodas traseiras. Nestas condições, o ABS não atua, apesar da leitura da velocidade das rodas estar sendo realizada pelos sensores. E, além do mais, para que o ABS atue é preciso que o motorista pressione o pedal de freio, o que não acontece durante este tipo de manobra.

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito, nada a acrescentar. Mas e como é que se dá o cavalinho em um carro com freio de mão eletrônico?
Esses novos premium vem sem nenhuma alavanca ou pedal de freio estacionário.
Abraço!