domingo, 29 de março de 2009

TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR - DIESEL


Essa semana recebi um e-mail de um leitor que tinha dúvidas sobre o tipo de óleo utilizado no motor de seu veículo utilitário. Seu questionamento foi tão interessante que resolvi escrever esse Post sobre as características do óleo lubrificante para motores a Diesel.

A principal diferença em relação a outros lubrificantes está na classificação API. Segundo a Norma, a letra C, de Comercial, é utilizada para designar lubrificantes utilizados em motores à combustão por compressão. A classificação segue o padrão dos veículos de passeio onde uma letra padrão é acompanhada por outra letra que indica o nível tecnológico do lubrificante. Ou seja, iniciando no código CA, passando pelo CB, CC e CD. A partir desse ponto o lubrificante é subclassificado em categorias distintas.

Isso é necessário para distinguir o óleo utilizado em motores a diesel de dois tempos, que utilizam os códigos CD-II, por exemplo, cujos mais avançados recebem a denominação CF-2. Já para os de quatro tempos, são utilizados lubrificantes mais avançados, do tipo CE, CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4.

Mas, o lubrificante para motores Diesel, por trabalhar em condições mais severas, deve atender a algumas especificações, o que os diferencia dos utilizados em motores a gasolina e álcool. É que as temperaturas na câmara de combustão são muito mais elevadas, e, portanto, o óleo deve conseguir manter uma película lubrificante, auxiliando na redução da formação de fuligem e material particulado, além da redução de consumo de óleo.

Os lubrificantes têm conseguido acompanhar o desenvolvimento dos motores Diesel, resultando em uma geração de óleo tecnologicamente avançados, adotando base sintética e aditivação concentrada. É o caso dos lubrificantes CI-4, utilizados nos novos motores eletrônicos, comparáveis aos de classificação SL utilizados em carros de passeio.

Até o próximo Post.

Alexandre

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