quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NORMA SAE




No Post anterior sobre óleo do motor ( Tudo sobre óleo – Norma API ) vimos a classificação do lubrificante em função de seu nível tecnológico. Hoje, vamos entender a classificação em função da viscosidade, seguindo a Norma SAE ( Sociedade dos Engenheiros Automotivos ).


Primeiramente, é preciso entender que Viscosidade é uma característica típica de fluidos, e determina a resistência que uma substancia oferece ao escoamento. Isso que dizer que quanto mais viscoso um líquido, mais “grosso” ele é.

Em um motor, seja ele a gasolina, ou mesmo a Diesel, é imperativo que o óleo circule com grande facilidade por entre os dutos de lubrificação no momento da partida, já que, é nos primeiros segundos de funcionamento que ocorre o maior desgaste do motor. Daí a necessidade do óleo ter baixa viscosidade com o motor frio. Já em altas temperaturas, o óleo deve ser mais viscoso, mantendo sua liga e garantindo o filme lubrificante.

Óleos que variam sua viscosidade em função da temperatura são chamados de Multiviscosos e são classificados por dois números, intercalado por uma letra. Veja o exemplo:
SAE SJ 20 W 50.

Nesse caso, a legenda acima indica que a viscosidade do óleo varia de 20 a 50 durante o funcionamento do motor. A letra “W” refere-se a winter, inverno em inglês, indicando a presença de um aditivo que evita o congelamento do óleo em baixas temperaturas, o que seria fatal para o motor.

Na próxima semana iremos falar sobre aditivos no óleo.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • Combustível de má qualidade altera a viscosida de do óleo.
  • Troque o óleo a cada 5.000km ou 6 meses.
  • Respeite a especificação do óleo do motor prescrita no manual do prioprietário.

2 comentários:

Anônimo disse...

oleo do motor é o responsável por durabilidade, performance, economia e emissão de poluentes respeitar a normas técnicas é obrigação === www.queoleousar.com.br========

Unknown disse...

boa tarde,

O q falar sobre aditivo colocado junto com o óleo do motor? vale a pena? em específico o militec.