sábado, 28 de março de 2009

TECNOLOGIA POR TRÁS DA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL – PARTE II


Na busca pela eficiência energética, as montadoras nacionais tem buscado inspiração em modelos europeus. O mais novo lançamento promete uma redução de 15% no consumo de combustível e emissões de poluentes.

É importante entender que tamanha economia não é resultado de uma ação isolada, mas sim, o somatório de modificações que ampliou em 1,5km a distância percorrida para cada litro de álcool, o que é bastante significativo!!!

Entenda quais foram as principais alterações realizadas:

Aerodinâmica
Foram adotados apêndices aerodinâmicos por toda a extensão da carroceria, com o objetivo de reduzir o coeficiente de atrito aerodinâmico, ou Cx. O que pelo jeito deu muito resultado, já que o uso de um spoiler dianteiro sob o pára-choque, grade dianteira mais fechada, saias laterais, e um aerofólio traseiro resultou em uma redução significativa do Cx, que passou de 0,34 para 0,31 !! Tradução disso tudo – uma redução no consumo de 2% !!!

Transmissão
As alterações ao nível da transmissão foram as mais significativas, proporcionando uma economia de quase 4,0% no consumo de combustível. Isso mesmo quase 4,0% !!! Para tanto, os engenheiros alteraram as relações de marcha, tornando-as mais longas, principalmente na última marcha. A relação do diferencial também foi modificada em relação ao modelo atual.

Suspensão
O trabalho na suspensão teve como objetivo rebaixar o veículo, favorecendo assim a aerodinâmica. O resultado é uma distância do solo menor em 12,00mm.

Pneus e Rodas
Os novos pneus e rodas adotam a medida de 14", em vez do aro 15 utilizado na versão convencional. Ou seja, pneus menores e de medidas mais estreitas aliviam 26 quilos no peso total do carro. O composto da borracha utilizado nos pneus, por sua vez, reduz a resistência ao rolamento, possuindo um banda de rodagem mais dura, sendo calibrados com 42 libras – 13 libras a mais que os pneus convencionais!!! Isso garante uma redução de 3,8% no consumo.

Até o próximo Post.

Alexandre
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