quarta-feira, 11 de março de 2009

DAR "CAVALO-DE-PAU" NUM CARRO COM ABS TRAVA AS RODAS?


Como já sabemos, a função do ABS ou Sistema Anti-travamento das rodas é impedir que em condições de frenagem pânica, uma ou mais rodas travem, prejudicando a dirigibilidade do veículo. Até aí tudo bem.

Mas imagine um carro com ABS realizando uma manobra, tipo “cavalo-de-pau”. Nessa manobra as rodas do carro irão travar? Antes de responder, lembre-se que numa situação como essa o volante é esterçado bruscamente, jogando o carro de lado com as rodas traseiras...travadas!!! Isso mesmo, travadas. Mas, se o carro tem ABS, como pode ocorrer travamento?

A resposta é simples. Observe que ao realizar um “cavalo-de-pau” o motorista não utiliza o sistema hidráulico dos freios, mas sim o freio de mão que é um sistema mecânico acionado através de cabos metálicos ligados às rodas traseiras. Nestas condições, o ABS não atua, apesar da leitura da velocidade das rodas estar sendo realizada pelos sensores. E, além do mais, para que o ABS atue é preciso que o motorista pressione o pedal de freio, o que não acontece durante este tipo de manobra.

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, nada a acrescentar. Mas e como é que se dá o cavalinho em um carro com freio de mão eletrônico?
Esses novos premium vem sem nenhuma alavanca ou pedal de freio estacionário.
Abraço!

Pau de cavalo disse...

Pau de cavalo funciona

Pau de cavalo cápsula


Pau de cavalo