No primeiro Post da Série “ Como funciona o carro Flex” vimos quais as principais alterações técnicas em relação a um modelo a gasolina. A seguir, veremos como o sistema funciona.
Basicamente, precisamos entender que o coração do Sistema Flex é um Software instalado na Central de Injeção. Esse software permite que a Central seja capaz de aprender. Isso mesmo, aprender. Essa condição é necessária para permitir ao Sistema poder aprender a mistura de álcool e gasolina presente no tanque, para em seguida, ajustar a quantidade de combustível a ser injetado no motor.
Em primeiro lugar, o sistema de injeção precisa identificar se houve abastecimento. Isso é muito importante, pois é no abastecimento que pode ocorrer mudança no combustível. Mas como a Central eletrônica sabe quando houve abastecimento? Simples, através do Sensor de Nível.
Esse sensor é uma espécie de bóia montada dentro do tanque, que informa ao painel de instrumentos o nível de combustível. Nos carros Flex, a informação desse Sensor é compartilhada também com a Central de injeção.
Sempre que desligamos o carro para abastecer, a central memoriza a última informação do sensor, ou seja, o nível do combustível no tanque. Ao girar a chave após o abastecimento, o sensor de nível irá informar que houve variação, para mais, no nível do tanque.
Sempre que houver abastecimento maior que três litros no tanque, a central irá utilizar a estratégia de aprendizado para identificar a mistura presente no tanque, podendo ser álcool puro, gasolina pura, ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
E é sobre a estratégia de aprendizado que falaremos nos próximos Posts.
Alexandre
Dicas AutoServiço
Basicamente, precisamos entender que o coração do Sistema Flex é um Software instalado na Central de Injeção. Esse software permite que a Central seja capaz de aprender. Isso mesmo, aprender. Essa condição é necessária para permitir ao Sistema poder aprender a mistura de álcool e gasolina presente no tanque, para em seguida, ajustar a quantidade de combustível a ser injetado no motor.
Em primeiro lugar, o sistema de injeção precisa identificar se houve abastecimento. Isso é muito importante, pois é no abastecimento que pode ocorrer mudança no combustível. Mas como a Central eletrônica sabe quando houve abastecimento? Simples, através do Sensor de Nível.
Esse sensor é uma espécie de bóia montada dentro do tanque, que informa ao painel de instrumentos o nível de combustível. Nos carros Flex, a informação desse Sensor é compartilhada também com a Central de injeção.
Sempre que desligamos o carro para abastecer, a central memoriza a última informação do sensor, ou seja, o nível do combustível no tanque. Ao girar a chave após o abastecimento, o sensor de nível irá informar que houve variação, para mais, no nível do tanque.
Sempre que houver abastecimento maior que três litros no tanque, a central irá utilizar a estratégia de aprendizado para identificar a mistura presente no tanque, podendo ser álcool puro, gasolina pura, ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
E é sobre a estratégia de aprendizado que falaremos nos próximos Posts.
Alexandre
Dicas AutoServiço
- O Sensor de nível de combustível é fundamental para o funcionamento do sistema Flex.
- O veículo Flex pode rodar com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis.
- Cuidado ao abastecer, pois os veículos Flex são mais sensíveis a combustível de má qualidade.
Para saber mais sobre o assunto:
6 comentários:
muito bom!
agora espero para saber como é feito a aprendizagem do combustível.
joão alberto
Se a central já recebe informação da sonda lâmbda "identificando" a mistura que tem no tanque, qual a necessidade de se adotar uma estratégia de aprendizado também à cada abastecimento?
Por que falla el sensor de combustivel en un honda
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