Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.
Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.
Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.
Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo.
Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.
Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.
Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.
Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo.
Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
- Mantenha o nível do óleo entre a indicação de máximo e mínimo.
- Verifique o nível do óleo sempre com o motor frio.
- Verifique o nível do óleo, ao menos, duas vezes ao mês.
23 comentários:
É realmente impressionante a total e mais absurda ignorância de praticamente todas as concessionárias e oficinas. Depois reclamam que carros flex consomem demais. De 2004 pra cá os carros da GM saem da montadora com o excelente óleo 5W30 Energy, mais conhecido por Ac Delco. Sempre nas trocas, ferram os motores com os 20W50... Assim não dá!!!!
AMIGO LEITORES! FIZ A MAIOR BURRADA. QUERENDO ECONOMIZAR QUASE FUNDI O MELHOR QUASE FUDI O MOTOR DO MEU FOX 2007, ONDE TRABALHO TEM UM ÓLEO 15W40 PARA ÔNIBUS E CAMINHÕES A DIESEL SEGUINDO A RECOMENDAÇÃO D UM MECANICO ULTRAPASSADO AQUELE Q NÃO C ATUALIZOU ACABEI COLOCANDO O TAL ÓLEO RODEI 70 KM O CARROU (FERVEU)AQUECEU IMEDIATAMENTE LEVEI O CARRO PARA OFICINA COLOQUEI ÓLEO ORIGINAL E O CARRO VOLTOU AO NORMAL. POR ISSO FICA AQUI UM ALERTA SEMPRE FAZER O QUE O FABRICANTE RECOMENDA. O BARATO PODE SAÍ CARO.
Amigos Leitores! Óleo de motor não recomendado pelo fabricante pode fazer com que seu carro aqueça (ferva)por isso coloque sempre óleo ORIGINAL siga sempre a recomendação do fabricante do veículo.Confira tire suas dúvidas no manual do veículo,quase bati(quebrei) o motor do meu FOX por não obedecer as especificações do ÓLEO DO MOTOR. MUITA GENTE DEIXA D COLOCAR ÓLEO ORIGINAL SINTÉTICO OU SEMI-SINTÉTICO POR SER MAIS CARO.+MUITO CUIDADO O BARATO PODE SAIR CARO E BOTA CARO NISSO,POR ISSO NÃO ESQUEÇA CUMPRA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO.
Com 30.000km rodados no meu fox 08, um mecanico desinformado fez a troca de óleo + filtro e acabou colocando 4 litros de óleo no cárter ao invés de 3.3 , como manda o manual. Devo retirar óleo do cárter ou posso rodar assim mesmo?
Desde já obrigado.
Tenho uma Pajero Sport HPE 2007 GASOLINA V6, ao trocar de óleo em um posto o funcionario colocou 5,3 litros de óleo ao inves de 4,5 litros conforme o manual. O quanto posso andar com o carro para qu não prejudique o motor e seus componentes?
O nível máximo do óleo deve ser rigorosamente respeitado, pois o óleo adicional aumenta a pressão interna do cárter, empurrando óleo líquido para o interior da câmara de combustão, carbonizando o motor e obstruindo os anéis de segmento do pistão.
Caso seja colocado óleo acima do nível o óleo deve ser removido imediatamente pelo bujão do carter.
Alexandre
TENHO UM FIESTA 2009 QUE ESTA AGORA COM 10.000 KM. O CARRO ESTA FUNCIONANDO E PUXANDO NORMAL NÃO NOTEI NADA DE DIFERENTE, MAS TENHO NOTADO QUE O OLEO DO MOTOR PARECE ESTAR SUBINDO O NÍVEL NA VARETA.É NORMAL? PODE TER HAVIDO UMA QUEBRA DE ANÉIS E ESTAR PASSANDO GASOLINA PRO OLEO? MAS COM ESSA KILOMETRAGEM? SERA POSSIVEL? DESDE JÁ AGRADECO.
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Qual óleo devo usar no celta 2009 motor vhc com 78 mil km desde ja obrigado
MEU CARRO FOX 2006 1.0 ESTÁ BAIXANDO O ÓLEO DO MOTOR SEMANALMENTE BAIXA UM DEDO DE ÓLEO MAS NÃO ESTÁ FUMANDO NEM COM VAZAMENTOS, QUE MISTÉRIO SERÁ? O ANTI CHAMA ESTÁ ENTOPIDO POIS SOPREI E NÃO PASSA AR, ABRAÇOS lUIS
MEU CARRO FOX 2006 1.0 ESTÁ BAIXANDO O ÓLEO DO MOTOR SEMANALMENTE BAIXA UM DEDO DE ÓLEO MAS NÃO ESTÁ FUMANDO NEM COM VAZAMENTOS, QUE MISTÉRIO SERÁ? O ANTI CHAMA ESTÁ ENTOPIDO POIS SOPREI E NÃO PASSA AR, ABRAÇOS lUIS
MEU EMAIL É serigrafia@oi.com.br
10 de abril de 2014 21:20
Gostaria de saber o óleo correto para ser utilizado na Pajero Sport V6 motor 3.5 Flex 2010? Não dispnho do manual e um fretista recomendou o Castrol 5w40 magnatec profissional sintético. ~Eisto mesmo?
Qual o Óleo adequado para o prisma 1.0 Flex, que já rodou 70km
Olá a todos, comprei recentemente uma chrysler grand voyager 2000 2.4, o estado geral é muito bom, mas verifico que espirra algum óleo pelo tubo da vareta quando a careta esta fora, será um problema grave ou nem por isso?
Obrigado desde já pelas opiniões.
E o 5w30 amigo com certeza.
E o 5w30 amigo com certeza.
E o 5w30 amigo com certeza.
Amigo, gostaria de saber como devo conferir o óleo do motor da pajero Sport Diesel. Porque dizem que ela esconde 01 litro de óleo no filtro e que normalmente esse óleo retorna pró motor então fiquei na duvida. Se primeiro confiro ou se dou partida espero e confiro????
AO COMPLETAR OLEO SINTETICO , O NIVEL DO OLEO FICOU BEM ACIMA DO NORMAL ; CAUSA ALGUM DANO AO MOTOR?
trabalho em uma empresa de onibus ,na reposição diária foi colocado óleo errado [euro5 no lugar do óleo comum],em 25 onibus uma média de um litro a dois litros cada posso deixar rodar ou trocar tudo?
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