domingo, 9 de novembro de 2008

O QUE É AQUELA AGUA QUE PINGA PARA FORA DO CARRO?


Quem nunca foi questionado sobre uma poça de água que se formou embaixo do carro? Seria um problema no radiador ou uma mangueira estourada? Alguns motoristas ficam intrigados com o suposto vazamento.

Mas não há motivo para sustos. O que acontece na verdade é um dos fenômenos mais corriqueiros de nosso dia-a-dia. O pinga-pinga nada mais é que condensação, e é o resultado de uma troca térmica entre a umidade presente no ar e as partes frias do sistema de ar condicionado.

É que, assim como um copo de cerveja gelada “sua” sobre uma mesa na beira da praia, o ar, ao entrar em contato com o evaporador do ar condicionado no interior do painel, cede calor, resultando na condensação do vapor de água.

Dependendo da umidade relativa do ar na ocasião, o acúmulo de água na parte inferior do painel é considerável. Por isso, um pequeno dreno no fundo do painel direciona a água condensada para o exterior do veículo através de uma pequena mangueira flexível.

Com o motor em funcionamento e o ar condicionado ligado percebemos o gotejamento por baixo do carro. Esse efeito é bem mais perceptível em cidades litorâneas, onde a umidade relativa é maior, sendo menos percebido em cidades de clima seco.

Portanto, o gotejamento deve ser considerado normal, sendo um indício que o dreno está desobistruído e a mangueira está removendo o excesso de água do interior da caixa de ar.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas Auto Serviço
  • Gotas de água na parte interna do veículo é indício de dreno obstruído.
  • A obstrução do dreno é causado, normalmente, por folhas que caem das árvores quando o veículo está estacionado ao ar livre.
  • O gotejamento de água por baixo do veículo é normal com o ar condicionado ligado.

15 comentários:

Anônimo disse...

Essa dica foi muito útil e evitou que eu levasse meu carro à concessionária desnecessariamente. Muito obrigada!!!

Heliob Rastaman disse...

Só posso agradecer por uma postagem tão útil ao nosso dia dia. Ontem(Ia para praia), parei o carro pra pedir informação e percebi um gotejamento dágua embaixo do carro(estava com o ar ligado). Eu ia leva-lo a oficina pra perguntar se era normal. E essa informação foi muito clara a respeito do assunto.Parabéns e obrigado.

Anônimo disse...

Obrigado pela informação foi muito útil, tirou uma tremenda dúvida e preocupação.

Continue informado!

Unknown disse...

Postagem totalmente pertinente! Estava preocupada com meu veículo por conta desse gotejamento. Esclareceu bastante! Parabéns!

Anônimo disse...

Acabei de ver a pouco o gotejamento no meu carro. Fiquei nervoso, pois, estou viajando amanhã. Mais agora vou dormir tranquila para amanhã cedinho pegar a estrada. Obrigado pelas informações.

Anônimo disse...

Assim como os outros colegas disseram, também fiquei preocupado quando vi um bocado de água escorrendo debaixo do meu veiculo. Estava fazendo a higienização do ar condicionado quando o fenômeno ocorreu. Valeu pela informação.

CrisKulkkamp MakeUp disse...

Perfeita dica.. ja ia ligar pro SAC da concessionária rssss

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o mesmo aocntece com o aquecedor (desembaçador) ligado,já que notei esse pinga pinga embaixo do carro..mas com o aquecedor ligado. (meu carro é um primas 2014) obrigado.

Carla Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inkilino disse...

EU estou com problema no carro que quando ligo o ar condicionado, depois de um tempo vaza água dentro do carro, no lado do carona, chega a fazer poça dentro do carro, e da última vez deu um barulho de água escorrendo...

Anônimo disse...

Fui colocar o carro na garagem agora e percebi que estava caindo gotas da parte de baixo do carro. Fiquei olhando, coloquei a mão e percebi que era água limpa e estava em temperatura normal, mais pra gelada... Apesar de todos os indícios de ser água derivada do ar condicionado, queria perguntar quanto tempo ocorre esse gotejamento... Nunca havia percebido ou nunca tinha ocorrido isso.

Musicista disse...

Apesar de ler a respeito do gotejamento debaixo de carro, ainda estou procurando resposta, pois todas as explicações são ligadas a veículo q tem ar condicionado e o meu não tem , mas pingou bastante água.

Francisco Almeida disse...

Nunca tinha percebido o gotejamento somente hoje depois que passei num boeiro e a parte de ferro da grade do boeiro quebrou minha roda traseira tomou uma pancada muito forte fui embora depois de fotografar o boeiro quando cheguei em casa na minha garagem percebi que o chão eatava multado com água limpa pingando fiquei preocupado mais acho que é do ar nesmo !!! Mesmo assim falarei com a consecionaria pra dar uma ilhada né.

Unknown disse...

muito bem colocada sua informação
foi muito útil para mim
muito obrigado

João Ribeiro disse...

O deposito de água do meu veiculo perde água. Apercebi-me que me aparece no interior junto aos pedais, bem como no lado do passageiro. Quem me ajuda ?