A maioria dos motores possui um componente pouco conhecido - o Tucho. E é esse ilustre desconhecido que possui a nobre missão de transmitir o movimento do comando de válvulas para as válvulas do motor. Além disso, possui a função de limitar a folga entre o comando de válvulas e as válvulas.
Basicamente, há dois tipos de tucho: o “mecânico” e hidráulico”, mas todos eles possuem a mesma função. A diferença é que o tucho mecânico utiliza uma pastilha metálica enquanto que o hidráulico utiliza óleo para movimentar o tucho
Com o motor frio, o óleo está completamente acumulado na parte inferior do motor chamado de cárter. Isso inclui também o óleo que preenche os tuchos hidráulicos. Ocorre que ao dar partida nessa condição, o óleo, ainda muito viscoso em função da temperatura, tem dificuldade de circular pelo motor e atingir o cabeçote para realizar a lubrificação. Os tuchos, por estarem descarregados, aumentam a folga entre o comando de válvulas.
O barulho no motor, nessa situação, assemelha-se a uma seqüência de pequenos batidos, lembrando um pouco uma máquina de escrever. Na verdade é o ruído causado pela folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas. Mas não há o que temer pois à medida que o óleo aquece e a lubrificação é retomada, o óleo consegue circular por entre as canaletas, preenchendo os tuchos e reduzindo a folga.
Portanto, se escutamos um ruído com o motor frio, semelhante a batidos, por alguns breves minutos, podemos considerar normal. Mas, se o ruído permanece, mesmo com o motor aquecido, é preciso ir a uma oficina. O problema pode estar na bomba de óleo ou na viscosidade do óleo lubrificante.
Até o próximo Post.Alexandre
Dicas Auto Serviço
Basicamente, há dois tipos de tucho: o “mecânico” e hidráulico”, mas todos eles possuem a mesma função. A diferença é que o tucho mecânico utiliza uma pastilha metálica enquanto que o hidráulico utiliza óleo para movimentar o tucho
Com o motor frio, o óleo está completamente acumulado na parte inferior do motor chamado de cárter. Isso inclui também o óleo que preenche os tuchos hidráulicos. Ocorre que ao dar partida nessa condição, o óleo, ainda muito viscoso em função da temperatura, tem dificuldade de circular pelo motor e atingir o cabeçote para realizar a lubrificação. Os tuchos, por estarem descarregados, aumentam a folga entre o comando de válvulas.
O barulho no motor, nessa situação, assemelha-se a uma seqüência de pequenos batidos, lembrando um pouco uma máquina de escrever. Na verdade é o ruído causado pela folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas. Mas não há o que temer pois à medida que o óleo aquece e a lubrificação é retomada, o óleo consegue circular por entre as canaletas, preenchendo os tuchos e reduzindo a folga.
Portanto, se escutamos um ruído com o motor frio, semelhante a batidos, por alguns breves minutos, podemos considerar normal. Mas, se o ruído permanece, mesmo com o motor aquecido, é preciso ir a uma oficina. O problema pode estar na bomba de óleo ou na viscosidade do óleo lubrificante.
Até o próximo Post.Alexandre
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- Escutar leves batidos com o motor frio em um carro multiválvulas é normal.
- O período de troca do óleo de um motor multiválvulas deves ser de 5.000Km.
- Ruído constante, mesmo com o motor quente, é indício de problemas de lubrificação.
Saiba mais sobre o assunto:
61 comentários:
Excelente matéria, pois esclarece o ponto em quetão: sobre a partida no motor frio, ainda vale lembrar para não forçar o motor nos primeiros 500 metros, devido a lubrificação e temperatura do óleo. Parabens
Carlos
Boa noite, comprei um corolla 2004 seg 1.8 16v e estou notando um barulho no motor quando ele está frio na primeira partida do dia, e fiquei muito preocupado levei em 2 mecânicos e me falaram que era normal pois o carro 16v bate um pouco, mas não fiquei muito convencido, este barulho seria normal? o carro está com 130.000 km o oleo está ok e quando está quente não houve nada.
obrigado
Realmente a informacao é muito util, já que e uma caracteristica que só se conhece com muito tempo de prática e que realmente preocupa. Eu mesmo entrei aqui porque tava preocupado com o ruido do motor, agora estou mais tranquilo.
Obrigado!
Gostei tirou todas as minhas duvidas ,exelente materia obrigado
Tenho um gol mil, e na primeira partida de manhã o motor faz um barulho estranho. Gostaria de saber se é normal ou se esta com algum defeito. Esta com apenas 10.000km rodado
Acabei de comprar um Astra 2005 GSI com 78.000 Km carro de garagem todo original, mas quando liguei o motor ele faz esse barulho preocupante e quando esquenta para, fui ao mecânico eles afirmaram que é o Tuche que depois vai precisa fazer, mas com essa explicação vejo que é normal, tenho um Gol Gti motor feito silencioso ai me assustei com o Astra. Muito obrigado
A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!
A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!
A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!
Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade
Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade
Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade
Troquei o óleo e filtro do meu palio EL. 1.5 e rodei o dia todo, mas da noite pra ca vem fazendo um ruido fora do normal no motor, como um ronco proximo as correias, nao sei dizer se e problema com lubrificaçao ou correia alguem poderia me ajudar..?
Muito bom ajudou bastante..
Excelente explicação.Meu corolla faz esse mesmo barulho. Fiquei mais aliviado. Meu mecânico disse que e normal,o corolla dele tbm tem esse barulho.
Excelente explicação.Meu corolla faz esse mesmo barulho. Fiquei mais aliviado. Meu mecânico disse que e normal,o corolla dele tbm tem esse barulho.
Muito boa a matéria. Tava preocupado com meu gol. Agora estou mais tranquilo. Apesar de achar uma sacanagem um barulho deste em um carro com 8.000 km.
Excelente explicação. Muito boa e parabéns ao autor.
Gostaria de tirar uma dúvida.
Tenho um Grand sciena e moro num local muito frio.
Agora, no inverno, quando ligo ele pela manhã, tem uma válvula que fica batendo mesmo depois de andar por 5 uns 5 minutos. Só se ouve o barulho quando acelerado.
Depois de andar estes 5 minutos, deixo desligado por uma hora, e quando lugo novamente, o barulho desapareceu.
Seria o caso de substituir as pastilhas?
Grato.
Ótimo texto, tenho uma moto 4 cilindros 600cc e faz esses barulhos na temperatura baixa, serve para ela também ne
Ótimo texto, tenho uma moto 4 cilindros 600cc e faz esses barulhos na temperatura baixa, serve para ela também ne
Gostei desta matéria tirou minha dúvida parabéns pelo trabalho
Belíssima explicação. Estou com o mesmo problema de ruido com o carro frio e fiquei assustado. Agora entendo o que se passa. Talvez seja apenas por o antigo dono andar com 5w30 e o recomendado ser 5w40. Vou mudar o óleo e verificar se o ruído desaparece.
Já agora, a quente não tem qualquer ruído dos tuchos.
Tenho um Siena fire 1.0 8 válvula.
Ele está batendo na primeira partida e depois de uns 3 a 4 minutos ele para de fazer barulho. Toda vez que esfria faz esse barulho.
Deixei ontem na oficina para o mecânico me dar um diagnóstico ouvindo esse barulho.
Hoje fui até a oficina e ele me falou q esse barulho vem da parte de baixo, que é causado por uma folga no girabrequim. E que teria que fazer o motor por completo.
E agora. Oque eu faço?
Tenho um Siena fire 1.0 8 válvula.
Ele está batendo na primeira partida e depois de uns 3 a 4 minutos ele para de fazer barulho. Toda vez que esfria faz esse barulho.
Deixei ontem na oficina para o mecânico me dar um diagnóstico ouvindo esse barulho.
Hoje fui até a oficina e ele me falou q esse barulho vem da parte de baixo, que é causado por uma folga no girabrequim. E que teria que fazer o motor por completo.
E agora. Oque eu faço?
Muito obrigado, colega, pela informação.
Uso um Corollinha 2006 que apresenta essa característica. O carro é bom de consumo, tá com 125.000 km, e comigo há quatro meses.
Bom saber que é "normal" essa batidinha.
Amigo tinha um astral 2003 8v
Com óleo 15w40 semi sintético
Foi só trocar por um óleo mineral 20w50 que é a última específicacão do manual que parou o barulho
Tenho um Siena direito 1.0 2011 , 66700 km rodados.
Meu Siena quando liga fica normal , depois que esquenta uns 10 minutos ligado começa um barulho tec tec tec , aí quando eu piso no acelerador não faz só quando solto o acelerador faz barulho tipo metralhadora por 2 segundos , alguém pode me ajudar por favor .
Me falaram que era tucho , ou comando de válvulas que fica ali no tucho .
MEU CARRO JA DEU PROBLEMA DE PESCADOR ENTUPIDO , AI MABDEI LIMPAR CARTER E PESCADOR , ME FALARAM QUE PODIA SER A BomBA DE OLEO COM DEFEITO QUE NAO ESTA LUBRIFICANDO DIREITO ,ESSE TEC TEC COMECOU DEPOIS DE UM MES QUE LIMPEI O CARTER E O PESCADOR .
Muito boa a matéria,precisamos de informações claras como essa.
Parabens.
Muito bem esclarecido! já estava aqui desesperada... rs Tenho um UNO VEVACE 2012, e hoje cedo quando fui ligar o carro, aconteceu a mesma coisa. Quando cheguei no serviço, (15Km da minha casa), o barulho já havia desaparecido. Troquei oleo recentemente, na semana passada.
Parsbens...
Obrigado, foi de grande valia pois comprei um Elantra com 54 mil rodados ele quando dou partida a frio faz um barulho de dois segundo com se fifos tucho,mais agora estou mais tranquilo Manaus Amazonas Fábio .
Po meu carro e um gol ap 1.8 e hoje dunada fui ligar ele e dunada bateu os tuchos e parou dunada ele fikou 24 horas parado tb sem ligar e prova de oleo normal
Tenho um novo palio 1.4 2014, tirei 0km, tem esse ruido de tucho ao liga-lo depois de alguns dias parado, rodo pouco está com 20.000km. Uso oleo recomendado no manual 15w40 semissintético, e se eu trocar pelo 5w40 pode ajundar na lubrificação mais rápida na partida com motor frio? Lembrando que o ruído de tucho fica aproximadamente 1 minuto e depois com motor quente desaparece. Parabêns pela materia!
Olá amigos tenho uma Strada aventure 1.8 8v e na primeira partida de manhã faz tbm esse tal de tec tec tec por uns 5 segundos e depois nan se ouve mais somente quando o motor está frio...desde já agradeço a resposta..
Olá estou com problema numa Zafira 2.0 8valvulas da qual a frio bate muito esquentando pra o Barrulho troquei por duas vezes já os tuchos foi medida pressão bomba de óleo e já não sei mais o que fazer mecânico alega ser batida de saia de pistão porque um mecanico fez a parte superior do motor por que o carro levou uma fervida e furrou a junta de cabeçote.
O que pode ser alguém pode me ajudar até tenho vídeo do Barrulho porep não postar o mesmo
Grato
Olá amigo, então as vezes só trocar os tuchos não resolve porque o comando de válvulas também gasta, o recomendado é trocar os tuchos com as escoras onde o comando empurra, e se o comando estiver com marcas de desgaste deve trocar também
Parabéns gostei do esclarecimento obrigado👍👍👍
Bom dia porque os carro não bate tucho com o motor frio quando e 0 km.gostaria d saber.obrigado
Bom dia porque os carro não bate tucho com o motor frio quando e 0km.poderia m responder.obrigado
Boa noite. Tenho um Fox 1.0 Ano 2010 com 165.000 rodados. A um mês foi feito todo o motor. De fato, quando dou partida pela manhã, escuto os 'estalos', seguidos de uma leve "perca de força". O barulho não dura 1 minuto, e após isso o motor entra em seu funcionamento normal, muito silêncioso por sinal. Como trabalho a menos de 2km da minha casa, rodo pouquíssimo com o carro, não sendo possível "esquentar" o motor. Na minha região está frio, então é certo que irá fazer o 'estalo'.O óleo utilizado foi Selenia 15W40, porém na próxima troca, trocarei pelo Elaion, para ver me minimiza. Obrigado pelos esclarecimentos.
Estou com uma situação semelhante. Motor fire 1.0 75cv com 30 mil km e faz um barulho durante os primeiros 2 3 minutos... Tipo um tec tec (baixinho) mas depois de 5 minutos já passou. Especialmente em dias com menos de 10 Graus. Creio que seja isso; mas e o tal pescador que tanto falam? pode ter a ver? Ja tive carro mais rodado e não fazia esse barulho e esse é km de fabrica 30 mil e fazendo esse tec tec... Quem tiver algum conhecimento sobre o caso pode postar por favor. Abraços
meu uno vivace ta batendo tucho com motor frio depois que troquei olho novo
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tenho palio 2004 todo dia cedo dou partida ele bate os tuchos e normal
Eu troquei comando de válvula, tuchos, balanceiros, correia, sensor de temperatura, retentor do comando, mas meu Vectra GTX 2008 faz um ruído ao dar partida nele a frio, depois ele esquenta e para. O que seria ?
Pessoal é normal bater quando o motor tá frio.
Fazer barulho tec-tec de manhã logo que liga o motor em junho, julho e agosto é normal.
E quando ligo o carro fãs barulho parece de Coreia enferrujada mas não e sempre
Bom dia tenho uma Ecosport 2013 2.0 16 válvulas
Na partida com motor frio ouve se um rangido lado direito do motor esse barulho dura média de 2 segundos depois para o que pode ser?
Possuo um elantra 2015 comando variável ao dar a 1 partida ele bate tucho é assim q o motor começa a entrar em temperatura de trabalho para é normal
Tenho um gol ap 1.8 guando eu do a primeira partida do dia ele fã um barulho parecendo que está rajando só que o barulho é baixo e depois de ums 30 segundos o barulho some. Espero que vocês posam me ajuda
Meu Corolla ano 2004 de vês em quando faz este barulho e negócio de segundo some .pela tica já estou tranquilo obrigado
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O meu cobalt LTZ automático 2018, faz um barulho de tucho com o motor frio durante uns 2 minutos depois para.
Já troquei óleo, coloquei tucho novo e nada. Estava pensando em fazer um teste de pressão na bomba de óleo. Mas diante disso vou "deixar quieto". Obrigado pela dica.
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O meu HB20S faz esse barulho na troca da segunda marcha pra terceira. Marcha. Quando está frio depois para.
Isso é normal é esperar uns 2 a 3 minutos o motor esquenta aí para
Não precisa fazer nada isso é normal. Motor frio da esse TEC TEC
Eu uso 5w30 tem esse TEC TEC frio tbm se vc trocar por 5w40 resolver me avisa
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