quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

RUIDO COM O MOTOR FRIO É NORMAL?


A maioria dos motores possui um componente pouco conhecido - o Tucho. E é esse ilustre desconhecido que possui a nobre missão de transmitir o movimento do comando de válvulas para as válvulas do motor. Além disso, possui a função de limitar a folga entre o comando de válvulas e as válvulas.

Basicamente, há dois tipos de tucho: o “mecânico” e hidráulico”, mas todos eles possuem a mesma função. A diferença é que o tucho mecânico utiliza uma pastilha metálica enquanto que o hidráulico utiliza óleo para movimentar o tucho

Com o motor frio, o óleo está completamente acumulado na parte inferior do motor chamado de cárter. Isso inclui também o óleo que preenche os tuchos hidráulicos. Ocorre que ao dar partida nessa condição, o óleo, ainda muito viscoso em função da temperatura, tem dificuldade de circular pelo motor e atingir o cabeçote para realizar a lubrificação. Os tuchos, por estarem descarregados, aumentam a folga entre o comando de válvulas.

O barulho no motor, nessa situação, assemelha-se a uma seqüência de pequenos batidos, lembrando um pouco uma máquina de escrever. Na verdade é o ruído causado pela folga excessiva entre o tucho e o comando de válvulas. Mas não há o que temer pois à medida que o óleo aquece e a lubrificação é retomada, o óleo consegue circular por entre as canaletas, preenchendo os tuchos e reduzindo a folga.

Portanto, se escutamos um ruído com o motor frio, semelhante a batidos, por alguns breves minutos, podemos considerar normal. Mas, se o ruído permanece, mesmo com o motor aquecido, é preciso ir a uma oficina. O problema pode estar na bomba de óleo ou na viscosidade do óleo lubrificante.


Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas Auto Serviço
  • Escutar leves batidos com o motor frio em um carro multiválvulas é normal.
  • O período de troca do óleo de um motor multiválvulas deves ser de 5.000Km.
  • Ruído constante, mesmo com o motor quente, é indício de problemas de lubrificação.
Saiba mais sobre o assunto:

32 comentários:

carlos disse...

Excelente matéria, pois esclarece o ponto em quetão: sobre a partida no motor frio, ainda vale lembrar para não forçar o motor nos primeiros 500 metros, devido a lubrificação e temperatura do óleo. Parabens

Carlos

Adriano disse...

Boa noite, comprei um corolla 2004 seg 1.8 16v e estou notando um barulho no motor quando ele está frio na primeira partida do dia, e fiquei muito preocupado levei em 2 mecânicos e me falaram que era normal pois o carro 16v bate um pouco, mas não fiquei muito convencido, este barulho seria normal? o carro está com 130.000 km o oleo está ok e quando está quente não houve nada.
obrigado

Erick Campos disse...

Realmente a informacao é muito util, já que e uma caracteristica que só se conhece com muito tempo de prática e que realmente preocupa. Eu mesmo entrei aqui porque tava preocupado com o ruido do motor, agora estou mais tranquilo.

Obrigado!

celso payão disse...

Gostei tirou todas as minhas duvidas ,exelente materia obrigado

Anônimo disse...

Tenho um gol mil, e na primeira partida de manhã o motor faz um barulho estranho. Gostaria de saber se é normal ou se esta com algum defeito. Esta com apenas 10.000km rodado

Unknown disse...

Acabei de comprar um Astra 2005 GSI com 78.000 Km carro de garagem todo original, mas quando liguei o motor ele faz esse barulho preocupante e quando esquenta para, fui ao mecânico eles afirmaram que é o Tuche que depois vai precisa fazer, mas com essa explicação vejo que é normal, tenho um Gol Gti motor feito silencioso ai me assustei com o Astra. Muito obrigado

Unknown disse...

A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!

Unknown disse...

A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!

Unknown disse...

A minha Palio 2003 e de uns meses pra cá vem fazendo esse barulho só de manhã! Pensei que fosse algo mais sério,mas agora fico mais tranquilo! Então seria melhor trocar os tuchos hidráulico!

LUIS CORDEIRO disse...

Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade

LUIS CORDEIRO disse...

Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade

LUIS CORDEIRO disse...

Olá amigo, o meu é 1.0 tec, segundo os entendidos uma m.... tbm quando frio bate por dois ou três minutos e assovia, parece que tá cheio de passarinhos dentro do capô! Comentei com o mecânico e ele disse que são os tuchos; porém pra que eu continue tocando assim mesmo que não dá nada! Para um carro com 15000km isso é lamentável, e há muitos anos ouvi o então ex presidente Color de Melo falando com muita propriedade, "os carros brasileiros são como carroças "! Pura verdade

Anônimo disse...

Troquei o óleo e filtro do meu palio EL. 1.5 e rodei o dia todo, mas da noite pra ca vem fazendo um ruido fora do normal no motor, como um ronco proximo as correias, nao sei dizer se e problema com lubrificaçao ou correia alguem poderia me ajudar..?

Will disse...

Muito bom ajudou bastante..

Fred disse...

Excelente explicação.Meu corolla faz esse mesmo barulho. Fiquei mais aliviado. Meu mecânico disse que e normal,o corolla dele tbm tem esse barulho.

Fred disse...

Excelente explicação.Meu corolla faz esse mesmo barulho. Fiquei mais aliviado. Meu mecânico disse que e normal,o corolla dele tbm tem esse barulho.

Dinei disse...

Muito boa a matéria. Tava preocupado com meu gol. Agora estou mais tranquilo. Apesar de achar uma sacanagem um barulho deste em um carro com 8.000 km.

Antonio Boni disse...

Excelente explicação. Muito boa e parabéns ao autor.

Gostaria de tirar uma dúvida.
Tenho um Grand sciena e moro num local muito frio.

Agora, no inverno, quando ligo ele pela manhã, tem uma válvula que fica batendo mesmo depois de andar por 5 uns 5 minutos. Só se ouve o barulho quando acelerado.

Depois de andar estes 5 minutos, deixo desligado por uma hora, e quando lugo novamente, o barulho desapareceu.

Seria o caso de substituir as pastilhas?

Grato.

Ronaldo personal disse...

Ótimo texto, tenho uma moto 4 cilindros 600cc e faz esses barulhos na temperatura baixa, serve para ela também ne

Ronaldo personal disse...

Ótimo texto, tenho uma moto 4 cilindros 600cc e faz esses barulhos na temperatura baixa, serve para ela também ne

Unknown disse...

Gostei desta matéria tirou minha dúvida parabéns pelo trabalho

Renault disse...

Belíssima explicação. Estou com o mesmo problema de ruido com o carro frio e fiquei assustado. Agora entendo o que se passa. Talvez seja apenas por o antigo dono andar com 5w30 e o recomendado ser 5w40. Vou mudar o óleo e verificar se o ruído desaparece.

Já agora, a quente não tem qualquer ruído dos tuchos.

Carlos França Silva disse...

Tenho um Siena fire 1.0 8 válvula.
Ele está batendo na primeira partida e depois de uns 3 a 4 minutos ele para de fazer barulho. Toda vez que esfria faz esse barulho.
Deixei ontem na oficina para o mecânico me dar um diagnóstico ouvindo esse barulho.
Hoje fui até a oficina e ele me falou q esse barulho vem da parte de baixo, que é causado por uma folga no girabrequim. E que teria que fazer o motor por completo.
E agora. Oque eu faço?

Carlos França Silva disse...

Tenho um Siena fire 1.0 8 válvula.
Ele está batendo na primeira partida e depois de uns 3 a 4 minutos ele para de fazer barulho. Toda vez que esfria faz esse barulho.
Deixei ontem na oficina para o mecânico me dar um diagnóstico ouvindo esse barulho.
Hoje fui até a oficina e ele me falou q esse barulho vem da parte de baixo, que é causado por uma folga no girabrequim. E que teria que fazer o motor por completo.
E agora. Oque eu faço?

TENTANDO SER... disse...

Muito obrigado, colega, pela informação.
Uso um Corollinha 2006 que apresenta essa característica. O carro é bom de consumo, tá com 125.000 km, e comigo há quatro meses.
Bom saber que é "normal" essa batidinha.

Unknown disse...

Amigo tinha um astral 2003 8v
Com óleo 15w40 semi sintético
Foi só trocar por um óleo mineral 20w50 que é a última específicacão do manual que parou o barulho

PORTAL MUVICIO disse...

Tenho um Siena direito 1.0 2011 , 66700 km rodados.
Meu Siena quando liga fica normal , depois que esquenta uns 10 minutos ligado começa um barulho tec tec tec , aí quando eu piso no acelerador não faz só quando solto o acelerador faz barulho tipo metralhadora por 2 segundos , alguém pode me ajudar por favor .
Me falaram que era tucho , ou comando de válvulas que fica ali no tucho .
MEU CARRO JA DEU PROBLEMA DE PESCADOR ENTUPIDO , AI MABDEI LIMPAR CARTER E PESCADOR , ME FALARAM QUE PODIA SER A BomBA DE OLEO COM DEFEITO QUE NAO ESTA LUBRIFICANDO DIREITO ,ESSE TEC TEC COMECOU DEPOIS DE UM MES QUE LIMPEI O CARTER E O PESCADOR .

werner disse...

Muito boa a matéria,precisamos de informações claras como essa.
Parabens.

Juliana Mastrorosa disse...

Muito bem esclarecido! já estava aqui desesperada... rs Tenho um UNO VEVACE 2012, e hoje cedo quando fui ligar o carro, aconteceu a mesma coisa. Quando cheguei no serviço, (15Km da minha casa), o barulho já havia desaparecido. Troquei oleo recentemente, na semana passada.

Ademir Gonçalves disse...

Parsbens...

Anônimo disse...

Obrigado, foi de grande valia pois comprei um Elantra com 54 mil rodados ele quando dou partida a frio faz um barulho de dois segundo com se fifos tucho,mais agora estou mais tranquilo Manaus Amazonas Fábio .

Unknown disse...

Po meu carro e um gol ap 1.8 e hoje dunada fui ligar ele e dunada bateu os tuchos e parou dunada ele fikou 24 horas parado tb sem ligar e prova de oleo normal