Em 1770,Nicolas Joshep Cugnot, inventor francês, estava tão obcecado pela idéia de colocar o primeiro veículo a vapor do mundo para andar que acabou esquecendo de um pequeno detalhe – como fazê-lo parar !!! O colosso de metal e madeira que pesava quatro toneladas e se deslocava a 3,6 Km/h sobre três rodas se chocou contra um muro em sua estréia.
Desde então, credita-se a Cugnot, não somente a criação do que viria a ser o tataravô dos carros modernos, mas também a criação do primeiro acidente automobilístico de que se tem notícia !! E, foi graças a esse fato histórico que a indústria dos freios ganhou impulso...
O princípio que rege um sistema de freio está ligado à capacidade de converter energia cinética em energia térmica. Isso que dizer que quando nos deslocamos com um veículo acumulamos energia cinética, que é a energia do movimento, e que para pará-lo é preciso converter essa energia em outra forma de energia. No caso, energia térmica em forma de calor.
Portanto, quanto mais calor gerado pelo sistema de freios mais eficiente será a frenagem. Só que não é tão simples assim...surge aí a limitação dos materiais utilizados no sistema. É que grande maioria dos matériais metálicos apresentam perda de eficiência causada pelo excesso de temperatura, fenômeno conhecido como Fading.
O material mais utilizado é o ferro fundido, que apesar de muito pesado, possui custo reduzido de produção, boa resistência mecânica e é um excelente condutor de calor. Esse material é utilizado na confecção dos discos e tambores de freio. Já em veículos de competição e em alguns carros esportivos estão sendo utilizados discos de freio de compostos cerâmicos por serem mais leves e mais resistentes à fadiga.
Nos próximos Posts veremos como surgiram os discos de freio, porque as pastilhas de freio não utilizam mais amianto na sua composição, além de dicas de manutenção.
Alexandre
Dicas AutoServico
Desde então, credita-se a Cugnot, não somente a criação do que viria a ser o tataravô dos carros modernos, mas também a criação do primeiro acidente automobilístico de que se tem notícia !! E, foi graças a esse fato histórico que a indústria dos freios ganhou impulso...
O princípio que rege um sistema de freio está ligado à capacidade de converter energia cinética em energia térmica. Isso que dizer que quando nos deslocamos com um veículo acumulamos energia cinética, que é a energia do movimento, e que para pará-lo é preciso converter essa energia em outra forma de energia. No caso, energia térmica em forma de calor.
Portanto, quanto mais calor gerado pelo sistema de freios mais eficiente será a frenagem. Só que não é tão simples assim...surge aí a limitação dos materiais utilizados no sistema. É que grande maioria dos matériais metálicos apresentam perda de eficiência causada pelo excesso de temperatura, fenômeno conhecido como Fading.
O material mais utilizado é o ferro fundido, que apesar de muito pesado, possui custo reduzido de produção, boa resistência mecânica e é um excelente condutor de calor. Esse material é utilizado na confecção dos discos e tambores de freio. Já em veículos de competição e em alguns carros esportivos estão sendo utilizados discos de freio de compostos cerâmicos por serem mais leves e mais resistentes à fadiga.
Nos próximos Posts veremos como surgiram os discos de freio, porque as pastilhas de freio não utilizam mais amianto na sua composição, além de dicas de manutenção.
Alexandre
Dicas AutoServico
- O ferro fundido é utilizado nos discos de freio e tambor.
- Quanto mais calor um sistema de freios gera, mais eficiente é.
- Fading provoca a perda de eficiência dos freios.
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2 comentários:
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