domingo, 25 de janeiro de 2009

COMO FUNCIONA O CARRO FLEX - PARTE IV



Antes de darmos continuidade à série de Posts sobre o Funcionamento do Carro Flex devemos relembrar alguns conceitos. Primeiramente, lembre-se que “Aprendizado” é termo dado a estratégia adotada pela Central de injeção para identificar o combustível que está no tanque. Em segundo lugar, apenas é possível “aprender” o novo combustível após determinar quando ocorreu um abastecimento.

Tendo esses dois conceitos em mente fica fácil entender que a estratégia de Aprendizado não ocorre constantemente, mas sim, em condições pré-determinadas. Ao todo são cinco condições na qual o aprendizado deve ocorrer. E, de modo a facilitar o entendimento, vou tratar cada uma dessas condições separadamente.

A primeira condição é também a mais importante, pois determina que na primeira partida após um abastecimento, o Aprendizado deve ser realizado. Isso significa que a Central de injeção irá “ler” os gases expelidos pelo escapamento nos primeiros segundos de funcionamento do motor logo após um abastecimento.

O interessante em tudo isso é que enquanto o Aprendizado é realizado a mistura de combustíveis no tanque ainda não foi determinada, e o motor está funcionando com os dados do aprendizado anterior.

Parece complicado? Vou tentar explicar de forma mais clara. Imagine que o tanque do seu carro está com um pouco de gasolina e você abastece com álcool. Nos primeiros instantes de funcionamento, o motor estará funcionando com os parâmetros de funcionamento da gasolina até que o sistema aprenda o novo combustível presente no tanque, no caso o álcool, e altere esses parâmetros. Fácil não?

Nem tanto... Nos próximos Posts daremos continuidade ao assunto.

Alexandre
Dicas AutoServico
  • O Aprendizado demora em média 15 segundos
  • Após um abastecimento é realizado o Aprendizado para determinar o combustível presente no tanque.
  • Carros Flex são mais sensíveis a combustíveis adulterados.
Saiba mais sobre o assunto

2 comentários:

Unknown disse...

Poxa!! que bom que ainda existem pessoas preocupadas e solidarias com dúvidas de terceiros!!
Parabéns pela página e continuarei acessando para mais informacoes pois comprei uma carro flex e tenho algumas dúvidas.
Obrigado pelas informacoes.abraço!!

Alexandre Costa disse...

José carlos obrigado pelo comentário. Qualquer dúvida é só mandar um e-mail para blogautoservico@gmail.com

Alexandre