Os eletroinjetores, também conhecidos como bicos, são pequenos componentes de acionamento elétrico responsáveis pela dosagem do combustível. E, apesar de pequenos, são de grande importância para o correto funcionamento do motor.
Mas para que o motor funcione realmente bem, é preciso que o combustível seja injetado no formato de minúsculas gotículas. Isso exige que os orifícios na extremidade do injetor sejam muito pequenos. Tão pequenos que uma simples sujeira, da espessura de um fio de cabelo, pode obstruí-los.
Essas impurezas entopem, total ou parcialmente, os injetores prejudicando a vazão do combustível para o motor. Isso acarreta aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.
Mas afinal, de onde vêm as impurezas? A resposta é: do próprio combustível !! Isso mesmo, o maior inimigo do injetor é o combustível que você usa no seu carro. Não. Não estamos falando de combustível adulterado. Estamos na verdade nos referindo a um resíduo existente na composição da gasolina nacional conhecido como Goma é o principal responsável pelo problema.
A Goma é resultante de deficiências no processo de destilação da Gasolina, e quando exposto às altas temperaturas no interior do motor transforma-se em Borra, que é aquela incrustação escura que você observa na extremidade do injetor.
Observe que a Goma está presente tanto na Gasolina Comum, quanto na Aditivada. Portanto, o correto é realizar, de forma preventiva, a limpeza dos injetores por ultra-som a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Não podendo esquecer também do cuidado com a qualidade da Gasolina utilizada, além de substituir o filtro de combustível regularmente.
Mas para que o motor funcione realmente bem, é preciso que o combustível seja injetado no formato de minúsculas gotículas. Isso exige que os orifícios na extremidade do injetor sejam muito pequenos. Tão pequenos que uma simples sujeira, da espessura de um fio de cabelo, pode obstruí-los.
Essas impurezas entopem, total ou parcialmente, os injetores prejudicando a vazão do combustível para o motor. Isso acarreta aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.
Mas afinal, de onde vêm as impurezas? A resposta é: do próprio combustível !! Isso mesmo, o maior inimigo do injetor é o combustível que você usa no seu carro. Não. Não estamos falando de combustível adulterado. Estamos na verdade nos referindo a um resíduo existente na composição da gasolina nacional conhecido como Goma é o principal responsável pelo problema.
A Goma é resultante de deficiências no processo de destilação da Gasolina, e quando exposto às altas temperaturas no interior do motor transforma-se em Borra, que é aquela incrustação escura que você observa na extremidade do injetor.
Observe que a Goma está presente tanto na Gasolina Comum, quanto na Aditivada. Portanto, o correto é realizar, de forma preventiva, a limpeza dos injetores por ultra-som a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Não podendo esquecer também do cuidado com a qualidade da Gasolina utilizada, além de substituir o filtro de combustível regularmente.
Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
- Ao limpar os injetores troque também o filtro de combustível.
- Alternar um tanque de gasolina comum com um tanque de aditivada solta a sujeira do tanque, obstruindo os injetores.
- A limpeza mais eficiente de injetores é por ultra-som.
Para saber mais sobre o assunto:
2 comentários:
A goma na gasolina não tem nada a ver com deficiências na destilação. A gasolina comum ou aditivada vendida no Brasil é composta por nafta de destilação, nafta craqueada e álcool.
A nafta de destilação é bastante estável, vai demorar muito muito para formar goma. Há sobra desse produto para formular a gasolina. O problema é que a octanagem dessa nafta é baixa.
Já a nafta craqueada tem octanagem elevada mas é bastante instável. Forma goma com o tempo.
No Brasil somente a gasolina premium (Podium da Petrobras) é formulada com produtos de elevada estabilidade e octanagem.
Os bicos atuais são autolimpantes. Os fabricantes não recomendam a limpeza. Pelo projeto do injetor a própria pressão do combustível escoando pelos orifícios faz a limpeza.
Somente em casos raros (gasolina batizada) que seria necessário limpar os bicos injetores.
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