sábado, 29 de novembro de 2008

APRENDA A IDENTIFICAR VAZAMENTO DE GÁS NO AR CONDICIONADO.


Essa semana recebi alguns e-mails relatando problemas com ar condicionado. Mais especificamente, sobre vazamento. Resolvi então, elaborar um Post sobre o assunto com o objetivo de ajudar os leitores do Blog. São dicas que podem esclarecer a perda de eficiência do sistema de ar condicionado.

- Funcione o motor e ligue o botão do ar condicionado. Após um ou dois segundos devemos escutar o acoplamento da embreagem magnética do compressor. Um ruído semelhante a um " plac". O não atracamento do compressor é um forte indício de quantidade insuficiente de gás refrigerante.

- Ainda com o motor funcionando, verifique se o compressor entra e sai, repetidas vezes. O acoplamento e desacoplamento da embreagem do compressor também é um forte indício de gás em excesso ou em falta.

- Agora, se ao ligar o ar condicionado você percebe um cheiro diferente no interior do carro, isso é vazamento na certa. Principalmente, pelo evaporador, que é um componente do sistema que fica por trás do painel. É que o gás possui um odor característico, sendo percebido nos primeiros instantes de funcionamento. É difícil descrever o odor, mais um técnico especializado com certeza é capaz de identificar.

- Para ser caracterizado o vazamento é preciso que a perda de eficiência seja gradativa, deixando aos poucos de resfriar. Pois quando há vazamento, a perda de gás é lenta...reduzindo a eficiência gradativamente. Já no caso de um problema elétrico, a perda de eficiência é instantânea.

Se o seu carro se encaixa em uma das questões acima é indício de vazamento. Nesse caso, o recomendado é dar uma nova carga de gás, acompanhada por um líquido especial chamado contraste. Esse líquido permite identificar vazamentos quando exposto à luz ultravioleta.
Mas afinal de contas, porque ocorrem os vazamentos? Bem, isso já é assunto para um próximo Post.

Alexandre

119 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Suas dicas sobre vazamento de gás no ar-condicionado me ajudaram muito. Assim conseguirei especificar no oficina o problema apresentado no ar do meu carro.
Muito obrigado pelas informações.
Um abraço.
Márcio O. de Oliveira
Campo Grande - MS

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog! Com essas informações consegui aprender um pouco mais sobre o assunto pra poder conversar melhor com a oficina. Sucesso! Um abraço!
Fernando Willemann
Florianópolis - SC

Anônimo disse...

o problema da minha zafira é que o cheiro de gás azedo vem depois de algum tempo de funcionamento. entretanto, a pressão e o conteúdo de gás permanecem inalterados.
vou pedir para verificarem o evaporador, como sugeriu.
grato,
pedro - são paulo

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Gostaria de uma dica com relação ao sistema de ar da Zafira, pois o pessoal da autorizada estão apanhando, o caso é o seguinte, perda de eficiencia após troca de compressor que estourou com 5mil km,ja se trocou novamente o compressor, o condensador, a válvula de espansão, não há vazamentos e foi vereficado o flap do ar quente em fechado. Fica aqui a dúvida

Alexandre Costa disse...

Sobre o caso da Zafira que trocou o compressor, preciso de mais informações sobre o caso para poder ajudar. Por favor me envie um e-mail para blogautoservico@gmail.com e aí podemos conversar melhor sobre o assunto.

Alexandre

Anônimo disse...

ola? por favor me ajude em uma duvida.. o compressor do meu celta esta com um vazamento de oleo,, mas o ar ta uma beleza, tudo ok,,isto pode causar algum poblema futuro... juninhotorra@hotmail.com

Unknown disse...

OLA AMIGO COLOQUI GÁS NO AR DO MEU CARRO FUNCIONOU TUDO CERTO ATÉ QUE PERCEBI UM BARULHO COMO SE FOSSE AR VAZANDO FOI AÍ QUE PERCEBI QUE ESTAVA VAZANDO GÁS NO COMPRESSOR. VERIFIQUEI E VÍ QUE O VAZAMENTO É PELA FRENTE DO COMPRESSOR NA PARTE DA POLIA!! ME DIGA O QUE PODE SER? ROLAMENTOS? OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

Alexandre Costa disse...

Fausto

Existe uma pequana peça responsável pela vedação da parte frontal do compressor. É conhecida como selo meâncico, e que no caso nessecita ser substituido no caso do seu veículo.

O reparo é relativamente simples, exigindo a remoção do compressor e coleta do gás do sistema.

Alexandre

Anaísa Freitas disse...

Olá, tudo bem? Adorei o seu blog, mas estou com uma dúvida: é verdade que, se está entrando água do ar condicionado dentro do carro é sinal de filtro entupido? Por favor, explique-me isso, pois o ar tem 6 meses de instalado e quando levo lá o rapaz sempre diz isso. Abs.

Anônimo disse...

Ola, recentemente o ar do meu mondeo 97, parou de funcionar, dai levei a uma oficina, e acharam vazamento e colocaram gas e um copinho de oleo, acontece que achei o ar meio fraco..e ouvi um barulho...fui ver e vi que o compressor tava solto, voltei a oficina e apertaram ele e umas 3 semanas depois, quando fui ver o carro de manha tinha uma pequena poça de oleo bem na reta do compressor, um oleo amarelinho, super limpo e escorregadio.. porem o ar continuou a funcionar..levei la e o cara olhou e como nao tinha mais oleo pq lavei por baixo mandou eu continuar a andar com o caro normalmente, nao vi mais oleo no lugar, este oleo que saiu pode ser excedente ou sera que saiu tudo? como saiu o oleo e o gas nao..?apesar que acho que o ar nao ta la aquelas coisas.

Unknown disse...

BOA TARDE AMIGO
O MEU COMPRESSOR ESTAR COM VAZAMENTO NA POLIA DO COMPRESSOR.

TENTEI ATE TIRAR APOLIA PARA VER SE TINHA ALGUMA PEÇA QUE EU PODERIA COMPRAR MAIS NÃO TIVE MUITO SUSSESO

DESMONTEI O COMPRESSO GUASE TODO MAIS NÃO COMSEGUIN RETIRAR AS CAMIZAS DO PISTÃO PARA POTAR O EIXO NO TORNO PARA RETIRADA DA POLIA.

TEM OUTRO JEITO DE RETIRAR APOLIA DO COMPRESSOR CEM DESMONTAR ELE TODO.

Unknown disse...

e vc tem que ver com um tecnico.

Unknown disse...

meu nome é valmir, gostaria de saber se é muito complicado para tirar vazamento do compressor de ar do vectra 97.parece que é um retentor, não sei se existe outra coisa que faça fazar. abraço

Anônimo disse...

boas. qual a diferença entre um ac autumatico e manual?

Unknown disse...

Gostei muito do seu Blog!!! muito bom, ajudou muito em algumas ocasiões, mais gostaria de tirar uma duvida, o carro esta ligado, tenho certeza que tem gás porque já verifiquei, troquei o evaporizador a 3 meses, eu aperto o botão de ligar o ar e esculto que o compressor liga normalmente, e nada de gelar, mais eu escuto um ruidozinho bem de leve como se fosse a tras do painel pela saida de ar, será que isso é o evaporizador novamente???

Unknown disse...

Gostei muito do seu Blog!!! muito bom, ajudou muito em algumas ocasiões, mais gostaria de tirar uma duvida, o carro esta ligado, tenho certeza que tem gás porque já verifiquei, troquei o evaporizador a 3 meses, eu aperto o botão de ligar o ar e escuto que o compressor liga normalmente, e nada de gelar, mais eu escuto um ruidozinho bem de leve como se fosse a trás do painel pela saída de ar, será que isso é o evaporizador novamente???

Diego disse...

Olá a tds.
Tenho um Ford Fiesta 1.6 2010.
O meu sistema de ar condicionado está c vazamento no selo do compressor.
Fui na autorizada Ford e me foi indicado trocar o compressor. R$ 2100,00 peça e mão de obra.
Caríssimo.
Fui em uma loja especializada.
Fizeram td análise necessária para identificar o vazamento e deu novamente o vazamento no selo do compressor.
Eles indicaram trocar o selo, algo aproximado de R$ 480,00 peça e mão de obra.
Será q isso msm...tem solução?
Abraços.

Diego disse...

Olá a tds.
Tenho um Ford Fiesta 1.6 2010.
O meu sistema de ar condicionado está c vazamento no selo do compressor.
Fui na autorizada Ford e me foi indicado trocar o compressor. R$ 2100,00 peça e mão de obra.
Caríssimo.
Fui em uma loja especializada.
Fizeram td análise necessária para identificar o vazamento e deu novamente o vazamento no selo do compressor.
Eles indicaram trocar o selo, algo aproximado de R$ 480,00 peça e mão de obra.
Será q isso msm...tem solução?
Abraços.

Unknown disse...

DIEGO PODE MANDAR FAZER ESTAR NO PREÇO E DE R$350 A R$ 500 PARA SEU PROBLEMA OK.

michelle disse...

mandei instalar um ar condicionado no meu carro mais funciona por um tempo depois vaza todo gas o que pode ser

michelle disse...

mechelle se puder me ajudar meu email: micheline.corbeluxe@tmail.com

marcelo - mcbertaco@yahoo.com.br disse...

muito bom esse blog.
meu vectra tenho que trocar o magnetico, o tecnico me disse que tem que recolher o gas, e outro me disse que faz o serviço no local sem o recolhimento do gas, tem jeito ?

Jailson Rodrigues disse...

Olá meu nome é Jailson tenho um corsa sedan 1999, e acabou o gás do ar condicionado, gostaria de saber se posso ligar um copressor de ar, desse de enxer pneus para verificar onde é o vazamento.

Jailson Rodrigues disse...

Olá meu nome é Jailson, tenho um corsa sedan 1999, e vazou todo o gas do ar condicionado, gostaria de saber se posso ligar o ar de compressor de enxer peneus, para verificar onde é o vazamento.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Bruno e gostaria de uma ajuda, tenho um celta 2004/05 que esta com problema de vazamento mas ainda não descobri onde. Pois ja troquei o compressor e o condensador, pensando que fosse por ai. Vi que não era, então troquei as valvulas da entrada de gás e também não resolveu meu problema. Ja gastei mais de R$ 2000,00 e não encontro um tecnico que descubra por onde vaza este gas. Detalhe, depois que troquei as valvulas o gas ainda ficou uns 4dias. Gostaria que me ajudasse, pois não aguento mais.

juninho disse...

Amigo boa noite,meu nome é Evandro tenho um celta-01 e tive muita bronca d compressor, mangueira ,rele ...no momento não usar ar pois para resolver tudo isso vou gastar um muito,quero desativar o ar.um tecnico me falou q eu teria q desligar o sensor d pressao do ar e fazer um (jamper) p 'camuflar' o sistema q o ar n estar ativado,pois sem esse jamper o ventilador do radiador fica desparado direto e a luz da injeção acessa.voce sabe informar alguma maneira dessa desativação ou a configuração desse jamper para resolver esse problema? grato pela atençao e parabens pelo blog!!!! evandrohenriquejunior@ig.com.br

juninho disse...

Amigo boa noite,meu nome é Evandro tenho um celta-01 e tive muita bronca d compressor, mangueira ,rele ...no momento não usar ar pois para resolver tudo isso vou gastar um muito,quero desativar o ar.um tecnico me falou q eu teria q desligar o sensor d pressao do ar e fazer um (jamper) p 'camuflar' o sistema q o ar n estar ativado,pois sem esse jamper o ventilador do radiador fica desparado direto e a luz da injeção acessa.voce sabe informar alguma maneira dessa desativação ou a configuração desse jamper para resolver esse problema? grato pela atençao e parabens pelo blog!!!! evandrohenriquejunior@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá boa noite, belíssimas dicas...
entao possuo um palio 96 e depois de uns 20 minutos com o ar ligado, começa a cheirar gás...
Isso só acontece com o ar ligado e depois de 20 min +-, já faz um ano que está assim.
Se é vazamento nao teria que ter acabado o gás?
Pois o ar continua gelando e continua cheirando...o que pode ser?
grato: Walter

indignado disse...

obrigado pelas dicas !é muito útil ,mas nao so eu como muitos outros motoristas enfrentam um problema maior que o defeito do ar . é a desonestidade dos proficionais .minha parati 89 levou 4 anos pra dar um problema ,agora é a terceira ves que levo e nao acham o vasamento ,mas sempre me cobram ...abraço

indignado disse...

para provar mais um pouco como existe proficionais desonestos,levei minha outra parati 2006 para verificar cheiro ruim .me disse que precisava de limpar o filtro e fazer uma limpeza .resumindo nem existe filtro na track field e o cheiro ruim que tinha descobri que a bateria tinha soltado um pouco do liquido .abraços

braz disse...

tenho um celta 2011 e com um ano e 2 meses de uso oar condicionado já não funciona. procurei um tecnico é ele disse que era o evaporador e fez orçamento de de 1.000,00 reias. gostaria de saber se o preço procede. grato

Anônimo disse...

olá colega tenho um uno com ar condicionado novo , eu pode perceber
que, o ar estar saindo quente do lado do motorista mais do lado do carona esta 100% o que será que pode estar ocreendo?

Anônimo disse...

E quando o ar condicionado faz um barulho na saída da ventilação parecida com um "Tssssss" e ele para de resfriar por um tempo e depois começa a resfriar novamente (No caso do meu carro não tá refrigerando muito)?

Anônimo disse...

E quando o ar condicionado faz um barulho na saída da ventilação parecida com um "Tssssss" e ele para de resfriar por um tempo e depois começa a resfriar novamente (No caso do meu carro não tá refrigerando muito)?

gilmar disse...

Bom dia, autêntica sua informação, a pesar de nem todas oficinas possuirem o ultra violeta, coloquei uma carga de gás ontem numa Nissan que comprei, vou observar se ha vazamento a partir de sua explicação obrigado.

gilmar disse...

Bom dia, autêntica sua informação, a pesar de nem todas oficinas possuirem o ultra violeta, coloquei uma carga de gás ontem numa Nissan que comprei, vou observar se ha vazamento a partir de sua explicação obrigado.

Jaciky Filomeno Andrade de Carvalho disse...

oi! meus parabéns pelo bog, sou formando em climatização e Refrigeração essas informações me ajudaram a esclarecer muitas dúvidas.
Espero que continuas com isso.

Jaciky Filomeno Andrade de Carvalho disse...

oi! Meus parabéns pelo Blog. Sou formando em Climatização e Refrigeração, seus Blogs me esclarecem muitas dúvidas. Espero que continuas a publica-los

Doug° disse...

Parabens pelos posts, ja me ajudaram muito!
Preciso de uma ajuda, antes de procurar um especialista que vai me cobrar horrores pelo meu carro e por um problema que pode ser simples!
Tenho um 206 2006, e o ar, do nada, simplesmente parou de funcionar.. quando aciono o botao A/C ele faz o barulho do macanismo acionando entao escuto um "tsssss" como se fosse barulho dde gas, (antes nao escutava) porem, nao gela o minimo possivel, isso aconteceu de uma semana pra outra (parei o carro no domingo, no proximo sabado que liguei novamente, estava assim) alguem ja passou por situacao semelhante? O problema pode ser "serio"?
Obrigado, e mais uma vez, parabens pelo Blog.
Douglas Reis.

Doug° disse...

Parabens pelos posts, ja me ajudaram muito!
Preciso de uma ajuda, antes de procurar um especialista que vai me cobrar horrores pelo meu carro e por um problema que pode ser simples!
Tenho um 206 2006, e o ar, do nada, simplesmente parou de funcionar.. quando aciono o botao A/C ele faz o barulho do macanismo acionando entao escuto um "tsssss" como se fosse barulho dde gas, (antes nao escutava) porem, nao gela o minimo possivel, isso aconteceu de uma semana pra outra (parei o carro no domingo, no proximo sabado que liguei novamente, estava assim) alguem ja passou por situacao semelhante? O problema pode ser "serio"?
Obrigado, e mais uma vez, parabens pelo Blog.
Douglas Reis.

Anônimo disse...

olá amigos, sua iniciativa foi válida, porém um pouco destorcida: o
exesso ou falta de gaz no sistema ( e não no compressor) pois o mesmo faz parte do sistema; jamais faria com que a embreagem do compressor viesse a desligar e/ou ligar, isso si dá sòmente através de um termostato que interrompe a corrente eletrica ao atingir determinada temperatura ( da mesma forma que acontece em um refrigerador doméstico). Quanto ao vazamento de gáz, é impossivel detectar atraves do cheiro, gáz refrigerante assim como outro tipo de gazes; não exalam cheiro. Tanto que no gáz GLP ( de cozinha) é adicionado " o cheiro" por uma questão de segurança, pois o mesmo é INFLAMÁVEL.
E a título de informação; o vazamento si dá em maior quantidade com o carro desligadoou seja, com o compressor parado. O gáz enquanto dentro do sistema; exerce uma pressão positiva e, com o compressor em funcionamento esta pressão cai drasticamente; então enquanto parado o vazamento é maior, haja vista que a pressão no interior do sistema é bem maior.
Resumindo: poderíamos dizer que o vazamento de gáz de qualquer "sistema de refrigeração " doméstico, comercial ou veicular ; si dá em maior quantidade com o sistema parado do que em funcionamento.
*obs. Sou técnico em refrigeração desde 1.990

Anônimo disse...

ola bom dia meu gas vazou . quando vaza o gas é preciso repor oleo tambem obrigado

CnC Bradocker disse...

Amigos, comecei a notar q o ar do meu gol G5 estava ficando sem gelar, pensei até que fosse o forte calor aqui em Recife, mas mesmo assim fui na concessionária. Quando o mecânico entrou no carro, já percebeu de cara um cheiro estranho (gás refrigerante)e depois ele viu q dos 450g de gás que deveriam estar presentes no sistema, foi encontrado apenas 160g. O mecânico fez a limpeza do sistema, deu uma nova carga de gás e colocou o contraste. Uma semana depois ele não encontrou o vazamento na parte da tubulação. Colocando a mão no núcleo, ele encontrou o mesmo com uma certa umidade e ta achando q a bronca eh nele mesmo. Nesse caso, se for o núcleo, tem q trocar de todo jeito?? Agradeço a atenção e parabéns pelo blog!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tenho uma parati g3 1.8 o ar dela nao esta gelando tem hora q gela e tem hora q nao gela mas é so na cidade q faz isso na rodovia ele fica normal, oq q seria, poderia ser falta de gaz?
eu levei pra conferir o gaz o cara disse q ta baixo mais ta normal pode ser isso ?

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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Eo gostei das dicas pelo menos agora ru vou saber mais sobre un curso que ru vou fazer..
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JERRY ADRIANO disse...

O meu ar condicionado parou de um dia para outro eu usei o meu ar no dia e apos no outro dia liguei e nao funcionou mais, agora o compressor ta ligando e nao ta gelando mais so fica um barulho no evaporador no interior do painel esse barulho e do tipo q parece q fica soprando um ar isso é normal aguardo resposta meu e-mail jerryadrianodacruz@hotmail.com

JERRY ADRIANO disse...

O meu ar condicionado parou de um dia para outro eu usei o meu ar no dia e apos no outro dia liguei e nao funcionou mais, agora o compressor ta ligando e nao ta gelando mais so fica um barulho no evaporador no interior do painel esse barulho e do tipo q parece q fica soprando um ar isso é normal aguardo resposta meu e-mail jerryadrianodacruz@hotmail.com

Unknown disse...

O ar do meu corsa 98 gl 1.6 não está mais gelando, mandei dar uma carga de gás e voltou a gelar mais depois parou pois o compressor estava ativando só de vez enquando o mecânico tirou o rele e ligou direto, funcionou legal mais deu um estalo e o gás vazou agora o compressor nem ativa mais o que pode ser?

Anônimo disse...

gostaria de saber tenho um santana gls 1988 guando ligo ar condicionado os tapete soam é normal e gundo tiro os tapete eles não molham pq pode me explicar

Emprego analista de suporte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Martinho disse...

Prezado, comprei um Ford New Fiesta 2013 no mês de Junho, e após alguns dias observei que o compressor do meu AC arma e desarma em questão de segundos com o carro parado ou em movimento, quando mantenho uma rotação de 3000rpm percebo a perda de potencia e ganho, acelerando e desacelerando, fui ao distribuidor e abrir uma reclama foi verificado e o mesmo informou que isso era normal, foi removido todo o gás e colocando 600g no sistema, alguém poderia me informa se isso procede ? é normal isso?

carro com 1400km rodado,

desde ja agradeço

martinho

meu contato martinho.ssa@gmail.com

Anônimo disse...

Meu carro parou de gelar levei no tecnico ele disse q tinha q desmontar o painel pra vê se era o evaporizador... Fiquei na duvida e gostaria de saber se gás de ar condicionado tem validade!? Meu corsa max 1.8 Nunca deu problema. Só agora 2004/2005 flex. Leovis2@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho um celta 2008/09. Não sei se o ar é fraco mesmo, mas quando está muito quente ou o carro fica no sol o ar não gela, as vezes ele até gela um pouco, mas depois para. Parece que ue ele fica alternando com ar gelado depois apenas vento, dai volta a gelar.

tiago disse...

parabéns pelo post, mas ainda tenho dúvida sobre meu veiculo,
recentemente fiz uma viagem longa de entorno de 2000 km, durante a viagem o ar operou normal, mas antes disso como você disse no post durante o uso em alguns momentos o ar soltava esse cheiro azedo no ar obrigando-nos a desligar-lo. após ter retornado da viagem começei a reparar um barulho estranho como se o gás que é injetado no momento do acionamento do ar não parasse mais de ser injetado. Até ai continuei usando, mas agora o ar não está mas refrigerando. O que seria? Obrigado.

Anônimo disse...

ola tenho um siena 1.8 o ar do lado do motorista esta gelando bem e com o vendo forte ja do lado do passageiro o ar nao gela tanto e o vento esta mais fraco o que pode ser... fico no aguardo

renato
campo grande ms

Anônimo disse...

amigo eu fiz a parte eletrica do meu mondeo 97 pena q um dos tubos de aluminio estava com cola eu encostei o braço no mesmo e começou a sair o gas desse ar condicionado e agora nao funciona mais sera q e porque nao tem pressao e isso faz com q ele nao funcione? desde ja agradeço

Edintruder disse...

Aqui aonde eu moro não tem ninguém que mexa com a/c. Preciso consertar o vazamento e mandar colocar gás, que nesse caso eu consigo quem faça. Eu já coloquei ar comprimido e tentei encontrar o vazamento com espuma, mas sem sucesso. Poderia colocar algum tipo de corante ou óleo no sistema para vazar quando pressurizar com ar comprido? Depois dreno as linhas pelo compressor.

S. Ruiz disse...

Parabéns pelo Blog. Levei em uma Oficina, se é que se pode dizer Oficina, e o cara disse que era preciso trocar o selo do compressor. Me passou um orçamento de 1800,00. sendo que um compressor novo custa 700,00. Achei bandidagem dele, não recomento, fica na Av. guapira, ZN de São Paulo.

Anônimo disse...

oLÁ GOSTEI DO SEU BLOG...MEU CASO É O SEGUINTE TENHO UM UNO 96 EP FOI COLOCADO GÁS NÃO GELOU ,AI O MECANICO DISSE QUE TINHA QUE TROCAR O RETENTOR POIS HAVIA VAZAMENTO FOI TROCADO TAMBÉM SO GELAVA COM O CARRO EM ALTA ROTAÇÃO ,PARADO NÃO GELA,DAI DISSE QUE TINHA QUE TROCAR FILTRO SECADOR NÃO RESOLVEU AGORA QUER DESMONTAR TODO PAINEL PRA VER SE TEM ALGUM ENTUPIMENTO PUTZ.ME AJUDA COM ALGUMA EXPLICÇA

fe disse...
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fe disse...
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fe disse...

Ola´,
Alguém pode indicar uma oficina em são paulo, que troque o evaporador do polo 2005-1.6? tenho valor de R$ 1200-peça+mo de desmontagem do painel e instalação, e achei absurdo...quase 10% do valor do carro...
obrigado

Unknown disse...

boa noite, gostei de suas explicações bem simples e detalhadas vê se me ajuda por favor .Tenho um gol 96 com ar adaptado quando comprei o antigo dono disse que ele foi feito cabeçote e tinha retirado todo o gás restante fiz uma nova carga o ar refrescava mas não gelava depois de 4 meses deixou de refrescar levei novamente em uma oficina e me informarão que havia um vazamento pequeno e teria que desmonta lo todo para achar o vazamento.Pergunto ,isso é sério ou querem valorizar o trabalho para aumentar o custo do trabalho quanto pode ficar este serviço só para ter uma base.Como faço para colocar este ar gelando?o compressor é original.

Anônimo disse...

MEU CARRO FOX 2006 1.0 ESTÁ BAIXANDO O ÓLEO DO MOTOR SEMANALMENTE BAIXA UM DEDO DE ÓLEO MAS NÃO ESTÁ FUMANDO NEM COM VAZAMENTOS, QUE MISTÉRIO SERÁ? O ANTI CHAMA ESTÁ ENTOPIDO POIS SOPREI E NÃO PASSA AR, ABRAÇOS lUIS

10 de abril de 2014 21:20

Anônimo disse...

ola meu nome é israel adrorei seu blogger tenho um siena e essa semana meu ar parou de gelar, não sentir cheiro nenhum nem foi gradatualmente foi derrepente parou de gelar

rony disse...

amigo meu nome e Rone tenho um celta 2011 mais ele parou de funcionar o ar condicionado cera se vc pode me ajudar

Anônimo disse...

No meu Ford o gás saíu todo de repente. Levu uma carga e funcionou bem durante 5 minutos. De repente saíu uma fumarada enorme de dentro do compartimento do motor. Qual é o problema? Alguma válvula?

Anônimo disse...

Olá caro, estou com um problema no ar dum voyage 1.6. Do "dia pra noite" parou de "gelar", mas o compressor arma normal. Testei o resistor, colocando em outro carro (Fox) e o mesmo funcionou, porém o chicote do Voyage tem apenas sinal negativo, no Fox tem dois positivos e 1 negativo quando ligo o ar, daí o ventilador arma quando o compressor acopla.

Gostaria de uma indicação do que pode ser já que o compressor arma, mas a ventoinha não. Ela está ok, pois aos 97º ela arma (visualizado no scanner), o problema é só não ligar quando ligo o ar.

Lembrando que há 1 ano fiz a "troca do gás", mas naquela ocasião o compressor não armava, será que é vazamento?

Na época o cara disse que não, fiquei meio desconfiado, pois gás não tem como sumir dum sistema fechado, o Fox tem a mesma idade do Voyage (5 anos) e o ar está normal até hoje.
Grato.
Carlos

Unknown disse...

Amigo meu nome e Mary e tenho um Classic 1.0 2011 , compramos este carro a 6 meses e agora deu um problema em nosso ar condicionado. Me disseram que era vazamento no compressor do ar. Este serviço custa caro ? pois agora estou com pouca grana para um serviço muito caro. Sou de Recife/pe e aqui o verão e muito quente e ficar sem ar estar difícil.

Anônimo disse...

Bom dia
pode dar pressão no sistema de ar automotivo com o compressor de ar normal de oficina ?/

Unknown disse...

Boa tarde !

Me tira uma dúvida. Quando o condicionador de ar está funcionando e para derrepente pode ser oquê ?

O meu estava funcionando desliguei o carro e depois de algumas horas fui usar o carro e ele não funcionou mais.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho um Monza 94, recentemente levei a um profissional pra verificar o ar, pois fazia alguns anos que comprei e não o funcionava, ele viu e me disse que a carga de gás resolveu pois não tinha vazamento algum. Pode o gás sumir e acontecer isso.

Anônimo disse...

Parabéns gostei muito das suas dicas, valeuuuuuu

Unknown disse...

Bom dia,tenho um astra 99 deu problema na central que aciona as ventoinhas aquela que fica abaixo do para lama esquerdo, nesse carro foi feito a instalação do ar da seguinte forma; um rele para acionar o compressor e outros reles para acionar as ventoinhas.
mais esta acontecendo o seguinte problema na parte da manhã eu ligo o ar do carro ele começa a gela mais em seguida durante uns 2 minutos o ar só resfria mais não gela e dica fazendo um chiado vindo da caixa evaporadora.

neste carro foi dado o vaco no sistema e foi feito uma nova carga de gás, o compressor esta comprimindo bem

a minha duvida é a seguinte como posso resolver este problema ?

desde já agradeço pela ajuda,pois já gastei muito dinheiro e ninguém conseguiu resolver este problema

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bacana seu blog, ajuda muitas pessoas. Queria tirar uma dúvida também. Tenho um gol g3 1.6 2003, o ar dele nao ta funcionando desde final de dezembro, o ar nao tava gelando bem, e ai no final de dezembro do ano passado, ele parou de ativar. eu aperto o botao do ar, e é a mesma coisa de nao apertar nada. isso pode ser porque ele está sem gás? ou é problemas elétricos?

Unknown disse...

Gostaria de saber, tenho um palio 2010 fary companhe, ele derepente não esfriou mais levou pra carregar de gás novamente, ficou uma semana gelando depois parou outra vez...não percebi vazamento...o que seria então!?

Anônimo disse...

Saudações. Hoje posto meu primeiro comentário. Obrigado pela oportunidade.
Estou tendo problemas no ar condicionado faz um tempo. Já levei em vários locais e ninguém conseguiu descobrir os problemas, vamos a ele:
HONDA CIVIC 2001/2002 – 1.7 - Manual
Problema no ar condicionado.
O problema surgiu no ano de 2012. Levei aqui em Brasília no especialista que mexe com esses problemas de ar. Depois de verificar me falou que era um tal de selo do compressor que teria que trocar, bom trocou. Depois de 30 dias aproximadamente o ar parou de gelar novamente. Levei novamente e ele fez nova troca desse selo do compressor. Mas uma vez o ar parou de gelar. Retornei e dessa vez apenas colocou gás e um tal de contraste para verificar se existe algum tipo de vazamento. Bom. Tive que viajar logo em seguida e por falta de sorte ou não, passei em um buraco que detonou o compressor do AR. A pancada foi tanta que que se partiu ao meio. Por outro lado, foi bom, compre um usado. Show a gelava sem problemas. A alegria durou pouco, com menos de 30 dias parou de funcionar. Levei em outro técnico. Expliquei tudo para ele. Bom apenas colocou gás. Funcionou, mas já não gela mais. É isso, estou com esse problema que nenhum técnico, pelo menos nos que levei, não resolveram. Pergunto: será que existe algum componente nesse sistema refrigeração que eles deveriam olha, mas não o fizeram? Grato.

Unknown disse...

Tenho uno fire 2008 ar gela ben no inicio e de pois ele diminui e gela pouco o que pode ser

Unknown disse...

Tenho uno fire 2008 ar gela ben no inicio e de pois ele diminui e gela pouco o que pode ser

mig disse...

Olá, estou com o seguinte problema na minha saveiro G3 1.6 SuperSurf, meu ar condicionado só gela em marcha lenta e parado, quando em movimento até 3mil rpm só manda um ar fresco, acima disso ninguém em casa.
Então levei até uma loja especializada, foi colocada gaz, óleo, e compressor novo.
Continua com o mesmo problema.
O que poderia ser?

mig disse...

Olá, estou com o seguinte problema na minha saveiro G3 1.6 SuperSurf, meu ar condicionado só gela em marcha lenta e parado, quando em movimento até 3mil rpm só manda um ar fresco, acima disso ninguém em casa.
Então levei até uma loja especializada, foi colocada gaz, óleo, e compressor novo.
Continua com o mesmo problema.
O que poderia ser?

Unknown disse...

Ola tenho uma parati g3 2001 ela fez um barulho e o gás vazou tido o que pode ser ?alv3sestevao@gmail.com

Unknown disse...

O gás da minha parati 2001 vazou todo o que pode ser?

Unknown disse...

alv3sestevao@gmail.com

Unknown disse...

alv3sestevao@gmail.com

Coelho disse...

Meu camarada, tenho uma uno 94 elx eletronic com ar original. ..sendo q o ar ja não é o mesmo, seria interessante adaptar uma ventoinha no condensador...pq a noite ele gela no calorão não gela tanto.

Coelho disse...

Meu camarada, tenho uma uno 94 elx eletronic com ar original. ..sendo q o ar ja não é o mesmo, seria interessante adaptar uma ventoinha no condensador...pq a noite ele gela no calorão não gela tanto.

BIO ALGAS BRASIL disse...

Prezado.. para começar.. excelente blog.

Vamos ao assunto: meu carro deu superaquecimento de motor. Mandei fazer a reter, ífica e levou um tempão para receber o carro de volta por problemas de peças.

Antes desse problema o ar condicionado funcionava normalmente. Mas na volta da oficina, o ar não entrava mais.

Levei em uma oficina para repor o gás, mas foi impossível. O funcionário colocava o gás, mas não conseguia manter a pressão e sequer o compressor entrava. Segundo ele há um vazamento que precisa ser identificado.

Pelo que pudemos observar deve ser algum vazamento significativo considerando a não retenção do gás.

Qual sua opinião sobre o caso.. será alguma peça mau manuseada na retirada/colocação do motor?

Obrigado

Unknown disse...

Olá, Boa tarde!

Tenho um Prisma LT 1.4 2012/2012, o modelo do celta ainda.
Semana passada coloquei o Ar na parte vermelha (quente) apenas para fazer um teste, e quando retornei para o lado azul o ar continua saindo quente.
Como não conheço ninguém nessa área fico com receio de levar e condenarem algo a mais.
O que pode ser isso??

nao sei disse...

Leva no clamir arcondicionado ele e honesto ele vai avaliar e passar diagnóstico

MOTO CASTRO PEÇAS LTDA disse...

Olá tenho um corsa maxx está saindo um cheiro de óleo mais a eficiência continua a mesma o que pode ser?
Me ajude!aguardo resposta!

MOTO CASTRO PEÇAS LTDA disse...

Olá tenho um corsa maxx está saindo um cheiro de óleo mais a eficiência continua a mesma o que pode ser?
Me ajude!aguardo resposta!

os teltas disse...

Olá, boa noite!!! Seu blog, que vc me ajudasse o ar do meu carro ele dispara mais não tá gelando só sai o vento frio. Vc sabe mais ou menos oq é????

Unknown disse...

Boa Tarde meu é Joseane eu tenho um Palio 97, quando ligo o Ar condicionado so faz ventilar pode ser vazamento de gás tbm ou pode ser outro problema.

Anônimo disse...

Boa noite. Comprei um ford ka novo 2016 ka se 1.0.fui colocar o carro no elevador notei um vazamento de óleo vindo do compressor do ar, levei duas vezes na concessionaria ford por estar na garantia não resolverão nada ainda continua vazando,oque devo fazer?

Anônimo disse...

Estou com o mesmo problema, ja gastei mais doque um ar novo e ninguem resolveu.

Unknown disse...

Tenho uma Montana 2011 ls.Coloquei o gás e com dois dias o gás escapa todinho de uma só vez. Coloquei novamente o gás e novamente escapou todo no dia seguinte. Passei uns dia sem mecher,agora o rolamento do compressor está prescisando ser trocado,pois está fazendo um barulho como se estivesse seco. Gostaria de saber qual o problema do gás está escapando de uma vez só e se tem a ver com o rolamento.

mister m disse...

amigo esse vasamento e no retentor não se deixe enganar

Daniel Schmitt disse...

Bom dia, tenho um Siena 2004 e um vazamento de uma espécie de óleo verde que pinga no tapete do motorista perto do acelerador, e desde que apareceu este vazamento o meu ar funciona um pouco e para de gelar, saberia me dizer que tipo de óleo ou liquido seria este, ou de onde seria este vazamento? Agradeço a atenção.

Unknown disse...

As palavras já dizem tudo...
O "automatico", que seria o digital, regula a temperatura desejada sozinho...
Já o manual...

Unknown disse...

O ar condicionado não tem água...
Embaixo do painel, existe o evaporador e a função deste, é fazer a troca de calor. Ele gela e o ar em contato com o evaporador, perde a umidade. Umidade está q se acumula em gotículas e escorre pra fora do veículo através de um dreno na caixa de ar.
Tudo indica q o seu problema, muito comum, é q o dreno está entupido.

Daniel Schmitt disse...

Bom dia, mas o que seria este óleo verde que pinga no tapete? O dreno não está entupido.

Anônimo disse...

Boa noite! Preciso de ajuda meu Grand siena! Ligo o ar o compressor arma e fica o som do gásum chiado direto de gas aberto mais NÃO tem odor, dentro do carro e não gela oque pode ser, já verifiquei os visíveis estão todos ok. Preciso de ajuda para não ser enrolado em oficinas.

Thiago disse...

Bom dia... No meu caso após a carga do gás ele simplesmente some. O mecânico verificou um vazamento pelo selo do compressor. Gostaria de saber se é possível o reparo deste item ou só um compressor novo resolve meu problema.

Unknown disse...

Ola diego? Tive esse mesmo problema no meu carro incentivo ao seu, e o problema a ser resolvido e a troca do selo e colocação de gás só isso basta para seu ar ficar zero de novo..

william madeira disse...

Bom dia, tenho uma palio week 2012 e o meu problema é o aeguinte:
Todas as pressões tanto de baixa e de altas estão ok, o sistema arma a ventoinha e desarma dentro das pressões corretas, porém não gela, o tubo de alta não esfria com isso o ar nos difusores não sai gelado, troquei o pressostato de alta pois não estava acionando, dei uma olhada na valvula de expansão e tudo normal, não sei o que pode ser, caso tenha uma sugestão seria bem vinda

Anônimo disse...

bom dia tenho um palio 2010, que tava vazando pala valvula eu mesmo dei presao pra dentro quando soltei parou de vaza tenho que completa o gaz que saiu tabem tenho que manda coloca oleo tabem, nao chegou vaza mas tenho essa duvida desde ja agradeço marcos

Mazinho disse...

Boa tarde

Troquei o compressor do meu gol g5 mas tô achando que o ar não tá gelando como deveria. O que pode estar acontecendo?

Unknown disse...

Boa noite amigo. Meu Onix gela até bem, mas estou intrigado com o barulho de xiado que sai do difusor de ar quando o líquido refrigerante e lançado. Faz tzzziiiiiiii. Pode ser a válvula de expansao com algum problema?

Rick disse...

Bom dia, troquei o evaporador do golf 2011, mais não ta gelando bem, logo na frente do carro tem uma mangueira q gela bem chega pinga mais no interior do veículo não tá legal

Unknown disse...

Tenho um civic 2011 quando paro ele e desligo o ar condicionado eo motor, fica uma barulho de vazamento mais so enquanto ele esta quente

gethea disse...

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