sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EM UM CARRO 0KM É PRECISO AMACIAR O MOTOR?


Há aproximadamente 20 anos atrás, ao se comprar um carro novo, o vendedor recomendava sempre realizar o amaciamento do motor. O Amaciamento, procedimento comum na época, consistia em rodar com o veículo sem acelerações bruscas, evitando manter altas velocidades por um longo período, de forma a acomodar as peças do motor. Era preciso também, esperar aquecer o motor antes de sair com o carro, além de manter a rotação, segundos antes de desligar o motor. A troca de óleo deveria ser realizada inicialmente com 1.000 Km

Verdade seja dita, naquela época a usinagem do motor era concluída com o motor em funcionamento!! Devido às deficiências nos processos de fabricação, alguns componentes apresentavam pequenas irregularidades no acabamento superficial das peças, o que contribuía para o aumento do desgaste em função do atrito elevado entre as peças. Era possível observar nas primeiras trocas de óleo, entre 2.000 e 3.000 km, a presença de pequenas partículas metálicas resultantes da acomodação das peças.

Atualmente, o desenvolvimento de novos óleos lubrificantes, e a evolução dos processos de usinagem e fundição dos componentes do motor, tornam esta prática desnecessária, apesar de ainda utilizada por alguns motoristas.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • Em um veículo OK não é preciso amaciar o motor.
  • Trocar o óleo e o filtro regularmente aumentam a vida útil do motor.
  • A vida útil dos motores atuais é de aproximadamente 300.000 Km.

5 comentários:

J. Skiadas disse...

O que foi comentado aqui ´so procede em parte. Devido ao grande desconhecimento tecnico da maioria da população brasileira que tem automovel, generalizou-se dizer que não mais se faz necessário amaciamento algum nos motores dos carros novos. A grande realidade porém é outra: e não sou eu quem está dizendo isso , são renomados engenheiros automotivos de motores dos Estados Unidos, país onde o automovel é o bem de consumo mais popular do mundo, todas as pessoas lá tem seu carro proprio e ele é usado diariamente para sua locomoção individual.É extamente o contrário daqui, onde carro sempre foi artigo de luxo, acessivel apenas para uma pequena fatia da nossa sociedade, o restante da nossa população tem de usar os sofriveis coletivos e os famigerados onibus rodoviarios. Lá nos USA, os americanos mais cuidadosos com seus carros novos usam um procedimento de amaciamento simples e rapido: ao pegar o carro zero KM na revenda, escolhem um pedaço de rodovia plana e com menos movimento, usando a segunda ou terceira marcha dependendo do espaço a sua frente disponivel e a partir de 2000 RPMs em uma dessas duas marchas, aceleram rapidamente, com o pé no fundo até as 5000 ou 5500 RPMs e em seguida, tiram rapidamente o pé do acelerador sem mudar de marcha e deixam o carro reduzir a velocidade até a rotação voltar às 2000 RPMs iniciais, e repetem este processo por dez vezes consecutivas e pronto, o motor está praticamente amaciado e poderá a partir daí ser utilizado normalmente porem sem força-lo em baixas rotações em qualquer marcha, e um outro detalhe importante : deve-se efetuar a primeira troca de oleo com filtro aos 1000 kms, devido ao fato de motores novos gerarem maior atrito interno entre as peças que estão se assentando e acomodando umas nas outras, desprendendo particulas metálicas que devem ser eliminadas junto ao oleo e o filtro ! A partir daí é só trocar o oleo a cada 5000 ou 6 meses, o que ocorrer primeiro ou 3000 ou 3 meses para carros que são pouco utilizados ( percursos de até 6 KMS ou menos ) o que faz com que o motor trabalhe em temperaturas abaixo da ideal, o que desgasta e contamina prematuramente o oleo lubrificante ! No mais é so curtir o novo carro e sentir toda a potencia do motor bem cuidado !

J. Skiadas disse...

O que foi comentado aqui ´so procede em parte. Devido ao grande desconhecimento tecnico da maioria da população brasileira que tem automovel, generalizou-se dizer que não mais se faz necessário amaciamento algum nos motores dos carros novos. A grande realidade porém é outra: e não sou eu quem está dizendo isso , são renomados engenheiros automotivos de motores dos Estados Unidos, país onde o automovel é o bem de consumo mais popular do mundo, todas as pessoas lá tem seu carro proprio e ele é usado diariamente para sua locomoção individual.É extamente o contrário daqui, onde carro sempre foi artigo de luxo, acessivel apenas para uma pequena fatia da nossa sociedade, o restante da nossa população tem de usar os sofriveis coletivos e os famigerados onibus rodoviarios. Lá nos USA, os americanos mais cuidadosos com seus carros novos usam um procedimento de amaciamento simples e rapido: ao pegar o carro zero KM na revenda, escolhem um pedaço de rodovia plana e com menos movimento, usando a segunda ou terceira marcha dependendo do espaço a sua frente disponivel e a partir de 2000 RPMs em uma dessas duas marchas, aceleram rapidamente, com o pé no fundo até as 5000 ou 5500 RPMs e em seguida, tiram rapidamente o pé do acelerador sem mudar de marcha e deixam o carro reduzir a velocidade até a rotação voltar às 2000 RPMs iniciais, e repetem este processo por dez vezes consecutivas e pronto, o motor está praticamente amaciado e poderá a partir daí ser utilizado normalmente porem sem força-lo em baixas rotações em qualquer marcha, e um outro detalhe importante : deve-se efetuar a primeira troca de oleo com filtro aos 1000 kms, devido ao fato de motores novos gerarem maior atrito interno entre as peças que estão se assentando e acomodando umas nas outras, desprendendo particulas metálicas que devem ser eliminadas junto ao oleo e o filtro ! A partir daí é só trocar o oleo a cada 5000 ou 6 meses, o que ocorrer primeiro ou 3000 ou 3 meses para carros que são pouco utilizados ( percursos de até 6 KMS ou menos ) o que faz com que o motor trabalhe em temperaturas abaixo da ideal, o que desgasta e contamina prematuramente o oleo lubrificante ! No mais é so curtir o novo carro e sentir toda a potencia do motor bem cuidado !

MonCherry disse...

Bah, meu, seu comentário é antigo, mas vale uma réplica. Isso que você comentou aqui eu vi num manual da Cofap (para quem não sabe, a Cofap não fazia somente amortecedores) de uns 12 anos atrás. Isso serve para motores recondicionados. Faz-se necessário pois os anéis precisam se acomodar nas "camisas" do cilindro, por isso que vc acelera e desacelera. Você faz pressão na câmara de combustão (pisa no acelerador) e depois tira o pé. Esse processo nem precisa ser feito para motores de fábrica, pois eles são pré-amaciados em dinamômetros.

Anônimo disse...

Nem o artigo nem as réplicas estão 100% coerentes, dizer que não é necessário o "amaciar" o motor é falta de preparo técnico e conhecimento, e dizer que o óleo deve ser trocado a cada 3mil Km é amadorismo. Primeiramente tenham o conhecimento aprofundado da área e depois façam artigos e réplicas.

Anônimo disse...

Ja tive dois carros zero km, eu acostumo a reduzir o carro nas marchas, isso ja percebi que o veículo desempenha melhor, não sei se e o certo mais o carro começa a puxar mais principalmente carro 1.0