segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O QUE É FADING?


Imagine-se dirigindo seu carro numa descida de uma serra, repleta de curvas. O carro está carregado, com malas e cinco passageiros a bordo. Quanto mais você pressiona o pedal de freio para conter o carro, mais o pé afunda...Isso é indício de que está ocorrendo Fading.

Fading, lêe-se feiding, é um termo em inglês que significa Fadiga. E é utilizado na indústria automobilística para identificar o fenômeno de perda da eficiência de frenagem devido ao excesso de calor.

Esse calor é gerado pelo próprio sistema de freios, através do contato entre os discos e as pastilhas. É que para parar um veículo é preciso transformar a energia cinética acumulada durante o movimento em energia térmica, ou seja, calor. Traduzindo, quanto mais calor gerado pelo sistema de freios mais eficiente será a frenagem.

Mas isso tem um limite. E quando esse limite é atingido ocorre o Fading. É que tão importante quanto gerar calor é poder dissipá-lo, pois a concentração de calor reduz abruptamente o coeficiente de atrito, reduzindo a capacidade de frenagem do veículo.

Esse superaquecimento do sistema de freios pode ser ocasionado por sobrepeso, velocidade excessiva ou ausência do freio motor em descidas. Por isso, reduza a velocidade em uma descida, sempre utilizando o freio motor de modo a otimizar a frenagem. Respeite ainda o limite de carga do seu carro, além de evitar manter velocidades elevadas. E, é claro, não esqueça de manter o sistema de freios com a manutenção em dia.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço


  • A velocidade na descida deve ser a mesma caso fosse subir.

  • Substitua as pastilhas de freio ao menos a cada 40.000 Km.

  • Em uma descida utilize sempre o freio motor.

2 comentários:

rafaelbuco disse...

Alexandre, onde posso achar mais informações técnicas sobre o assunto? Muito obrigado.

Unknown disse...

7a replica bags wholesale o21 f9c66e7t24 gucci replica bags i79 i4b79e9r22 7a replica bags wholesale k40 e3u79a6k76