Pouca gente sabe, mas o sistema de ar condicionado de um veículo também precisa de óleo lubrificante. Isso mesmo, óleo.
Mas não é qualquer óleo. Na verdade chamar de óleo chega a ser até uma ofensa. É que esse lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Só para se ter uma idéia, esse lubrificante possui baixíssima viscosidade, permitindo uma lubrificação adequada. Uma propriedade interessante é a capacidade de se associar ao fluido refrigerante, sem reagir quimicamente. Isso permite que o óleo circule de forma mais eficiente por todo o sistema de refrigeração. Outra característica importante é o fato de não congelar, mesmo em baixas temperaturas. E por último, sua composição química evita reações químicas com os anéis de vedação de borracha. Há, tem mais uma - o lubrificante forma uma película protetora nos dutos internos de alumínio evitando a oxidação, e consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.
Depois desse parágrafo você deve ter ficado de boca aberta, tantas são as qualidades desse lubrificante. Mas para que serve mesmo? Bem, no sistema de climatização veicular, o Compressor é o único componente dotado de peças móveis. Internamente é composto por pistões e válvulas que comprimem o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura. Esses componentes, para evitar desgaste, precisam de lubrificação. E é aí, literalmente, onde entra o lubrificante.
Mas existe um lubrificante para cada tipo de sistema. O Sistema R12, por exemplo, utiliza lubrificantes de base mineral, enquanto o sistema que o adota o gás HFC R134 faz uso de óleos de base sintética. Esses lubrificantes, devido a propriedades distintas, não devem ser misturados, ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob o custo de danos irreparáveis ao compressor.
E esse óleo precisa ser trocado?
Aí é assunto para um próximo Post.
Alexandre
Mas não é qualquer óleo. Na verdade chamar de óleo chega a ser até uma ofensa. É que esse lubrificante possui características tão especiais que o fazem único. Só para se ter uma idéia, esse lubrificante possui baixíssima viscosidade, permitindo uma lubrificação adequada. Uma propriedade interessante é a capacidade de se associar ao fluido refrigerante, sem reagir quimicamente. Isso permite que o óleo circule de forma mais eficiente por todo o sistema de refrigeração. Outra característica importante é o fato de não congelar, mesmo em baixas temperaturas. E por último, sua composição química evita reações químicas com os anéis de vedação de borracha. Há, tem mais uma - o lubrificante forma uma película protetora nos dutos internos de alumínio evitando a oxidação, e consequentemente furos que venham a provocar vazamentos.
Depois desse parágrafo você deve ter ficado de boca aberta, tantas são as qualidades desse lubrificante. Mas para que serve mesmo? Bem, no sistema de climatização veicular, o Compressor é o único componente dotado de peças móveis. Internamente é composto por pistões e válvulas que comprimem o fluido refrigerante, aumentando sua pressão e temperatura. Esses componentes, para evitar desgaste, precisam de lubrificação. E é aí, literalmente, onde entra o lubrificante.
Mas existe um lubrificante para cada tipo de sistema. O Sistema R12, por exemplo, utiliza lubrificantes de base mineral, enquanto o sistema que o adota o gás HFC R134 faz uso de óleos de base sintética. Esses lubrificantes, devido a propriedades distintas, não devem ser misturados, ou mesmo terem suas aplicações invertidas, sob o custo de danos irreparáveis ao compressor.
E esse óleo precisa ser trocado?
Aí é assunto para um próximo Post.
Alexandre
Saiba mais sobre o assunto:
16 comentários:
eu gostaria de ver a desmontagem e montagem do cambio em video
Erick
Sua sugestão está anotada.
Obrigado pelo comentário.
Alexandre
www.autoservico.blogspot.com
blogautoservico@gmail.com
Gostaria de saber como adcionar o óleo ao compressor do ar condicionado de um gol G2 ou qualuer outro carro e quais são as formar de adicionar e o cuidado que devemos ter ao fazer essa operação. Pergunto isso pois eu mesmo montei o ar ondicionado em meu gol e as oficinas especialisadas me disseram que será precio desmontar o compressor novamente do veículo, obrigado.
O óleo do compressor é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema. O óleo lubrifica as partes internas do compressor, além de proteger as tubulações de aluminio contra corrosão.
Para substituir o óleo devemos retirá-lo primeiro do compressor, derramando em um recipiente e medindo seu volume em ml. Depois, com o compressor instalado, e com o motor funcionando devemos colocar o óleo com o mesmo volume pela linha de baixa pressão.
Alexandre
www.autoservico.blogspot.com
blogautoservico@gmail.com
Olá , alguem sabe me informar aonde posso encontrar uma tabela de gramas , a quantidade de gás que vem nos carros automotivos ?
abraço,
na maioria dos veiculos pequenos a quntidade de gaz a ser colocado e 650 gramas ate atingir 45 a 50 psi
na baixa
na maioria dos veiculos pequenos a quntidade de gaz a ser colocado e 650 gramas ate atingir 45 a 50 psi
na baixa
possuo um veiculo 97 que o ar condicionado nao é colocado para funcionar a pelos menos 4 anos, pois adquiri de uma pessoa que nao gosta de ar condicionado,ao levar a uma oficina de ar condicionado, fui informado que o compressor devera ser retirado,aberto para limpeza interna pois o oleo pode ter virado graxa. depois de reinstalado, ser verificado se nao tem nenhum vazamento para somente apos isto ser dado carga de gas. poderiam confirmar se este tipo de procedimento é correto, ou estao so querendo levar dinheiro?
grato
gostaria de sabe si cada tipo de arcond tem seu proprio óleo ou tudo é engual
boa noite. gostaria de saber a quantidade de óleo, pega no compressor do ar condicionado do gol g4, pós o mesmo não tinha óleo nenhum. agradeço pela resposta?
possuo um veiculo Ford/Royale 1.8 ano 95 que o ar condicionado nao é colocado para funcionar a pelos menos 2 anos,ao levar a uma oficina de ar condicionado, fui informado que o compressor devera ser retirado,aberto para limpeza interna pois o oleò pode ter virado graxa você confirmar se este tipo de procedimento é correto, ou estão sò querendo levar dinheiro?
grato Francisco Saraiva
Possuo um gol g2 98. Gostaria de saber quanto de gas do ar condicionado comporta o sistema do meu veiculo.(quantidade certa)?
Favor responder para o meu e-mail.
fellipeleke@hotmail.com
estou montando um veiculo antigo para um cliente e chegou a hora de montar o ar condicionado ,o que não domino totalmente ,fiz a base e o cliente pediu pra colocar as a saida e a entrada na lateral á esquerda da polia e porisso a saída ficou abaixo do eixo do compressor,aí um amigo com algum conhecimento disse que era prejudicial pois o oleo desceria na hora que desliga-se o ar.Gostaria de saber se posso manter o projeto,meu email,manueltruvisco@yahoo.com.br
Gostaria de saber se o uso do militec ou alfa x no ar condicionado do veículo pode trazer algum problema??as notícias q vi somente trouxe benefício com ganho de potência?!
Quanto de óleo tenho que colocar no compressor?
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