sexta-feira, 19 de junho de 2009

A EVOLUÇÃO DO AIR BAG


O Air Bag é, sem dúvida, um dos mais importantes dispositivos de segurança passiva, e já faz parte do cotidiano daqueles que podem pagar pelo equipamento. Para aqueles que não dispõem de tal quantia, o consolo é aguardar até 2014, ano no qual o item se tornará obrigatório em todos os carros novos.

Tamanha a importância do Air Bag que seu desenvolvimento corre a passos largos, de modo a torna-los cada vez mais eficientes. É o caso do Air Bag de segunda geração. Este novo modelo permite o enchimento da Bolsa em dois estágios, baseado na intensidade da colisão e velocidade do veículo, tornando-o ainda mais seguro.

Neste caso, existe a opção de desligamento do Air Bag do lado do passageiro – o do motorista, logicamente, nunca poderá ser desligado! Este sistema se utiliza de uma chave específica com a função de desabilitar o acionamento da bolsa, possibilitando assim, o transporte de crianças no banco a frente. Alguns modelos possuem sensores sob o assento do banco do passageiro, que utilizando um conjunto de resistências elétricas, permite identificar a presença de crianças, peso inferior a 12kg, desabilitando automaticamente a bolsa de ar.

Mas não foi apenas o Air Bag convencional que foi otimizado. Ocorreram mudanças também na sua forma e função, gerando bolsas de ar com aplicações específicas. É o caso do Side Bag, Window Bag ou Bolsa Tubular, cujo formato assemelhasse a uma lingüiça. Essas bolsas cumprem a nobre função de minimizar os riscos de lesão grave em acidentes laterais, estando instalado na própria estrutura lateral do encosto dos bancos dianteiros ou localizado no forro das portas, próximo ao descanso de braço.

Existe ainda o Air Bag tipo Cortina Inflável que forma uma proteção lateral cobre que cobre toda a extensão da janela do motorista e do passageiro. A diferença em relação ao Side Bag é que a Cortina Inflável evita o choque dos ocupantes do veículo contra os vidros das janelas. Alguns modelos mais avançados adotam cortinas que cobrem toda a extensão do habitáculo do veículo, do motorista aos passageiros do banco de trás.

Alguns carros estão tão sofisticados que oferecem até Bolsas para proteção para os joelhos abaixo do painel !!! Isso mostra que dentro do veículo estaremos relativamente seguros, mas e quanto aos pedestres? Bem, pode até parecer uma brincadeira, mas o projeto já existe e a previsão é entrar no mercado nos próximos cinco anos.

Pois é, daqui a um tempo estaremos muito mais seguros, seja dentro ou fora do carro.

Até o próximo Post.

Alexandre
Saiba mais sobre o assunto: