quinta-feira, 25 de junho de 2009

PORQUE O ESCAPAMENTO FURA?


O objetivo desse post é desvendar o motivo pelo qual um escapamento fura, ajudando a esclarecer a causas reais desse fenômeno.

Bem, para aqueles que acham que furo é tudo igual, aí vai um esclarecimento – o furo pode ser de dentro pra fora ou de fora pra dentro. Parece brincadeira, mas é verdade !! Quando o furo é de fora pra dentro concluímos que houve a ação de algum agente externo, como maresia, por exemplo. Já, quando o furo é de dentro pra fora, temos um caso claro de acúmulo de água no interior do escapamento.

Para aqueles que acham que a palavra “furo” não se encaixa em um blog de conhecimento técnico como esse, podemos usar um termo mais elaborado como “corrosão perfurativa”. Mas, seja furo ou corrosão, o que importa é que os dois são o resultado do ataque químico à camada protetora do escapamento, e as causas podem ser as mais diversas.

Dentre tantos, podemos eleger o agente corrosivo responsável pala maioria dos casos de perfuração – a água. Isso mesmo, o acúmulo de água no interior do escape é o maior causador de furos, ( Oh, perdão ), corrosão perfurativa em um sistema de exaustão.

Mas de onde vem essa água toda? A resposta é simples – do combustível que seu motor queima. Isto ocorre porque além dos gases provenientes da queima do combustível, são eliminados também vapores de água saturados. Estes vapores, ao entrarem em contato com a superfície mais fria do escapamento, condensam, acumulando-se no interior da tubulação.

Ou seja, qualquer motor expele vapor de água pelo escapamento, mas somente aqueles veículos com baixa quilometragem diária que apresentam maior incidência de formação de pontos de corrosão, pois, o menor tempo de uso do motor impede a eliminação dos vapores de água, acumulando no interior da tubulação, acelerando ainda mais o processo de degradação do escapamento.

Traduzindo em poucas palavras, quanto menos você anda, e quanto menos você acelera, mais água se acumula no escapamento, e consequentemente maior quantidade de perfurações surgirá.

Até o próximo Post.

Alexandre

11 comentários:

Anônimo disse...

Ótima explicação!!!

Unknown disse...

Bom dia,o carro do meu pai apresentou um furo no escapamento de tras,mais é pequeno,sera que precisa trocar agora?Obrigado

Anônimo disse...

valeu!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Show seu comentário! Porém, no meu carro aconteceu o inesperado. Tem alta kilometragem e roda praticamente todos os dias, do nada, um ronco maior do motor, fui direto no escapamento. Tem um furo do tamanho de uma bola de gude....kkk! Agora estou na dúvida se conserto com durepoxi ou troco logo...é a parte final antes da ponteira.

Unknown disse...

Explicou muito bem, pq eu não imaginava que fosse assim que acontecesse a corrosão.

Suelen disse...

Obrigada pela explicação!
Agora uma dúvida boba.. se comprei o carro e em 6 meses o escapamento furou, devo arcar sozinha com os custos, mesmo tendo 6 meses de "garantia" do vendedor? Poderia ter furado apenas com os 6 meses de uso?
E sim, uso pouco e não acelero muito

estevão disse...

Se for carro usado não cobre a garantia, se for zero sim, pois é um ano para o escapamento.

Anônimo disse...

Sim piririm

rotines disse...

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Unknown disse...

Muito bem explicado! Não ando muito, não acelero, e ainda a gasolina adulterada..

Anônimo disse...

A descarga furada interfere no desempenho do carro