sábado, 9 de maio de 2009

É NORMAL O CARRO FLEX FALHAR AO TROCAR O COMBUSTÍVEL?


A tecnologia dos motores Flex é relativamente recente. O primeiro veículo movido à gasolina e álcool foi lançado em outubro de 2003. Passado quase seis anos, muitas dúvidas assolam os usuários e em poucos sites podemos encontrar informações realmente esclarecedoras.

Alguns leitores do Blog comentam que ao trocar de combustível o carro falha. Eu mesmo já passei por isso. Como já postei aqui, priorizo o uso do álcool ( clique aqui para saber mais ), porém, de vez em quando, mudo para gasolina para ver como o sistema reage. Aí percebo que após utilizar três tanques consecutivos de gasolina para em seguida encher o tanque com álcool, o carro falha por alguns instantes.

Mas porque isso ocorre? Podemos considerar isso normal? Bem, posso afirmar que não é bem um defeito, mas sim, uma característica dos carros Flex. Isso se deve a estratégia de aprendizado, que é o momento em que a central de injeção identifica a mistura presente no tanque e ajusta a injeção de combustível.

É preciso entender que ao mudar de combustível, por exemplo, de gasolina para álcool, o motor funciona nos primeiros instantes com o ajuste do combustível antigo enquanto a central não aprende o novo combustível. Isso ocorre porque, mesmo com combustível novo presente no tanque, uma pequena quantidade do combustível antigo ainda está presente na linha de alimentação.

E, até que o novo combustível seja queimado pelo motor e seus gases cheguem à sonda de oxigênio no escapamento para que seja enviado um sinal elétrico à central, já se passaram alguns segundos – tempo suficiente para fazer o carro falhar.

Alguns fatores contribuem ainda mais para essa falha como qualidade do combustível e baixa temperatura do ambiente. Mas, caso isso ocorra, não há motivo para pânico, basta aguardar alguns segundo para que o sistema reconheça o combustível e seguir acelerando o carro gradativamente.

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:
Como funciona o carro Flex – Parte IV
Como funciona o carro Flex – Parte III
Misturar álcool e gasolina prejudica o carro Flex?

Um comentário:

Anônimo disse...

olha os governantes tem que tomar uma atitude porq o brasil ja nao aguenta mais estas promecas desses politicos veija ai o preco do etanol nao tem esplicassao gastar tanto dinheira sem apoio presidencial naos contamos com apoio do lula mais nao estamos tendo mais apoio olha vamos enterver nestes precos ja seus governates se nao vai perder tudo dinovo ja ouve perca demais vcs nao achao obrigado ai estou vendo dinovo esta acontecendo o alcoo sumindo do brasil nao tem como aguentar mais este descaso dos politicos so pensao em votar emendas e almentar impostos e nao estao ajudando o nosso brasil.