quinta-feira, 7 de maio de 2009

TUDO SOBRE PAINEL DE INSTRUMENTOS - PARTE I


A partir de hoje, você poderá acompanhar uma nova série de Posts exclusivos sobre as funções do Painel de instrumentos. Isso mesmo!! Será a primeira vez que um Blog irá esmiuçar cada detalhe, cada funcionalidade por trás de um painel. E, para mostra que estamos falando sério, vamos iniciar nossa “viagem” falando da mais básica e simples das funções – a luz espia.

Mas não vamos apenas falar sobre aquelas pequeninas luzes coloridas que acendem e apagam no painel. Vamos sim explicar a função de cada uma delas, assim como indicar qual ação tomar para cada caso.

Conhecida também como luz de serviço, luz de emergência ou luz de sinalização e alerta, esses pequenos leds, que no início eram minúsculas lâmpadas, são responsáveis por informar ao condutor do veículo quando algo está errado, ou simplesmente indicar uma ação específica.

Sempre que giramos a chave na ignição percebemos que todas as luzes acendem, e após o funcionamento do motor, elas luzes apagam. Esse momento é chamado de checking, ou seja, é uma verificação dos sistemas do veículo. Cada sistema possui uma luz específica, e nos primeiros segundos de funcionamento do motor é feita uma verificação funcional e elétrica. Se tudo está em perfeito funcionamento, a luz apaga. Do contrário, permanece acesa para informar que há uma anomalia ao Condutor.

As funções vitais adotam cores mais chamativas a fim de chamar a atenção. Por exemplo, os leds de cor azul ou verde indicam ações cotidianas como farol alto ligado, enquanto que os de coloração vermelha ou laranja indicam falha no sistema de injeção eletrônica ou problemas no ABS.

E, associado a uma cor está um logotipo. Mas, nem sempre o logotipo utilizado é comum a vários fabricantes, o que normalmente dificulta um pouco a familiarização das funções por parte do condutor. É certo que deveríamos ter uma padronização, como existe na engenharia aeronáutica, afim de facilitar a leitura dos instrumentos. Eu pessoalmente já acompanhei diversos casos onde dados ao motor poderiam ter sido evitados caso o motorista identificasse rapidamente a luz espia.

Nos próximos Posts veremos cada luz espia, sua função e como agir em cada caso.

Alexandre

Nenhum comentário: