Já comentamos aqui no Blog sobre o amadurecimento das leis que regem o trânsito no País e a nova Regulamentação 11.910 do Cotran. E, para a surpresa de todos, não apenas os Airbags serão itens de segurança obrigatórios, mas também o ABS passará a ser item de série a partir de 2014.
Era justamente o que faltava para que os veículos nacionais se tornassem realmente seguros. É que o Air BAg é um item de segurança passiva, ou seja, atua apenas no momento do acidente. Já o sistema de freios ABS é considerado um elemento de segurança ativa, reduzindo a possibilidade de um acidente.
É uma tecnologia conhecida e confiável, e que já equipa cerca de 15% dos veículos novos vendidos no mercado doméstico, contra 90% dos EUA. E, Apesar da diferença, iremos superar os Estados unidos em 2014, onde 100% dos veículos produzidos no País utilizarão o equipamento.
De acordo com a resolução, o cronograma de implementação utilizado pelas Montadoras para veículos que já estão em linha é o seguinte:
1° de janeiro de 2010 – 8% da produção
1° de janeiro de 2011 – 15% da produção
1° de janeiro de 2012 – 30% da produção
1° de janeiro de 2013 – 60% da produção
1° de janeiro de 2014 – 100% da produção
Essa determinação é válida para veículos com até oito lugares, e os de carga com peso de até 3,5 toneladas. Para micro-ônibus, ônibus e caminhões a obrigatoriedade começa em 2013, para 40% dos veículos, sendo 2014 o prazo final para a instalação em toda a frota nova.
Afinal, daqui a cinco anos teremos carros realmente mais seguros.
Até o próximo Post.
Alexandre
Era justamente o que faltava para que os veículos nacionais se tornassem realmente seguros. É que o Air BAg é um item de segurança passiva, ou seja, atua apenas no momento do acidente. Já o sistema de freios ABS é considerado um elemento de segurança ativa, reduzindo a possibilidade de um acidente.
É uma tecnologia conhecida e confiável, e que já equipa cerca de 15% dos veículos novos vendidos no mercado doméstico, contra 90% dos EUA. E, Apesar da diferença, iremos superar os Estados unidos em 2014, onde 100% dos veículos produzidos no País utilizarão o equipamento.
De acordo com a resolução, o cronograma de implementação utilizado pelas Montadoras para veículos que já estão em linha é o seguinte:
1° de janeiro de 2010 – 8% da produção
1° de janeiro de 2011 – 15% da produção
1° de janeiro de 2012 – 30% da produção
1° de janeiro de 2013 – 60% da produção
1° de janeiro de 2014 – 100% da produção
Essa determinação é válida para veículos com até oito lugares, e os de carga com peso de até 3,5 toneladas. Para micro-ônibus, ônibus e caminhões a obrigatoriedade começa em 2013, para 40% dos veículos, sendo 2014 o prazo final para a instalação em toda a frota nova.
Afinal, daqui a cinco anos teremos carros realmente mais seguros.
Até o próximo Post.
Alexandre
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