quarta-feira, 26 de novembro de 2008

É NORMAL O AIR BAG NÃO ACIONAR EM UMA COLISÃO?


O Air Bag, é um dispositivo de segurança passiva, ou seja, entra em ação no momento do acidente. Seu objetivo é proteger os passageiros, formando uma proteção que reduz o impacto contra o interior do veículo em caso de colisão.

Mas para que esse dispositivo possa realmente proteger, é necessário que certas condições sejam atendidas. A primeira exigência é que a colisão seja frontal. Em caso de colisão lateral, traseira, ou mesmo um capotamento, os air bags não são ativados. É que nesses casos, o acionamento das bolsas poderia provocar graves lesões aos passageiros.

A segunda condição é que a desaceleração provocada pela colisão atinja um valor mínimo, justificando a abertura das bolsas. Para tanto, sensores de desaceleração instalados dentro de uma central eletrônica realizam constantes medições, a fim de determinar o momento exato do acionamento.

A terceira condição é que os cintos estejam atados. É que, diferentemente do modelo americano onde o cinto não é obrigatório, no Brasil, seguimos o padrão europeu conhecido como Euro Bag, onde o Air bag apenas torna-se eficiente atuando em conjunto com o cinto de segurança.

Entendemos então, que para que haja o disparo dos Air Bags é preciso atender a determinadas condições. Isso irá garantir a máxima eficiência do sistema e a melhor proteção dos ocupantes do veículo.

Apenas no caso de um defeito é que o acionamento das bolsas será inibido. Nesse caso uma luz espia permacerá acesa no painel de instrumentos informando ao condutor sobre a anomalia.

5 comentários:

Anônimo disse...

queria saber que condiçoes seriam de fato necesaarias paraoacionamento do air bag do picanto da kia ano2012/2013 com 10.000 km , revisão em dia , que sofreu colisão frontal contra um caminhão . destruindo a frente do carro e dando perda total . o airbag não foi acionado .minha filha estava com cinto de segurança o que a salvou de lesões na face , porem a coluna cervical sofreu com efeito chicote . alguem sabe informar se este air beg era para ser acionado ja que a pancada foi muito grande .

Anônimo disse...

Queria saber porque o corsa 2014 colidiu com um caminhão Volvo no qual o motorista dormiu no volante e empurrou por 20 metros e não acionou os air bag fomos salvos pelos cintos no impacto. estou com hematomas no peito na linha do cinto , o impacto foi frontal ao qual arregaçou toda parte da frente e as porta ficaram emperradas, mas a droga de air bag nada. Por que.

Unknown disse...

Vc processou a Kia?

Unknown disse...

Eu quero saber se mesmo não estando o passageiro do lado do condutor.o airbag abre na mesma? Obrigada

Unknown disse...

replica ysl t62 m7e86s4g84 high quality replica bags o30 v8u27d7o07 bags replica gucci f22 x4m08r1m90