terça-feira, 2 de setembro de 2008

É PRECISO ESPERAR A LUZ DA INJEÇÃO APAGAR PARA DAR A PARTIDA?


Ao girar a chave no contato da ignição, percebemos o acendimento de diversas luzes no painel de instrumentos. Cada uma dessas luzes ou leds é responsável por uma função específica no veículo. Essas luzes indicam um procedimento chamado de “Check”, que é a verificação do correto funcionamento dos sistemas do veículo.

Dentre todas as luzes de advertência uma das mais importantes é, sem dúvida, a luz espia da injeção eletrônica. Sempre que se gira a chave na ignição a luz espia acende, permanecendo acesa por cerca de um a dois segundos, que é o tempo da verificação do sistema, apagando em seguida. Durante esse tempo, a bomba de combustível é acionada de modo a pressurizar a linha de combustível e facilitar a partida.

Daí surge uma dúvida muito comum – “É preciso esperar a luz espia apagar para dar a partida no motor ?” Digo que não, pois o acendimento da luz espia no momento da partida apenas serve para indicar que está sendo realizada uma verificação do sistema de injeção, não impedindo a partida do motor, pois a checagem permanecerá sendo realizada mesmo após o funcionamento do carro. Caso haja um defeito elétrico no sistema de injeção a luz permanecerá acesa, indicando a falha ao motorista.

Portanto, não espere a luz apagar. Entre no carro, gire a chave na ignição, dê a partida e saia dirigindo. Simples assim !!

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço



  • Não precisa esperar a luz espia da injeção apagar para dar a partida

  • Se o motor só funciona após a luz espia apagar é porque pode haver problemas com o regulador de pressão ou bomba de combustível.

  • Caso haja um defeito elétrico a luz permanecerá acesa, indicando a falha.

15 comentários:

Marlon Peterson Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marlonsilva7@gmail.com disse...

Olá, estava pesquisando justamente sobre esta dúvida: "Esperar ou não a luz da injeção apagar, ates da ignição?"
Neste tópico, vi que não é necessário. No entanto, encontrei em duas fontes, falando justamente o inverso:

http://www.mecanicaonline.com.br/duvidas/QualDuvidaResposta.php?id=2957

http://www.mecanicaonline.com.br/duvidas/QualDuvidaResposta.php?id=3574

Agora estou mais confuso!

admin disse...

Não é que TEM que esperar, mas é recomendável sim.
Trabalho justamente com conserto de módulos e imobilizadores e, direto aparecem no laboratório módulos travados ou danificados justamente por isso. Renault Clio com Imobilizador é o campeão.
Quando ele apaga a luz de injeção e/ou imobilizador, é o "OK" do sistema avisando pra vc e, caso haja algo errado, elas não apagarão.
Isso se assemelha ao BIOS de uma placa mãe (Basic Input Output System), que quando termina o check inicial e está tudo bem, ele emite um BIP e vem a imagem logo em seguida e, caso dê algum erro, geralmente vem uma seqüencia de bips informando qual o problema ou, precisa ser lido com uma placa de diagnóstico (POST).
Vamos lá pessoal, perder 2 ou 3 segundos na partida do carro não vai atrasar em nada a mais e, com certeza, o sistema eletrônico do carro terá uma vida superior, fora que alguns deles, até pegam melhor quando o sistema dá o "OK".

Anônimo disse...

Arnaldo

Mas teremos que fazer isso sempre que ligar o carro? Não é meio estranho que com tanta tecnologia temos que "sinalizar" com a chave antes de ligar definitivamente? Preciso de uma fonte mais segura para apurar esta informação...Ou a solução é verificar o manual de um carro flex. caso esta recomendação estiver vinculada devemos considerar caso contrário esquece...

Paulão da regulagem disse...

Meu Fox 1.6 manca por às vezes não receber o sinal para o bico de nº 3 pulsar. Para piorar, depois que abasteci com álcool puro o carro tem uma dificuldade enorme para pegar quando fica muito tempo desligado. Já foi checado, os erros foram apagados da memória e nada, ele pega depois de o acelerador ser acionado, como os antigos carros carburados. O que pode estar ocorrendo?

Paulão da regulagem disse...

Meu Fox 1.6 manca por às vezes não receber o sinal para o bico de nº 3 pulsar. Para piorar, depois que abasteci com álcool puro o carro tem uma dificuldade enorme para pegar quando fica muito tempo desligado. Já foi checado, os erros foram apagados da memória e nada, ele pega depois de o acelerador ser acionado, como os antigos carros carburados. O que pode estar ocorrendo?

Unknown disse...

O meu fox só apaga aluz da injeção depois que da a partida isso é normal ?

Unknown disse...

Meu celta e 2010 e flex, só que só saio com ele final de semana mais durante a semana ligo . No 5 dia a luz da injeção não apaga, mais o carro funciona normal e ao rodar com ele a luz apaga o que devo fazer

Anônimo disse...

Meu nome é Carlos

Tenho uma Renault Master 2013/14 e após uma limpeza de TBI surgiu um problema, não consigo dar a partida a não ser que aguarde as luzes do painel apagarem. Enquanto as luzes estão acesas o motor até gira mas não funciona mesmo que eu insista. O que pode estar acontecendo?

Unknown disse...

Boa tarde, tenho uma Triton L200 2010, e acabou de acender a luz de advertência da injeção eletrônica, o que pode ter acontecido?

yanmaneee disse...

nike air max 270
yeezy boost 350
supreme clothing
cheap mlb jerseys
supreme
off-white
curry 5
golden goose
fila online shop
cheap nfl jerseys china

mcbende disse...

visit site louis vuitton dolabuy more high end replica bags you can check here replica designer bags

shough disse...

l7l94l0t37 k4n15a6k18 j3l85z0g31 v9b00f5t79 w7n25n1x43 l6a38n6z49

Anônimo disse...

Muito bom a explicação.

Anônimo disse...

Como eu resolvo esta luiz no painel sem gastar muoto