domingo, 21 de setembro de 2008

DIMINUIR A VELOCIDADE DO AR CONDICIONADO REDUZ O CONSUMO?


O tema do Post de hoje pode não parecer tão interessante, mas experimente levantar o assunto numa roda de amigos para surgirem as mais diversas teorias. Digo isso porque tenho percebido a algum tempo que muitos motoristas dirigem seus carros, mesmo em dias quentes, com o seletor do ar condicionado na posição “ 1 “ ou “ 2 “. - “É pra economizar combustível” – diz a maioria!!

Nós motoristas sempre associarmos velocidade a consumo. Quanto mais rápido o carro anda, maior será o consumo de combustível. Até aí tudo bem, mas não há relação direta da velocidade do ar condicionado com o consumo. Para o motor é indiferente se você mantém o botão na posição “4” ou na posição “ 1 “.

Explicando melhor, o seletor de velocidade do ar condicionado define apenas a rotação do ventilador da caixa de ar, ou seja, quanto maior a velocidade do ventilador maior o fluxo de ar saindo pelas aletas de ventilação. Portanto, a velocidade do ventilador em nada interfere no consumo.

O aumento do consumo de combustível está diretamente relacionado ao acionamento do compressor do ar condicionado. Uma vez ligado, o sistema aumenta um pouco o consumo de combustível por exigir um esforço maior do motor.

Algumas pessoas defendem a afirmação de que quanto maior a velocidade do ventilador maior a corrente elétrica gerada pelo alternador. Daí o aumento no consumo de combustível. Devo admitir que o raciocínio está correto, mas temos que levar em consideração que o aumento do consumo de corrente elétrica para acionar o ventilador é tão pequeno que pode ser considerada desprezível, não influenciando em nada no consumo.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço
  • A velocidade do ventilador não interfere no consumo.
  • Utilizar o ar condiconado na velocidade "1" aumenta o rendimento.
  • Ao entrar no veículo, abra os vidros e ligue o ar na posição "4 " apenas para retirar o ar quente do habitáculo.

4 comentários:

ilton@culturalivre.org disse...

Me surpreendi!!!
Mto bom esse post e o blog!

Anônimo disse...

Tenho uma meriva e o ar não esta esfriando já fez indenização já troquei o filtro já trocaram o gás e o ar não gela o que fazer.

yanmaneee disse...

jordan 12
yeezy boost 350
kd 12
golden goose
hermes belts
kd 12
nike air max 2017
kyrie shoes
michael kors handbags
ultra boost

Unknown disse...

her comment is here 7a replica bags wholesale check my source check this site out like this check my site