quarta-feira, 9 de julho de 2008

Entenda a Transmissão Mecânica


O Câmbio mecânico tem se mantido firme no Mercado Nacional. Desde o Câmbio Royale, famoso pelo acionamento através de uma alavanca na coluna de direção até os dias atuais, o velho Sistema de Seleção de Marchas continua mantendo seus adeptos, mesmo estando ameaçado pelo também veterano e só agora reconhecido Câmbio Automático.

A função do Câmbio seja ele Mecânico ou Automático, é multiplicar o Torque produzido pelo motor. Isto ocorre por que a Força produzida pelo motor é insuficiente para colocar o veículo em movimento. Imaginem que o Torque produzido por um motor de média cilindrada é de apenas 10 Kgfm, podendo ser multiplicado para até 35 Kgfm, dependendo da marcha utilizada.

Isto é possível graças às relações de transmissão determinadas pela combinação de um conjunto de engrenagens, favorecendo o aumento do Torque, no caso das relações de marchas reduzidas como a primeira, segunda e terceira ou o aumento da velocidade, como a quarta e quinta marcha.

As marchas reduzidas são as mais utilizadas em percursos urbanos. Estas relações de marchas reduzem a rotação que chega às rodas, favorecendo o Torque. Por se tratarem de marchas de Força devem ser utilizadas em acelerações ou situações que exigem maior poder de tração do veículo como em subidas ou transporte de cargas.

Em condições de velocidade constante ou mais elevada, as relações de transmissão da quarta ou quinta velocidade são as mais recomendadas. Neste caso, a relação de transmissão parece inversa às marchas reduzidas, pois a rotação aumenta resultando em maior velocidade, acompanhado por uma redução na Força transmitida às rodas.

A marcha ré é considerada um caso à parte. A relação de transmissão utilizada é muito próxima a da primeira marcha, invertendo apenas o sentido da rotação. É considerada, portanto, como uma marcha de força com a mesma capacidade de tração da primeira marcha.

Passamos então a compreender a importância da seleção da marcha em função da rotação do motor e da velocidade do veículo. Ou seja, o poder de tração transferido para as rodas depende da marcha utilizada. É por este motivo que não conseguimos subir uma ladeira em 5° ou ganhar velocidade em 1° marcha.

Por se tratar de um sistema manual, todo o processo de acionamento da embreagem e seleção de marchas é realizado pelo motorista, sendo ele o responsável pelo controle sobre o comportamento dinâmico do veículo. Como veremos nos próximos Posts a correta utilização da Caixa de Câmbio permite um maior aproveitamento do rendimento do motor bem como a redução do consumo de combustível.


Até o próximo Post.

Alexandre


Dicas AutoServiço
  • Complete o óleo do Câmbio a cada 60.000 Km
  • Evite repousar a mão sobre a alavanca de marchas
  • Apenas engate a marcha a ré com o veículo parado.

2 comentários:

Geraldo Barbosa disse...

Alexandre: sugiro que você inclua fotos e diagramas nas matérias p ublicadas.Melhora a apresentação e facilita o entendimento do leitor. Você está no caminho certo. Geraldo Barbosa

Anônimo disse...

Uma pergunta: O que faz o carro correr mais? O câmbio ou o diferencial?