quarta-feira, 9 de julho de 2008

Tire suas dúvidas sobre o Catalisador.

Percebo que existem muitas dúvidas sobre o Catalisador. Qual sua função, período de troca, se a água o danifica...?? Pensando em esclarecer melhor essas questões elaborei o Post de hoje.


Bem,...por definição, um Catalisador é um acelerador de reações químicas. No caso específico de um veículo não podemos considerá-lo um filtro, mas sim, um dispositivo cuja função é converter gases tóxicos expelidos pela tubulação de descarga em gases inofensivos.

Estes gases tóxicos são o resultado da queima incompleta do combustível, que além de vapor d’água e gás carbônico, libera em grande quantidade Hidrocarbonetos ( HC ), Monóxido de carbono ( CO ) e Óxido de Nitrogênio ( Nox ).

Estes elementos têm como característica ligações químicas que facilitam a combinação com outros elementos presentes na atmosfera, gerando novas substâncias. Como este processo natural pode levar centenas de anos, o que o catalisador faz é abreviar o fenômeno, através de uma reação química.

Para realizar esta reação, o Catalisador conta com uma superfície de absorção em forma de colméia, conhecida como manta catalítica. Esta colméia, envolvida por uma carcaça metálica, é formada por uma cerâmica especial, resistente a elevadas temperaturas, composta por materiais nobres como paládio, ródio e platina.

Este formato de colméia permite boa área de contato sem oferecer grande resistência a saída dos gases. Mesmo assim, um catalisador gera um decréscimo de potência no motor, fato este previsto em projeto. Por isso, é realizado um redimensionamento do sistema de escape de modo a minimizar o problema. A sua remoção, seja por qualquer motivo, não traz benefício algum ao veículo, além de ser proibido por lei.

Por ser extremamente resistente às mais adversas condições de uso, o Catalisador não exige manutenção periódica, Porém, as constantes reações químicas resultam em uma perda gradativa de sua eficiência, tornando sua substituição necessária a cada 80.000 km.

Se considerarmos que este prazo é coberto, em média, em um período de quatro anos, o valor do catalisador onera bastante o custo de manutenção quando comparado ao preço final do veículo. Este fato torna crescente o volume de veículos usados que rodam com um catalisador inoperante.

Mas alguns cuidados podem ser tomados na tentativa de prolongar a vida útil do catalisador. Como por exemplo, evitar desligar os cabos de vela com o motor ligado durante uma manutenção, pois o combustível injetado no cilindro não é queimado, entrando em combustão no interior do catalisador. A temperatura gerada funde a manta catalítica obstruindo a saída dos gases.

Outro cuidado está relacionado à utilização de alguns produtos químicos para limpeza dos bicos injetores e descarbonização do motor. Estes produtos apenas devem ser utilizados sob recomendação do fabricante do veículo, do contrário, podem acarretar danos à manta catalítica.

E, ao contrário do que muitos imaginam a água não afeta o Catalisador, pois o material que compõe a manta é capaz de resistir a variações bruscas de temperatura eliminando a possibilidade de trincas causadas por um choque térmico.

Espero ter esclarecido todas suas dúvidas sobre Catalisador.

Até o próximo Post.


Alexandre
Dicas AutoServiço
  • Evite desligar a vela de ignição com o motor funcionando.
  • O catalisador deve ser substituído a cada 80.000 Km
  • A remoção do Catalisador, além de proibida por Lei, não aumenta a potência do motor.

3 comentários:

Anônimo disse...

BOA NOITE ! EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE ,DE O CATALISADOR DO MEI CARRO (FIAT PAILIO ) ESTA AFETANDO NO DESEMPENHO DO MOTOR ?
AS VEZES CINTO O CARRO PRESO , O MOTAR FAZ UM BARRULHO MUITO ALTO , COMO SE ESTIVECE REBOCANDO UM CAMINHÃO !!! E AS VEZES DESPACHA SUPER BEM , CILENCIOSO E COM RESPOSTAS RÁPIDAS !!??
ATT...
ALEXANDRE
SAPIRANGA -RIO GRANDE DO SUL/RS

Anônimo disse...

o meu veiculo siena 2010, exala um gas que as vezes é insuportável se possivel quero saber oque fazer para acabar com esse mal cheiro isso acontece pelo escapamento.

Anônimo disse...

Tenho um celta vhce 2013, posso passar uma fita termica de alta temperatura no catalizador todo? Ou prejudicará ele futuramente?