quinta-feira, 9 de abril de 2009

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE FREIOS – PARTE III


Em 1902, quando os automóveis apresentavam sistemas mecânicos simples e rudimentares, um engenheiro Inglês, chamado Frederick Lanchester, teve a idéia de utilizar um disco como elemento principal de um sistema de freios.

Apesar do conceito revolucionário para a época, o disco de freio iniciou sua vida apenas quatro décadas depois, na aviação militar. Durante a segunda guerra mundial, os aliados precisavam pousar os aviões cargueiros em pistas curtas na Europa e o sistema de freio a tambor não mostrava eficiência quando submetido a tamanho esforço. Daí a opção pelos discos.

A primeira aplicação em um automóvel ocorreu em 1953 quando um bólido de competição utilizou um sistema de freios a disco na dianteira durante as 24 Horas de Le Mans. Mas foi somente dois anos depois que o sistema entrou em produção.

Desde então, o sistema de freios a disco pouco mudou, e olha que lê já tem mais de de cem anos de existência !! Basicamente, é constituído por um disco metálico, normalmente feito em ferro fundido, que é pressionado por pastilhas de um material de fricção. A opção pelo ferro fundido advém das características de suportar os esforços mecânicos elevados, além de garantir bom coeficiente de atrito e elevada capacidade de dissipação de calor.

E é em relação a essa capacidade de dissipar o calor que está a vantagem sobre o sistema convencional a tambor. É que o sistema a tambor, por ser fechado retém o calor, reduzindo sua eficiência, limitando assim sua aplicação apenas às rodas traseiras. Ao contrário do Sistema a disco que, por estar exposto a passagem do ar, possui refrigeração mais eficiente, reduzindo a possibilidade de fading, e garantindo uma excelente frenagem.

Os discos de freio podem ser sólidos, quando feitos em uma peça maciça de ferro fundido, ou ventilados, quando possui canaletas entre as duas superfícies de atrito, cuja função é direcionar o fluxo de ar e assim, melhorar a dissipação de calor. Alguns discos de alto rendimento ( como os da foto acima ) possuem furos na superfície de atrito e ranhuras que expelem água e impurezas.

Nos próximos Posts veremos um pouco mais sobre o sistema de freios.

Alexandre


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