sábado, 7 de março de 2009

COMO FUNCIONA O AIR BAG - PARTE I


Com a obrigatoriedade do air bag sendo discutida no Congresso, surgiu um interesse repentino pelo dispositivo de segurança. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, o Air bag, ou Bolsa de Ar, não é um projeto recente. Sua Patente data de 1951, sendo desenvolvido pelo alemão Walter Linderer, morador da cidade de Munique. Seu Projeto, cujo conceito se baseava em uma Bolsa de ar, inflada em milésimos de segundos com o objetivo de proteger os ocupantes do veículo, poderia parecer ridículo. Esta cena, que apenas poderia ser possível nos filmes de ficção científica, tornou-se realidade na década de 80, com o avanço da eletrônica e o desenvolvimento de um tecido mais resistente para a Bolsa. A partir daí o Air Bag não parou mais de desenvolver, conquistando credibilidade junto aos principais Fabricantes do Mundo.

Basicamente, o Air Bag atual é constituído por uma bolsa, inflada através da expansão de um gás gerado pela ignição de um propelente sólido. O material da bolsa é composto por fibras entrelaçadas, altamente resistentes, sendo capaz de suportar o choque dos passageiros em caso de colisão. Após o enchimento, o Air Bag perde rapidamente a pressão interna, facilitando a remoção dos passageiros.

Os Air Bags disponíveis nos veículos nacionais são, na verdade, denominados Eurobags, pois atenderem às Normas vigentes na Europa. Esta bolsa, com capacidade entre 40 e 60 litros para motorista e 120 litros para passageiro, deve obrigatoriamente ser utilizada em conjunto com o cinto de segurança que conta com o auxílio do pré-tensionador. Já, os modelos norte-americanos, conhecidos apenas por Air Bag, apresentam volumes próximos de 80 litros para motorista, e 170 litros para passageiro, não sendo necessário sua utilização em conjunto com o cinto de segurança. Uma observação: Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos o uso do cinto de segurança não é obrigatório. Os motoristas utilizam por educação!!

Nos próximos Posts veremos em que condições os Air Bags disparam

Alexandre


Dicas AutoServiço
  • O AirBag nacional é conhecido como Euro Bag, e deve ser usado em conjunto com o cinto de segurança.
  • O Air Bag americano possui um volume até 40% maior que o Euro Bag.

  • Por segurança, o Air Bag apenas dispara em condições específicas.
  • Um comentário:

    Anônimo disse...

    ESTA E UMA COLABORAÇÃO AO SR.CLAUDECI ALMEIDA PRADO

    Anti fraudes combustiveis ideal
    PIADA

    TRATA-SE DE UM DISPOSITIVO QUE PODE SER COLOCADO NA ENTRADA DO TANQUE DE GASOLINA DO VEICULO, OU NA SAIDA DA MANGUEIRA DO COMBUSTIVEL E QUANDO DO ABASTECIMENTO VAI ACONTECER O SEGUINTE SE O COMBUSTIVEL ESTIVER ALTERADO.

    1-IMEDIATAMENTE ACENDE UMA LUZ VERMELHA NO PAINEL DO CARRO E A TAMPA DO TANQUE FECHA AUTOMATICAMENTE, INTERROMPENDO O ABASTECIMENTO.
    2-NESSE MOMENTO APARECEM OS SUPER-HEROIS, BATMAN E ROBIN, O INCRIVEL HULK, MULHER MARAVILHA, POPEYE, MULHER BIONICA, SUPERHOMEM, E POR FIM O GRANDE MAGICO MANDRAKE.
    COMO VÃO AGIR ESTES SUPER-HEROIS E SUAS FUNÇÕES.
    BATMAN E ROBIN
    PRENDEM O DONO DO POSTO E O FRENTISTA
    SUPERHOMEM
    DESENTERRA OS TANQUES DO POSTO E OS LEVA PARA MARTE.
    MULHER MARAVILHA
    DESTROE TODAS AS MANGUEIRAS.
    O INCRIVEL HULK.
    DESTROE O POSTO INTEIRO,. ARRASANDO COM A EDIFICAÇÃO TODA.
    GRANDE MAGICO MANDRAKE
    VENDO TODA AQUELES ENTULHOS, TRANSFORMA O LOCAL EM UM GRANDE PARQUE DE DIVERSÕES.
    E O DONO DO CARRO E BEM CONSOLADO PELA MULHER BIONICA, SENDO QUE SEU CARRO NADA SOFREU E FOI LAVADO PELO POPEYE

    TODO ESTE APARATO E REALIZADO EM APENAS 1 MINUTO
    SERA QUE OS ORGÃOS OFICIAIS VÃO ACEITAR ESSA FORMULA ANTI FRAUDES COMBUSTIVEIS.

    ESTE FATO SE HOUVER, VAI SER DIVULGADO POR UMA EMPRESA DE TELEVISÃO, CRENTE QUE ESTA ABAFANDO, QUE VAI REPETIR A NOTICIA 239 VEZES NO DIA – 2 A MAIS DO DESASTRE AEREO E 56 A MENOS DA MORTE DO CANTOR BICHAEL. TENDO RECORD DE AUDIENCIA

    NO CASO DE RECLAMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM S.A.C. FALE CONOSCO TEL. 00-0000001- ATENDENTES DO SETOR DE MILAGRES E DE SUA SUGESTÃO, SERA ATENDIDO PRONTAMENTE, OU a A.A.A. N ÃO P ODERA SER ANTENDIDO SE NÃO FOI ASSOCIADO.

    COMO ELE NÃO CONSEGUIU DEMONSTRAÇÕES, ACHO QUE ESTE METODO E O MELHOR DE TODOS, QUE ACHAM...


    DE SEU AMIGO
    DECIO
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."