Muita gente afirma que existem três tipos de limpeza de injetores...na verdade, existe apenas uma.. as outras devem ser consideradas como descarbonizantes.
Existe uma limpeza química feita com um produto pressurizado que é ligado ao motor, substituindo o combustível. O carro fica alguns minutos queimando esse produto. O solvente existente nessa limpeza retira as incrustações de carbono dos injetores lançando diretamente no motor. O nome desse serviço não é limpeza de bicos, mas sim, limpeza química pressurizada ou descarbonização pressurizada.
A desvantagem é que toda impureza retirada dos injetores é lançada diretamente no motor, além do solvente retirar incrustações e borras das paredes dos cilindros e cabeça do pistão lançando no diretamente no catalisador e sensor de oxigênio, danificando-os.
Apesar de rápido e prático não recomendo esse tipo de serviço. Além do que, caso haja um problema em um dos injetores não podemos identificar, pois os mesmos estão montados no motor.Há também a "limpeza de bicos" com produtos no tanque. Esse tipo de limpeza possui solventes e detergentes que começam a agir ainda no tanque de combustível, removendo os resíduos de suas paredes internas. O problema é que a sujeira será aspirada pela bomba de combustível, e lançada para o filtro de combustível, obstruíndo-o.
E assim como a descarbonização pressurizada todas as impurezas são lançadas no motor, afetando o sensor de oxigênio e catalisador.
Já na limpeza por ultra-som os injetores são retirados do carro e montados em buretas de vidro utilizando um solvente. Essa situação simula o funcionamento dos injetores no veículo permitindo uma análise do leque formado pela injeção de combustível e a vazão, em mililitros, de cada injetor. Esse teste permite ainda verificar se há gotejamento dos injetores. Após essa análise, os injetores são instalados em uma cuba onde ficam pulsando, estando parcialmente cobertos por um detergente. No fundo da cuba um cristal piezo-elétrico que gera uma certa frequência de vibração, produzindo um ultra-som que quebra os resíduos de carbono no interior dos injetores.
A vantagem desse serviço é que além de limpar realmente, lança os resíduos no interior da cuba e não no motor. Esse eu recomendo !!
Alexandre
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3 comentários:
Informações de muita utilidade para usuários leigos . Com esses conhecimentos não seremos enganados por mecânicos desonestos.Geraldo BARBOSA
É muito bom ter uma opinião segura e confiável, pois nas oficinas ouve se de tudo e fica difícilsaber o que é certo ou errado.
Suas orientações me foram muito úteis,
Obrigado
Obrigado pelos comentários. Qualquer dúvida é só mandar um e-mail para blogautoservico@gmail.com
Alexandre
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