sábado, 14 de fevereiro de 2009

CONCEITO POR TRÁS DO AR CONDICIONADO - TEMPERATURA

 No Ensino Médio aprendemos conceitos físicos que imaginamos não terem nenhuma aplicação em nossa vida cotidiana. Definições de Física e Química parecem pertencer apenas as páginas dos livros. Pensando nisso, elaborei esse Post com o objetivo de fazer com que um usuário comum tenha uma noção dos conceitos físico-químicos por trás de um sistema de ar condicionado.

Primeiramente, vamos tentar distinguir a diferença entre calor e temperatura. Observe que há uma diferença sutil entre os dois conceitos. Daí ocorre um erro muito comum que é afirmar que no Nordeste faz muito calor. Na verdade o correto é afirmar que no Nordeste as temperaturas são elevadas.

É comum cometer esse lapso já que Calor e Temperatura são propriedades interligadas. Tão interligadas que não existe calor sem temperatura.

Por definição, Temperatura é a quantidade de energia interna de um corpo. Explicando melhor, quanto mais agitadas as moléculas de uma substância, maior sua energia interna e consequentemente mais elevada é a temperatura. Já o Calor, como veremos nos próximos Posts, é a energia que circula de um corpo com maior temperatura para o de menor temperatura.

Dos estados Físicos da matéria o estado de maior energia interna, ou seja, o que possui maior temperatura é o gasoso. Já o sólido é o estado da matéria com menor energia interna.

Mas após essa pequena revisão sobre o Ensino Médio vem a pergunta - Onde entra o Ar Condicionado nessa história? Explico. Dentro do painel do carro, mais precisamente na caixa de ar, um ventilador aspira o ar externo e lança em direção ao interior do veículo. Como esse ar possui uma certa temperatura será preciso resfriá-lo de modo a climatizar o habitáculo. Mas como isso é feito?

A maneira mais eficiente é fazer com que o ar externo tenha contato com um conjunto de pequenos dutos por onde circula o fluido refrigerante sob baixas temperaturas. Ao passar envolta desses tubos o ar externo cede calor ao fluido, baixando sua temperatura. É esse ar resfriado que sentimos saindo pelas aletas de ventilação do painel.

Interessante, não? Mais interessante ainda é saber que alguns conceitos que estudamos no colégio, com a Temperatura, são aplicados em nossas vidas.

Até o próximo Post.

Alexandre