quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EXISTE LIMITAÇÃO QUANTO A VELOCIDADE DE UM PNEU?

 Todo pneu comercializado segue Normas e Padrões internacionais quanto a suas dimensões, pressões de trabalho, nível de desgaste, e valores máximos de carga e velocidade, determinados em função do tipo de veículo na qual será montado e a condição de rodagem.

Estes valores encontram-se gravados na borda do pneu com o objetivo de informar ao condutor os limites físicos de cada pneumático e, garantir que no momento da troca dos pneus serão respeitadas as indicações de Carga e Velocidade máxima.

O Índice de Carga é um valor tabelado descrito por dois números com o objetivo de indicar a capacidade de carga que cada pneu suporta, em Kg. Já o Índice de velocidade determina a velocidade máxima suportada pelo pneu, sendo descrito por letras maiúsculas.

Observe, por exemplo, um pneu com Índice de Carga 88 e Velocidade T. Estes valores indicam que o pneu pode suportar uma carga de 437Kg e uma velocidade máxima de até 190 Km/h. Como este valores indicam limites físicos e estruturais do pneu devem obrigatoriamente ser respeitados por uma questão de segurança.

Nesse caso, se a velocidade limite for ultrapassada, as fibras da carcaça do pneu podem romper em função da força centrífuga, deformando a banda de rodagem.

Portanto, antes de comprar um pneu é importante não apenas seguir as dimensões descritas no manual do proprietário, mas também obedecer aos índices de carga e velocidade.

Até o próximo Post

Alexandre
Para saber mais sobre o assunto