terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE FREIOS - PARTE II


Meu objetivo com esse Blog não é torná-lo uma referência em Física na internet. Muito pelo contrário, o que procuro é ajudar as pessoas a entenderem melhor de seus carros, para que assim, possam cuidar melhor deles. Mas, para que eu possa dar continuidade a série sobre o funcionamento do sistema de freios, veremos alguns dos princípios físicos por trás de uma frenagem.

Isso é necessário para termos uma noção do esforço no qual é exposto um sistema de freios. Para tanto, basta considerar que a energia cinética acumulada pelo veículo durante seu deslocamento aumenta com o quadrado da velocidade. Isso quer dizer que se a velocidade de um carro dobra, ele possui quatro vezes mais energia cinética !!!! Os freios terão, portanto que dissipar quatro vezes mais energia para conseguir parar o veículo!!!

Agora, vamos transformar isso em números... Imagine um carro esportivo, pesando aproximadamente 1.400 Kg, que acelera de zero a cem quilômetros por hora em apenas seis segundos. Parece muita coisa, não? Considere agora a situação inversa, ou seja, uma frenagem à mesma velocidade até a imobilidade. Nesse caso serão necessários ínfimos dois segundos e meio e um potência térmica dissipada correspondente a mil cavalos !!!! É no mínimo impressionante!!

Mas tudo bem, você pode afirmar que estamos falando de um carro esporte, por isso os números tão exagerados. Mas fique sabendo que mesmo seu carro popular é capaz de gerar potência térmica suficiente para Impressionar até o seu vizinho! É isso mesmo. A partir de agora você já pode se orgulhar, afinal de contas seu carro gera a potência de um motor de Ferrari. Pelo menos no freios !!

Até o próximo Post.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

Um comentário:

cluizfaria disse...

OLA ALEXANDRE FALANDO EM CONSUMO ,TENHO UM POLO CLASSIC 1,8 E SEU CONSUMO ESTA MEIO ALTO JÁ TROQUEI AS VELAS,OLHEI O PONTO MAS CONTINUA BEBENDO,OQUE EU FAÇO ,VOCE PODE ME AJUDAR POR FAVOR?