Meu objetivo com esse Blog não é torná-lo uma referência em Física na internet. Muito pelo contrário, o que procuro é ajudar as pessoas a entenderem melhor de seus carros, para que assim, possam cuidar melhor deles. Mas, para que eu possa dar continuidade a série sobre o funcionamento do sistema de freios, veremos alguns dos princípios físicos por trás de uma frenagem.
Isso é necessário para termos uma noção do esforço no qual é exposto um sistema de freios. Para tanto, basta considerar que a energia cinética acumulada pelo veículo durante seu deslocamento aumenta com o quadrado da velocidade. Isso quer dizer que se a velocidade de um carro dobra, ele possui quatro vezes mais energia cinética !!!! Os freios terão, portanto que dissipar quatro vezes mais energia para conseguir parar o veículo!!!
Agora, vamos transformar isso em números... Imagine um carro esportivo, pesando aproximadamente 1.400 Kg, que acelera de zero a cem quilômetros por hora em apenas seis segundos. Parece muita coisa, não? Considere agora a situação inversa, ou seja, uma frenagem à mesma velocidade até a imobilidade. Nesse caso serão necessários ínfimos dois segundos e meio e um potência térmica dissipada correspondente a mil cavalos !!!! É no mínimo impressionante!!
Mas tudo bem, você pode afirmar que estamos falando de um carro esporte, por isso os números tão exagerados. Mas fique sabendo que mesmo seu carro popular é capaz de gerar potência térmica suficiente para Impressionar até o seu vizinho! É isso mesmo. A partir de agora você já pode se orgulhar, afinal de contas seu carro gera a potência de um motor de Ferrari. Pelo menos no freios !!
Até o próximo Post.
Isso é necessário para termos uma noção do esforço no qual é exposto um sistema de freios. Para tanto, basta considerar que a energia cinética acumulada pelo veículo durante seu deslocamento aumenta com o quadrado da velocidade. Isso quer dizer que se a velocidade de um carro dobra, ele possui quatro vezes mais energia cinética !!!! Os freios terão, portanto que dissipar quatro vezes mais energia para conseguir parar o veículo!!!
Agora, vamos transformar isso em números... Imagine um carro esportivo, pesando aproximadamente 1.400 Kg, que acelera de zero a cem quilômetros por hora em apenas seis segundos. Parece muita coisa, não? Considere agora a situação inversa, ou seja, uma frenagem à mesma velocidade até a imobilidade. Nesse caso serão necessários ínfimos dois segundos e meio e um potência térmica dissipada correspondente a mil cavalos !!!! É no mínimo impressionante!!
Mas tudo bem, você pode afirmar que estamos falando de um carro esporte, por isso os números tão exagerados. Mas fique sabendo que mesmo seu carro popular é capaz de gerar potência térmica suficiente para Impressionar até o seu vizinho! É isso mesmo. A partir de agora você já pode se orgulhar, afinal de contas seu carro gera a potência de um motor de Ferrari. Pelo menos no freios !!
Até o próximo Post.
Alexandre
Para saber mais sobre o assunto:
Um comentário:
OLA ALEXANDRE FALANDO EM CONSUMO ,TENHO UM POLO CLASSIC 1,8 E SEU CONSUMO ESTA MEIO ALTO JÁ TROQUEI AS VELAS,OLHEI O PONTO MAS CONTINUA BEBENDO,OQUE EU FAÇO ,VOCE PODE ME AJUDAR POR FAVOR?
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