sábado, 20 de dezembro de 2008

PERDA DE EFICIÊNCIA DO AR CONDICIONADO PODE ESTAR LIGADA AO FILTRO DE CABINE.



A perda de eficiência de um sistema de ar condicionado nem sempre está relacionado a um vazamento. O problema pode estar em um componente que muitos até desconhecem – o Filtro de Cabine.

É que boa parte dos veículos produzidos no País saem de Fábrica com um elemento filtrante cuja função é reter partículas de poeira impedindo que as mesmas cheguem ao habitáculo. Esse Filtro é fabricado em uma fibra especial de poliéster que retém partículas menores que um grão de poeira, como o Pólem, maior causador de alergias. Alguns possuem até tratamento químico para inibir odores.

Localizado por trás do painel, mais precisamente na caixa de ar, esse Filtro é responsável pela qualidade do ar admitido no interior do veículo, funcionando como uma barreira para partículas e impurezas.

E, assim como qualquer filtro, precisa ser substituído dentro de um prazo determinado. Quando esse período é ultrapassado o Filtro fica saturado de impurezas comprometendo sua eficiência. Nessa condição, o fluxo de ar é restringido, reduzindo consideravelmente o rendimento do sistema de Ar Condicionado do veículo.

Portanto, para garantir a qualidade do ar que vai para o habitáculo é preciso substituir o Filtro a cada 30.000 Km. Fazendo isso, você evita mau cheiro ao ligar o ar condicionado, melhora o fluxo de ar que sai pelas aletas de ventilação e elimina impurezas que podem causar alergias.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • Mau cheiro ao ligar o Ar Condicionado pode ser causado pelo Filtro sujo.
  • Substituir o Filtro dentro do prazo aumenta a eficiência do Ar Condicionado.
  • O Filtro de Cabine deve ser substituído a cada 30.000 Km.

3 comentários:

Unknown disse...

Mandei dar carga no gas do ar condicionado do meu Santana no ano passado e agora ha 1 mes o ar não ta mais gelando as vezes solta um ventinho bem pouco gelado e as vezes solta ar quente, será que é o filtro?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

p1k40y6u90 e0g37z0r18 g2v51v6s09 b6p10u3d54 s5t14u6b15 s7h86f4d02