domingo, 15 de novembro de 2009

PORQUE O CARRO FLEX NÃO É ECONÔMICO? PARTE II


Muita gente reclama que os carros Flex tem um padrão de consumo similar aos carros carburados à álcool da década de 1980. E isso não é mentira. Um carro Flex,que no ciclo urbano faz cerca de 7,5 quilômetros com um litro de álcool, está no mesmo patamar de consumo dos carros de 20 anos atrás.

Daí vem a pergunta: em vinte anos, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, os engenheiros não conseguiram melhorar o consumo no álcool? A resposta está na química. Para queimar uma fração de álcool, precisamos em média de oito frações e meia de ar. Comparando com a gasolina que precisa aproximadamente de treze frações de ar para uma de combustível, no caso do álcool precisamos, proporcionalmente, de mais combustível para termos uma queima eficiente.

Resumindo, quando usamos álcool o consumo será sempre, eu disse sempre, maior que no caso do uso da gasolina. Não há como mudar isso!! É a Química!! Portanto, se você quer culpar alguém, culpe a Mãe Natureza !!!

Tudo bem, tudo bem, isso explica, mas não justifica. Pois, não é possível que conseguimos mandar o Homem à Lua e não conseguimos tornar uma carro movido a Álcool econômico!!

Bem, você pode estar certo de que os engenheiros automotivos estão tão dedicados a esse assunto quanto qualquer engenheiro da NASA!!! Qual Montadora não quer oferecer um veículo que possa rodar com um combustível pouco poluente e de fonte renovável como o álcool, e ainda assim, ser extremamente econômico? Seria algo como redescobrir a roda !!!

Várias modificações técnicas são necessária para tornar possível o uso do álcool e gasolina em um único motor, conciliando desempenho, consumo e emissão de poluentes. E é sobre isso que falaremos nos próximos Posts.

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

4 comentários:

Everton disse...

Alexandre,

Parabéns pelo seu blog. Muito bom mesmo.

Não sou nenhum consultor nem especialista, só gosto de ler sobre o assunto, mas certa vez construí um também: "quilometroporhora.blogspot.com".
É só uma tentativa de reunir o que tem de bom por aí nos mais diversos sites e blogs. Inclusive, comentei sobre seu blog lá.

Abração.

Alexandre Costa disse...

Everton

Obrigado pelo Comentário e parabéns pelo Blog. Vou adicionar aos meus Favoritos.

É sempre bom saber que existem pessoas como você e eu interessadas em exclarecer temas ligados ao mundo automotivo.

Parabéns pela iniciativa.

Alexandre

Anônimo disse...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br