sábado, 16 de maio de 2009

TUDO SOBRE O PAINEL DE INSTRUMENTOS – PARTE II

Dando continuidade a série sobre o Painel de instrumentos, falaremos hoje da mais importante de todas as luzes espia – a do sistema de injeção eletrônica.

Como identificar a luz espia ...

A Luz espia do sistema de injeção eletrônica, conhecida como luz de anomalia, é caracterizada pela cor laranja ou vermelha, e normalmente apresenta a forma de um motor, raio ou um triangulo, estando localizada numa região de destaque no painel.

Como Funciona...

Sempre que giramos a chave na ignição, sem ligar o motor, percebemos um pequeno zumbido, que dura breves segundos. Esse ruído é o funcionamento da bomba de combustível no interior do tanque, pressurizando o combustível. Enquanto a bomba funciona, a Central de injeção eletrônica realiza o Check, procedimento onde é verificada a continuidade elétrica de todos os sensores e atuadores do sistema.

Caso haja algum defeito, a luz espia permanece acesa no painel, e o inconveniente é registrado em uma memória permanente dentro da central, chamada de Memory Fault ou memória de Falhas. Isso irá permitir que um técnico, utilizando um scanner, tenha acesso aos principais defeitos apresentados pelo veículo, facilitando o diagnóstico.
E nem tente desligar a bateria, pois isso não apaga o erro registrado na memória da Central !!!

O que fazer...

Durante a condução, caso a luz espia acenda é preciso ter cautela, pois é indício de falha no sistema de injeção. Normalmente, o acendimento da luz espia é acompanhado por uma falha de funcionamento. Caso isso ocorra, o mais indicado é procurar um local seguro e desligar o carro. Após alguns instantes, funcione o motor e veja se o problema persiste. Em muitos casos o problema é intermitente, aparecendo em outra ocasião. Sendo um defeito permanente ou não, para nossa sorte, o sistema de injeção possui estratégias para manter o motor em funcionamento, mesmo com falhas, de modo que você possa procurar uma oficina.

O que pode ocorrer se nada for feito...

A menos que você tenha dinheiro sobrando para gastar com manutenção, o recomendado é levar o carro a uma concessionária ou oficina, afim de evitar que os danos se estendam ao motor ou outros componentes do sistema. E lembre-se, a luz espia apenas irá apagar se o defeito for solucionado e a peça danificada substituida.
Até o Próximo Post

Alexandre

19 comentários:

Norberto disse...

Ola Alexandre.
Trabalhei 18 anos nos EUA, sou tecnico mecanico formado pela Escola Tecnica Federal de SP, cursei Engenharia Industrial em Mogi das Cruzes e fui um ASE Master Tech (tecnico automotivo credenciado em todas as categorias). Supervisionei o depto de manutencao de uma grande locadora de carros nos EUA.
Quanto a luz 'Check Engine Soon', algumas correcoes:
-Esta luz nao acende so quando detecta problema funcional no sistema de injecao, mas em todos sistemas do trem motor monitorado (seja motor, transmissao, emissao, etc).
-Se a luz acender solida, nao ha porque parar o carro, vc nao tera' como descobrir o problema a menos que tenha um scanner com vc. So' se a luz continuar piscando, ai sim vc tem que parar o mais rapido possivel, o piscar indica um problema com possivel dano ao sistema motriz.
-A maior incidencia desta luz ocorre com problemas no sistema evaporativo, e muitos carros, ao abrir a tampa do tanque de gasolina com o motor funcionando, pensa que ha um problema no sistema e dispara a luz. Portanto, evite abrir tal tampa com o motor desligado.
-O problema que causou a luz pode ter sumido de uma maneira ou outra, e em muitos carros, apos um ciclo especifico, a luz se apaga por si so' se o problema nao esta' mais presente (ex: tampa do tanque).
Modestia a parte, entendo bem de todos os sistemas automotivos, muitos dos quais ainda nao estao em uso no Brasil, portanto sera um prazer colaborar com esta coluna.
Norberto Ikeda
norbertoikeda@gmail.com

adriana disse...

Meu carro corsa 96 tambem acende essa luz e em menos de 1 minuto se apaga sozinha e nao acende mais. Está acendendo todos os dias na ultima semana, e sempre no mesmo horario (manha). Pode ser outro problema que nao a injeçao eletronica?

Wellington disse...

Meu carro corsa 95 tambem acende a luz da injeção quando esta em alta rotação, ai acende a luz do painel e fica muito acelerado. Pode ser a questão de sensores, bomba de gasolina ????

Marcos Ninil disse...

Obrigado, acabou de dar esse probleminha comigo em uma viajem, a sorte é q estava perto da minha cidade, e ja na volta ^^ você tirou minhas duvidas, vou levar a um mecanico urgente!

Elis Bevilaqua disse...

Norberto, estamos com esta luz da anomalia se ligando a cada 40 km percorridos. Nao sei o que fazer o carro e novo, esta com apenas 2.800 km. Quando chegamos na consecionaria a luz apagou e o scaner nao detectou o problema. Em casa a luz voltou a acender.

Elis Bevilaqua disse...

Norberto, estamos com esta luz da anomalia se ligando a cada 40 km percorridos. Nao sei o que fazer o carro e novo, esta com apenas 2.800 km. Quando chegamos na consecionaria a luz apagou e o scaner nao detectou o problema. Em casa a luz voltou a acender.

Anônimo disse...

No meu carro ocorre que ela acende , depois fica piscando , me disseram que era problema elétrico troquei as velas e cabos e sumiu, mas depois voltou e some e o carro começa a vibrar muito. O que pode ser?

Unknown disse...

ola tenho um siena 2009 meu pai deu um tranco para frente e com o re engatado depois tirou do re e continuou o tanco em segunda o carro pegou mas ficou ocilando e sem força e apos isso a luz da ingessao ligou e nao pega mais oque fazer?

Anônimo disse...

Bom dia amigos!
Tenho um golf 2007 1.6 deu problemas no painel de instrumentos dele,encontrei um painel de instrumentos do golf 1.6 2010 sera que vai funcionar no meu carro esse painel?
Desde de já agradeço pela atenção.

Unknown disse...

tenho um golf 2006 2,0 me spassado acendeu essa luz e depois de alguns dias minha transmissao automatica quebrou, pois tinha ficado sem oleo, fui e troquei a transmissao, depois de dois dias com a transmissao nova acendeu de novo essa luz, oq pode ser ? vou verificar o oleo da transmissao, mas nao creio que possa ser isso, poderia me ajudar?? obrigado.

Unknown disse...

Bom dia Adriana VC resolveu o problema do carro? pq o meu está acesa direto não sei oque fazer

Unknown disse...

Bom dia Adriana VC resolveu o problema do carro? pq o meu está acesa direto não sei oque fazer

Alex Marques disse...

BOA TARDE, TENHO UM TICSON 2010 E GOSTARIA DE COMPARTILHAR QUE TIVE ESSE PROBLEMA COM A TAL LUZINHA LENDO OS COMENTÁRIOS RESOLVI COM O CARRO LIGADO ABRI A TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL E UMA MAGICA OCORREU A DITA APAGOU!!!
OBRIGADO!!

Alex Marques disse...

BOA TARDE, TENHO UM TUCSON 2010 E GOSTARIA DE COMPARTILHAR QUE TIVE ESSE PROBLEMA COM A TAL LUZINHA LENDO OS COMENTÁRIOS RESOLVI COM O CARRO LIGADO ABRI A TAMPA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL E UMA MAGICA OCORREU A DITA APAGOU!!!
OBRIGADO!!

Unknown disse...

a minha tucsom 2007 nao le a autonomia no painel algume sabe me dizer o que pode ser

Anônimo disse...

Meu carro estava com a luz acendendo de vez em quando.

Algumas pessoas me disseram que podia ser o combustível. Mas só abasteço em uns dois ou três postos com a aditivada da Petrobrás.

Após ler o comentário do Norberto Ikeda, passei a só abrir a tampa do tanque com o motor desligado. Nunca mais a luz acendeu.

André Luis - Salvador/BA

Unknown disse...

Quero uma ajuda urgente! O meu opel vectra b motor 2000, diesel deixou de acender a luz de check-engine e consecuentemente não arranca o motor. Que fazer?

Unknown disse...

Ola blz eu tenho um golf Sapão ano 2002 a luz do painel parou de funcionar acave e nova mesmo assim não funciona

yanmaneee disse...

yeezy shoes
yeezy boost 350
curry 5 shoes
hermes belt
adidas yeezy
christian louboutin outlet
nike air max
off white hoodie
yeezy shoes
jordans