quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

É VANTAGEM CALIBRAR OS PNEUS COM NITROGÊNIO?



Certa vez me perguntaram por que calibrar um pneu com nitrogênio se quando enchemos com ar comprimido já estamos inflando o pneu com 78% do gás? Foi um questionamento no mínimo inteligente.

O Nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera, tendo diversas aplicações na indústria devido as suas características. No segmento automotivo é bastante utilizado em substituição ao ar comprimido para calibrar os pneus, uma solução que é muito utilizada por frotistas.

Mas será que é realmente vantajoso pagar por um serviço quando temos um similar gratuito? Afirmo, sem dúvida, que sim !! ( Desde que você rode bastante com o carro.)

O Nitrogênio à temperatura ambiente encontra-se no estado gasoso, e possui uma estrutura molecular muito simples (N2), sendo estável quimicamente. É insípido, inodoro e incolor. E justamente por estas características não sofre alterações mesmo quando expostos à variações de temperatura. É um gás puro e inerte, que não reage com outras substâncias. Ou seja, se o Nitrogênio fosse uma pessoa, seria aquele cara que se dá bem com todo mundo, não mexendo com ninguém.

A principal vantagem do Nitrogênio é sua estabilidade quando submetido a variações de temperatura, o que não ocorre com o ar comprimido. Considere que quando rodamos com um carro no asfalto os pneus tendem a se aquecer pelo atrito com o piso e o calor da estrada. O Nitrogênio, por ser um gás frio, mantém a pressão interna do pneu estável, e se a pressão não varia tanto durante um trajeto o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme, aumentando a vida útil do pneu.

Mais esse resultado apenas é obtido quando o pneu é cheio completamente com o gás. Para tanto, no primeiro enchimento é preciso esvaziar completamente o pneu para em seguida encher com o Nitrogênio.

Pelo custo, torna-se mais viável para quem roda muito diariamente ou trafega por estragas. Por isso é muito usado por pequenos e grandes frotistas, com o objetivo de para aumentar a vida útil dos pneus e reduzir os custos com manutenção. Quando utilizado corretamente, os benefícios são a redução em até 20% do desgaste dos pneus além de proporcionar menor consumo de combustível por quilometro rodado.

Até o próximo Post

Alexandre

Para saber mais sobre o assunto:

10 comentários:

Anônimo disse...

Na realidade, a sua afirmação como um todo está errada.
Mesmo sendo um gás inerte, todos os gases sofrem dilatação com a temperatura, e a temperatura do pneu, faz a borracha dilatar, diminuindo a pressão interna. E mesmo assim, o Nitrogênio dilata e preenche com a pressão adequada.
A grande diferença, está na umidade interna. Quando o pneu é calibrado completamente com nitrogênio, aumidade interna do pneu é muito menor que a do ar comprimido.
Como sabemos, a água, também expande conforme a temperatura aumenta, e acaba vaporizando - e antes que venham dizer que a temperatura de ebulição da água é 100ºC, existe gás água, a menos temperaturas. Até a baixíssimas temperaturas, a água fica na forma de gás, também.
Então, na realidade, a expansão do Nitrogênio é mais igual no pneu todo do que a expansão do ar comprimido, misturado à água.

Anônimo disse...

Cheguem então à uma conclusão e aprendam que é nescessário ser entendido naquilo que se propõe a explicar, sejamos práticos.

Divino M. Mainetti disse...

Eu discordo com nosso amigo anônimo pelo seguinte.
A composição do ar atmosférico é mais ou menos 78% de nitrogênio (N2), 20% de oxigênio (O2) e 2% dos outros gases, incluindo vapor de água. Se ele é então quase que só nitrogênio, que diferença faz usar ar comprimido ou nitrogênio nos pneus?
A diferença é que o ar atmosférico, por conter vapor d'água, sofre maior variação de pressão e volume quando alteramos sua temperatura do que o nitrogênio puro. Se você for atento, dirá que a lei dos gases perfeitos não distingue um gás do outro. É verdade, mas os gases não são "perfeitos", portanto há variação de comportamento de um gás para outro e para misturas gasosas como o ar atmosférico.
Na prática, testes realizados com pneus calibrados com nitrogênio tiveram sua vida útil prolongada entre 15% a 20% em comparação aos pneus calibrados com ar comprimido.

Anônimo disse...

O anônimo ai nem deve receber credibilidade! Parabéns pelo post foi muito útil para tirar minhas dúvidas valeu!

Anônimo disse...

Idiotas. Volta pra escola

Anônimo disse...

Simples. Façam o teste! Eu calibrava os pneus toda semana igual um idiota e eles sempre estavam abaixo da pressão q meus pneus precisavam. Logicamente gastando pneu e combustível a mais por isso. Agora atenção para essa detalhe: o ar comprimido do posto não é tratado ele sai direto do compressor para seu pneu com todas as impurezas (óleo) e umidade. Ao rodar o pneu aquece e as moléculas de água evaporam e procuram sair do pneu. O nitrogênio é um gás limpo e isento de umidade... Agora eu calibrou pneu depois de 60 ou 70 dias depois por um valor q compensa. Até a suspensão do carro ganha com isso! Um abraço a todos

tyo disse...

quanto custa pra calibrar com nitrogênio?

Anônimo disse...

Tu vai achar locais gratuitos e locais que cobram. Quando cobram a média é de R$ 3,50 para pneus com ar atmosférico, pois tem que esvaziar por completo, e de R$ 1,50 para pneus já com nitrogênio. Isto aqui em Florianópolis/SC.

Ressuscitando o post. ;)

yanmaneee disse...

nmd
off white jordan 1
christian louboutin shoes
jordan shoes
longchamp outlet
golden goose
nike air max
curry shoes
hermes
yeezy shoes

seffees disse...

replica bags in uk replica bags in pakistan best replica ysl bags