sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

TREPIDAÇÃO NO PEDAL DE FREIO NO CARRO COM ABS É NORMAL.


Ao realizar uma frenagem de emergência o motorista pressiona o pedal de freio de forma brusca. A tendência é que a pressão exercida sobre as pinças de freio provoque o travamento das rodas. Ocorrendo isso, o espaço de frenagem é drasticamente ampliado, além da dirigibilidade ficar comprometida nessa situação.

O ABS ( Anti Lock Brake System ) é um Sistema que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar em condições de frenagens bruscas impedindo o travamento das rodas, aumentando assim, consideravelmente a segurança.

O sistema é composto por sensores instalados nas rodas que medem a desaceleração de cada roda individualmente comparando o resultado com as demais. Caso uma delas desacelere mais rápido que as outras, é indício de travamento. Nesse caso, a unidade eletrohidráulica do ABS ativa uma válvula, liberando a pressão sobre a pinça de freio, fazendo com que a roda acelere novamente. Em seguida, a pressão é novamente exercida sobre a pinça. Esse processo é repetido dezenas de vezes por segundo.

O vai-e-vem de fluido de freio pelas tubulações gera uma pequena vibração no pedal, o que pode ser caracterizado como normal. A trepidação do pedal é um indício que o ABS está funcionando, e que portanto não deve ser tratado como defeito.

Mas, alguns motoristas, talvez por não conhecerem o sistema, retiram o pé do pedal de freio, o que é incorreto, pois ao aliviar a pressão sobre o pedal durante uma frenagem estamos comprometend a eficiência dos freios.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • A trepidação do pedal numa frenagem de emergência é normal.
  • O Sisteam ABS evita o travamento das rodas e mfrenagesn de emergência.
  • Em um carro com ABS utiliza fluido de freio DOT 5

2 comentários:

Reinaldo disse...

como uma vibração pode ser normal?

Onde estão os engenheiros?

Posso dizer que é desgradavél o ruído, vibração ou barulho.

telas mosquiteiras disse...

Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras SP importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.
\
telas mosquiteiras para idústrias de alimentos , telas mosquiteiras SP, telas mosquiteiras empresas químicas, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras SP