Um dos maiores inimigos da saúde de qualquer motor movido a Gasolina é resultado da queima incompleta do combustível. A Carbonização, como é conhecido o problema, é a formação de resíduos de carbono derivados da combustão ineficiente.
Vou utilizar um exemplo de nosso cotidiano para ilustrar o caso. Imaginem uma dona de casa. Ela consegue saber o momento da troca do botijão de gás apenas pela cor da chama do fogão, que passa do tom azul para assumir uma coloração alaranjada. Ela observa ainda, que o fundo da panela fica escuro pela formação de uma fina camada de pó preto. Essa mancha escura nada mais é que resíduo de carbono que compõe o gás que não foi totalmente queimado, acumulando no fundo da panela. E é exatamente isso que ocorre no motor.
Quando a combustão da gasolina não é completa, parte do carbono não queimado se acumula nas válvulas, pistões e câmaras do motor. Daí o nome carbonização.
Fatores como a qualidade do combustível ou deficiências do sistema de ignição, como velas de ignição gastas, influenciam na carbonização do motor. Mas, o principal responsável é, sem dúvida, a maneira de dirigir. É que a troca de marchas no momento errado prejudica a queima do combustível, gerando resíduos que se acumulam no interior do motor.
O principal sintoma da carbonização do motor é a perda gradativa de potência do motor, e conseqüente aumento do consumo e emissão de poluentes.
Mas porque a gasolina carboniza mais o motor que o Álcool? Bem isso veremos em um próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
Quando a combustão da gasolina não é completa, parte do carbono não queimado se acumula nas válvulas, pistões e câmaras do motor. Daí o nome carbonização.
Fatores como a qualidade do combustível ou deficiências do sistema de ignição, como velas de ignição gastas, influenciam na carbonização do motor. Mas, o principal responsável é, sem dúvida, a maneira de dirigir. É que a troca de marchas no momento errado prejudica a queima do combustível, gerando resíduos que se acumulam no interior do motor.
O principal sintoma da carbonização do motor é a perda gradativa de potência do motor, e conseqüente aumento do consumo e emissão de poluentes.
Mas porque a gasolina carboniza mais o motor que o Álcool? Bem isso veremos em um próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
- Velas de ignição gastas carbonizam o motor.
- Trocar as marchas no tempo certo reduza tendência de carbonização do motor.
- Cuidado ao realizar a descarbonização do motor com produtos pressurizados.
6 comentários:
Bem, se tratando de carbonização a coisa é mais complexa.Até certo ponto o amigo tem razão em relação a deficiência na queima do combustível, mas também a carbonização se forma fora da área de combustão,como: parte superior dos balancins, cabeçote, galerias de lubrificação em fim...
E isso se dá também a má qualidade do óleo lubrificante ou ao periodo muito longo no intervalo de troca de óleo, ocazionando a perda dos aditivos que estão adicionádos ao óleo lubrifiante,como: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc.
e alguns deles servem justamente para evitar essas indesejaveis formaçãoes de crostas no motor.
Primeiramente obrigado pelo comentário.
No Post me referi apenas a carbonização que ocorre no interior do motor pela queima ireregular do combustível. Deixei para falar sobre a carbonização do óleo em um próximo Post.
Abraços
alexandre
www.autoservico.blogspot.com
blogautoservico@gmail.com
gostei muito das explicações dadas o processo de carbonização no motor me esclareceu muita coisa,valeu vou ficar acesssando sempre o blog
abraço
instala o ecopower ai nao tem mais perda de combustivel nem carbonizacao eu revendo contato 62992876269
instala o ecopower ai nao tem mais perda de combustivel nem carbonizacao eu revendo contato 62992876269
company website high quality designer replica Read Full Article replica bags buy online Look At This designer replica luggage
Postar um comentário