sábado, 2 de abril de 2016

TUDO QUE VOCE PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR UM CARRO A DIESEL.



 
O crescimento da participação dos motores Diesel no mercado nacional, impulsionado por dois dos mais recentes lançamentos como o  Jeep Renegade e a FIAT Toro, tem trazido novamente a tona o assunto. Esse motores são conhecidos pela robustez, economia e são muito associados a carros de trabalho. Mas, antes de optar por um veículo movido a “óleo”, como dizem os mais antigos, recomendo que você leia atentamente esse Post.

NO BRASIL, CARROS A DIESEL SÃO MAIS CAROS.
Verdade. Primeiramente pelo fato do motor Diesel em si, que utiliza materiais mais robustos e pesados e sistema de injeção de combustível mais complexo e caro. Estimasse que só isso já some 10% ao valor final do carro. Outro fator importante, é que junto com o motor Diesel, por Lei, é obrigado a utilizar sistema de tração 4x4, com caixa de transferência ou similar, o que só onera anda mais a conta. Observe ainda que as motorizações a Diesel, pelo seu maior custo, estão limitadas as versões mais caras dos modelos, com um nível de acabamento diferenciado e um monte de itens de série. Some tudo isso e você terá carros até 50% mais caros que as versões básicas Flex.

UM MOTOR A DIESEL É MUITO MAIS DURÁVEL QUE UM SIMILAR A GASOLINA.
Verdade. Por ser mais robusto, um motor a Diesel pode facilmente, se bem tratado, rodando 800 mil quilômetros. Isso mesmo, 800 mil quilômetros!! Só para efeito de comparação, um carro Flex, equipado com um motor moderno, tem sua vida útil estimada pelo fabricante em 250 mil quilômetros. O que não é pouco. Mas quando comparamos com seu concorrente a “óleo”, a diferença é enorme. O que quero dizer é que quando o motor Flex já estiver nas últimas, o motor Diesel ainda tem muito pra dar.

O MOTOR DIESEL POLUI MAIS QUE O MOTOR A GASOLINA
Mito. Na verdade, o motor a Diesel emite muito menos carbono que um motor a gasolina. São quase 40% menos de Monóxido de carbono ( CO ), e Dióxido de Carbono ( CO2 ). Isso se deve a queima mais eficiente do motor Diesel, ( por compressão ), resultando em poucos resíduos tóxicos. A fumaça preta emitida por alguns motores desregulados é chamada de particulado sólido, uma espécie de fuligem, o que, por incrível que pareça, ainda é menos tóxico que Monóxido de Carbono. O que o motor a “óleo” emite a mais é o chamado Óxido de Nitrogênio ou NOx, ( por favor, não confundir com o “Óxido Nitroso” de Velozes e Furiosos, ok?). Isso se deve as elevadas temperaturas de queima do combustível, mas hoje existem sistemas eficientes que reduzem bastante sua emissão. Em resumo, em boas condições de uso o Diesel é mais limpo que qualquer motor similar a Gasolina.

COM UM CARRO DIESEL POSSO PASSAR POR RUAS ALAGADAS?
Em parte. Como o motor Diesel não utiliza sistema de ignição elétrico, com bobinas, cabos e velas fica menos suscetível a trajetos alagados. Mas cuidado, pois assim como em qualquer motor deve-se respeitar o limite de admissão de ar sob o risco de aspirar agua, danificando severamente os componentes internos. O que acontece na verdade, é que como os motores a Diesel no Brasil equipam modelos como Jipes e Pick-ups que possuem suspensão mais elevada você fica uma pouco mais protegido porque a tomada de ar está bem acima do nível da agua se compararmos a um carro de passeio. Porém, isso não quer dizer que você pode sair por ai atravessando ruas alagadas como se estivesse em um Safari.

O CARRO A DIESEL É MAIS ECONÔMICO QUE UM A GASOLINA.
Verdade. Isso se deve justamente pelo fato do motor trabalhar com mistura excessivamente pobre, ou seja, muito ar e pouco combustível. Dependendo da condição de uso pode ser até 30% mais econômico, o que torna o Diesel uma opção bastante utilizada em veículos comerciais e de carga. Se fosse liberado para carros de passeio no Brasil, como ocorre na Europa, teríamos carros capazes de percorrer até 35 quilômetros com apenas um litro de combustível!!!

POSSO USAR QUALQUER TIPO DE DIESEL?
Não!! Definitivamente, não!! Cada motor Diesel possui um combustível adequado. Nos motores modernos, por exemplo, apenas é recomendado utilizar o Diesel S10 com baixo percentual de Enxofre. Caso contrário corre-se o risco de danificar os injetores, bomba de combustível e filtros. E isso é sério!!! Leia o tópico abaixo que você vai entender melhor.

A MANUTENÇÃO DE UM CARRO A DIESEL É MAIS CARA?
Verdade. Por utilizar componentes mais robustos, as peças de um motor Diesel são bem mais caras. Além disso, o sistema de injeção eletrônica nesse caso é mais sofisticado e complexo, trabalhando com pressões de trabalho mais elevadas. Isso exige equipamentos específicos e mão de obra especializada. Só para efeito de comparação, a pressão do combustível necessária para funcionar um motor moderno a Diesel é 400 vezes maior que em um carro a gasolina. Isso exige injetores especiais, cujo valor chega a ser quase vezes maior que o de um carro Flex. Mas é importante entender, que boa parte dos problemas ocorrem devido ao uso de combustível de má qualidade ou com enxofre em excesso. Por isso, na sua Pick-up a Diesel só use S10 ou corra o risco de danificar uma bomba de alta pressão ou um injetor.

ENTÃO É MAIS VANTAGEM TER UM CARRO DIESEL?
Depende. Isso mesmo, depende do tipo de uso. Urbano ou estrada? Leva carga ou precisa rebocar alguma coisa? Usa para o trabalho ou lazer? Se você for usar na cidade, a economia de combustível é um ponto favorável. Outro fator importante é que o maior torque do motor torna o carro bastante disposto em circuitos urbanos. Mas pagar 50% a mais por isso vale a pena? Pense bem, essa diferença de dinheiro daria pra comprar bastante combustível para abastecer o mesmo modelo com motor Flex, não é verdade? Além dos menosres custos de manutenção. Mas, se dinheiro não for o problema, vá de Diesel. É uma ótima opção.


Nenhum comentário: